Entrevista João Francisco de Moura - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

O entrevistado da semana é João Francisco de Moura, popular Moura, nascido em Uruguaiana-RS, aos 19.01.55; dois filhos: Alfeu Francisco de Moura e Rafael Vieira de Moura; torce para o Grêmio Portalegrense; Hoje é Consultor Financeiro Cicrisa - Galeria São José -sala 04

Moura.

Quais são suas primeiras memórias de infância?

Moura.

A copa de 70 no México

Sonho de criança?

Ser jogador profissional

Como foi sua juventude? O que você mais gostava de fazer para se divertir?

Jogar futebol com meus amigos

Quais eventos mundiais tiveram o maior impacto em sua vida durante a sua infância e juventude?

As copas do mundo vencidas´pelo Brasil

Pessoas que influenciaram ?

Padre Dionísio

Como era a escola quando você era criança? Quais eram suas melhores e piores matérias? De que atividades escolares e esportes você participava?

Ótima. Quanto às disciplinas: Matemática e Português as melhores,e as piores francês e inglês. As atividades preferidas: futebol e educação física.

Formação escolar?

1º grau completo

Primeira professora?

Maria Tereza no Colégio UNIAO em Uruguaiana

Uma grande professora? Por quê?

Maria Tereza, primeiro porque era professora por vocação e em segundo lugar, ela tinha muita paciência comigo e gostava muito de mim.

Equipes em que atuou?

Avaí Inter de lages, Rio do Sul, Carlos Renaux, Paysandu, Pinheiros, Rio Branco de Paranaguá, Marília, São Paulo, América de Natal, Itabaiana, Grêmio Porto Alegrense

Posição em que atuou?

Ala Direita

Títulos conquistados?

Tri-Campeão pelo juniores do Grêmio 72/73/74, Campeão Sergipano Pelo Itabaiana e Campeão Potiguar pelo América de Natal. Campeão pelo Paysandu (segunda divisão Catarinense)

Grandes atletas com quem atuou?

Angioleti no Itabaiana, Brandão e Rodinaldo no Carlos Renaux, no Avaí Zenon, Balduíno e Veneza, Iura no Grêmio. Joel Santana e Valdir Appel no América de Natal. O Valdir, popular Chiquinho além de um grande goleiro é amigo, até hoje quando nos encontramos recordamos o passado.

Grande dirigente?

Ciro Marcial Roza

Grande treinador?

Lauro Búrigo

Grande árbitro?

Dalmo Bozano

Um gol memorável ?

Gol da vitoria clássico sergipano aos 45 minutos de segundo tempo

Vitória inesquecível?

A mesma vitoria no clássico sergipano


Uma derrota que ficou atravessada?

América x botafogo pelo campeonato brasileiro de 1978 no maracanã 1x0 para o botafogo gol impedido do atacante Nilson Dias o VALDIR Appel era o nosso Goleiro.

Algo que você apostou e não deu certo?

Ser treinador de futebol

O que faria se estivesse no inicio da carreira e não teve coragem de fazer?

Na época no Avaí durante excursão no México recebi proposta para jogar no América do México e não aceitei porque meu companheiro de clube não quis ficar também.

O que você aplica dos grandes educadores, das aprendizagens que teve, no seu dia a dia?

Humildade, seriedade, ser solidário e respeitar o próximo.

Quais as maiores tristezas e alegrias que teve?

Tristeza foi o falecimento do meu pai, Alfeu Francisco de Moura, e a maior alegria o nascimento dos meus dois filhos com bastante saúde graças à Deus.

Como foi sua vida profissional até hoje?

A minha vida foi sempre dedicada ao futebol. Iniciei minha carreira no júnior do Grêmio, ressaltando-se que quando fui fazer teste tinham 40 meninos e só foram aprovados 2, para você ver como é difícil ficar em time grande - a concorrência é grande; Fomos campeões do Estado por três temporadas na categoria júnior. O Falcão era jogador do inter 76,77,78 só para lembrar participei de vários jogos na equipe profissional do Grêmio. Os gremistas irão lembrar que o Grêmio tinha o Flecha, atleta que veio do Santos no auge da sua carreira; registre-se gente muito boa, e mais Torino, Jorge Tabajara, Beto Fuscão, Humberto Ramos, Ivo Hortiman, um time recheado de craques parecia um sonho jogar ao lado daquelas feras, não esquecendo do Bira Lopes que jogou no Avaí - um craque que também e de Uruguaiana - atuou também no Grêmio naquela época e vários outros com os quais convivi e, inclusive me orientavam: “moleque não se esconde do jogo mostra que tem personalidade para jogar no Grêmio”. Minha vida se resume no futebol, e complementando: minha paixão ate hoje.

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 24 de maio de 2011.