Entrevista João Henrique Marchewsky - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
João Henrique Marchewsky1.jpg

JOÃO HENRIQUE MARCHEWSKY: Filho de João Marchewsky Junior e Ana Marcola Marchewsky; natural de Brusque, nascido aos 03.05.55; cônjuge: Claurinda Valéria Marchewsky. Formado em Ciências Econômicas e Pós Graduado em Economia. Presidente do Conselho de Administração. Diretor Presidente. Torce para o tricolor brusquense e para Vasco da Gama

Vida profissional

Onde trabalhou? Que funções e quando ingressou na empresa e em que função?

João Henrique Marchewsky2.jpg

Iniciei na Buettner em 02.03.72: como auxiliar de custos, comprador, assistente financeiro, assessor da Diretoria, controller, conselheiro administrativo, Diretor financeiro 1996/98 e, a partir de setembro/98, Diretor Presidente. Professor na Furb, desde 1980, nas disciplinas de Introdução à Economia, Política Econômica, Análise micro-econômica e Econometria. Atualmente estou licenciado. Professor na ESAG, Florianópolis no período de 1994/97, nas disciplinas de Decisão de Investimentos, Análise orçamentária e financeira.

A Buettner ontem e hoje?

Sempre foi uma empresa muito bem conceituada a nível nacional, cresceu bastante nas décadas de 70 e 80, na década de 90 passou pelos problemas que muitas empresas brasileiras também tiveram que passar em função de desorganização da economia brasileira, e dos diversos planos econômicos que desestabilizaram nossa economia nesse período, onde acumulou grande volume de problemas financeiros, sendo vendida em 1998. Retornou seu crescimento nos últimos três anos, com um elevado volume de investimentos em novos equipamentos e tecnologias. As exportações contribuem significativamente para seu volume de negócios , respondendo por 45% de seu faturamento, por isso mantém uma presença firme no exterior contando com um escritório e show room permanente em Nova York e, participando em feiras internacionais na Europa. Mantém forte presença no mercado interno com quatro escritórios regionais e 65 representantes em todo o Brasil. Atualmente a Buettner conta com 1552 funcionários, e muitos serviços terceirizados em outras empresas.

Qual a contribuição da Buettner no esporte?

A empresa muito se preocupou com o esporte para seus funcionários, inclusive mantém uma Associação Atlética e incentiva a participação nos jogos do Sesi. Participa ativamente de todas as competições do Sesi, a nível local, regional, estadual e nacional, e nosso time de vôlei feminino já participou de duas competições internacionais na Itália e no México. Nos últimos quatro anos estamos patrocinando o vôlei feminino do Bandeirante em todas as categorias, e que inclusive representa Brusque nos Jogos Abertos de Santa Catarina.

Sua vida esportiva – esteve ou está ligado de alguma forma com a prática esportiva?

Sempre participo junto com todos os nossos funcionários, de nossos campeonatos internos na Associação , e das competições do Sesi. Durante muitos anos participei dos campeonatos da Liga Desportiva Brusquense, atuando pelo Sete de Setembro de Zantão, Santa Luzia, Juventude, da localidade de Águas Claras e do Poço Fundo.

O coração sendo tricolor, tem um lugarzinho para o “mais querido”?

Quando o “mais querido” representa Brusque, em qualquer competição, torço por ele.

Tem lido a Coluna Dez?

Leio sempre.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, aos 25 de maio de 2002.