Entrevista João Francisco de Souza - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
João Francisco de Souza.

O concurso público a forma mais legítima de uma pessoa ingressar no serviço público?

Acredito que o concurso público é a forma seletiva que legitima através de provas e de títulos o ingresso nos serviços públicos, obedecendo a ordem de classificação e o ingressante tem que mostrar durante o período de estágio probatório a competência do seu desempenho, na sua repartição em que está lotado.

Exige-se dedicação diuturna por parte dos ocupantes de todos os cargos, seja Delegado, Perito, Papiloscopista, Escrivão ou Agente?

A perpetração do crime não tem dia e nem hora. Exige do Delegado de Policia e de seus agentes dedicação plena nas suas missões de entregar a justiça por intermédio do instrumento policial o agente ativo, que provocou a desarmonia social ao provocar um ato de violência contra a vida ou contra patrimônio de terceiros.

O que distingue o Delegado dos demais servidores ?

Como em qualquer segmento social onde haja comandantes e comandados, a distinção entre Delegado de Polícia e os demais servidores é a escala de hierarquia exercida com respeito e disciplina .

O Delegado de Polícia tem que exercer suas atividades, no combate à criminalidade, de forma tal que venha a corresponder plenamente aos anseios e a confiança que a sociedade nele deposita?

Não há dúvidas de que o Delegado de Polícia tem por obrigação desempenhar com honestidade e competência a sua árdua missão. Gerar a confiança aguardada pela sociedade em seu trabalho e demonstrar a preocupação na busca de bons resultados na solução dos aumentos da criminalidade, que aflige e angustia a vida de todos.

Qual foi o seu melhor momento na carreira?

Vários foram os bons momentos na minha carreira. É um tanto difícil declinar um. Tenho ciência que foram todos aqueles de casos delituosos que desafiaram a equipe policial no sucesso da elucidação da autoria do evento criminoso.

Conte algo que você queria fazer e não deu certo?

Tinha a pretensão de adentrar na lide política, lançando, após a aposentaria, o meu nome ao ser julgado pelos eleitores brusquenses a uma vaga na Câmara Municipal. Não deu certo em vista do divórcio, o que me levou a retornar a cidade de São José-SC.

Algo cômico que aconteceu na sua vida.?

Entre algumas coisas cômicas, acontecidas durante a minha vida policial, narro uma registrada durante uma diligência em que estávamos rondando na averiguação de carros com elementos suspeitos. Ao transitar pela Avenida Otto Renaux e como estávamos em carros particulares equipados com rádios PX e ao observarmos um automóvel com placas de Curitiba-PR com cinco elementos suspeitos, na altura do trevo do morro do Stefen, o cercamos e saltamos todos armados, gritando é a polícia. Ao saírem daquele veículo com as mãos na cabeça, o motorista aliviado expressou: GRAÇAS A DEUS, PENSEI QUE ERA UM ASSALTO. Ao identificá-los, cientificamo-nos de que se tratavam de operários de Nova Trento que se destinavam a Curitiba.

Algo que você apostou e não deu certo?

Não digo que apostei, mas houve uma vez que almejei presidir a direção da Delegacia Regional de Brusque. Entretanto, não busquei os recursos das minhas pretensões na esfera política e, continuei exercendo a minha atividade sem quaisquer ranços de amarguras.

O que faria se estivesse no inicio da carreira e não teve coragem de fazer?

Não tenho nenhuma lembrança de que no início da minha carreira deixei de fazer alguma coisa por falta de coragem. Tinha sim, receio, de maneira involuntária, promover um ato que prejudicasse a minha carreira.

O que você aplica dos grandes educadores, das aprendizagens que teve, no seu dia a dia?

Tenho aplicado na minha vida a revolução do meu íntimo, transformando paulatinamente, a mudança de hábitos e costumes que depõe contra os princípios morais, depurando a essência divina (espírito), na aquisição de um pouco mais de paz e de equilíbrio emocional.

Quais as maiores decepções e alegrias que teve?

Todos temos nossos momentos de alegrias e decepções, são roteiros de nossas vidas, cada qual escreve sua própria estória e, esses dois ingredientes são componentes constantes. Para que a decepção não nos atormente, precisamos entender que o outro está num determinado estágio de compreensão e, cabe-nos não entrar na sua frequência vibratória, nos protegendo dos abalos dos ressentimentos e amarguras.

O que você mudaria se pudesse na profissão que exerceu?

Não mudaria nada. Não tenho como voltar no tempo e, se tivesse, não vejo nada que me arrependa das minhas ações. Agi com a minha consciência tranquila e o fruto do meu trabalho gerou grandes amizades, contribuindo com esse prêmio que o tempo não apagará do meu coração.

O que é uma sexta-feira perfeita?

A perfeição do dia não está numa sexta-feira e sim, na maneira como estamos emocionalmente e espiritualmente no presente, estabelecendo com confiança um melhor futuro.

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 24 de agosto de 2010.