Entrevista João Backmann - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Padre João Backmann.

Filho de Dionísio e Terezinha Backmann, natural de Guaramirim, nascido aos 24.3.67. São em 9 irmãos: Vilmar, José, Antônio, Mathia, Marcos, Dorli, Roseli, Márcia e João. Sacerdócio aos 11.10.1992.

Como foi o início e formação religiosa?

Sendo filho de pais agricultores te aos 15 anos trabalhei na agricultura, juntamente com eles e com meus irmãos. Aos 15 anos ingressei no Seminário em Joinville, obtendo formação de Diácono – sendo que como Diácono atuei no interior de Guaramirim. Estudei filosofia em Brusque, e os 4 últimos anos de Teologia, na Capital do Estado –Florianópolis. Em Brusque de 87 a 89, estudei no Seminário Filosófico Santa Terezinha. Formei-me como Sacerdote , em 11.10.92, tendo atuado, inicialmente, no Centro de Guaramirim.

Como surgiu o carismático na sua vida?

Na minha formação de Seminarista participava de grupo de orações-Renovação – sendo que naquela oportunidade já era convidado para proferir palestras, quando, então, fui ingressando nesta espiritualidade de carismático.

Como seria a natureza dessa espiritualidade ?

A redescoberta da pessoa viva de Jesus, Como o Senhor e Salvador, conduzindo a uma nova relação pessoal em Cristo. O reencontro filial com Deus Pai com muita confiança, muita espontaneidade, muita alegria. Um sentido novo e um gosto renovado pela oração pessoal e comunitária. Um novo apreço pela Sagrada Escritura como Palavra viva de Deus, que converte e transforma. Um amor terno e filial a Maria, e uma maior compreensão do seu lugar no plano da salvação. Uma profunda conversão interior e a correspondente transformação de vida. Uma maior liberdade espiritual e um sentido mais vivo da comunhão fraterna, daí, um desejo sincero de vivência comunitária, com vistas ao crescimento na fé e na audácia da evangelização. Um sentido novo e um gosto renovado pela oração pessoal e comunitária.

Fale-nos de suas atividades junto à comunidade?

Desenvolvo junto à comunidade: Projeto do Albergue e cozinha comunitária a Bom Pastor para adultos, quando com o auxílio de benfeitores e colaboradores e, mediante voluntários escalados estamos conseguindo – alimentar, diariamente, mais de três centenas de almoços. Também, possibilitando o banho e as higienes desses excluídos. Projeto da cozinha comunitária Pequeno Rebanho, onde fornecemos almoços para 52 crianças de 0 a 12 anos, diariamente.

Além da alimentação,oferecem outros serviços à comunidade?

Dispomos de uma máquina manual para fazer fraldas para os idosos que não dispõe de condições financeiras para adquirir, ou seja, confeccionarmos fraldas geriátricas para idosos, carentes e acamados. É operada por voluntários, que se revezam em 4 dias por semana e fabricam em torno de 50 fradas por dia.

Quanto a obtenção de recursos?

Programamos algumas atividades visando obter recursos, tais como: jantar beneficente, no sentido de obtermos recursos para aquisição de uma máquina elétrica para a Pastoral da terceira idade no Santuário em Itoupava Norte, onde contamos com mais de 100 idosos cadastrados. A renda para comprar matéria prima das fraldas sai da venda de sorvetes caseiros pelos freqüentadores do Santuário.

Santuário de Nossa Senhora Aparecida (Itoupava Norte).

Fato marcante?

Um fato que marcou muito em minha vida foi quando da minha ordenação como sacerdote. Apareceu um mendigo e – após cumprimentar-me e abraçar-me – disse:”Eu também, Padre, sou filho de Deus”, aquele gesto de humildade me emocionou muito. E mais, na despedida disse: “Sejas um padre feliz e que Deus te abençoe”. Como não acredito em coincidências, mas sim na providência divina, aquilo sensibilizou o meu coração em um dia fazer uma casa que pudesse abrigar os mendigos. O fato de aparecer um mendigo na minha ordenação não foi por acaso. Foi porque Deus me chamava para a obra social.

Por que o Senhor se apresenta nas missas do carismático, os Padres do local não aparecem? Eles não deveriam aproveitar do dinamismo dessas apresentações – litúrgicas – para tentar levar os fiéis de volta à Igreja?

É que falta uma renovação na formação dos padres.

Como foi a participação na solenidade de Abertua dos Quadragéssimos quartos (44) Jogos abertos – versão 2003 – na S.E.Bandeirante em 24.10.2003?

Muito positiva. Fui convidado pelo Rubens Fachini e fiquei muito contente com o convite. Proporcionei um ensinamento diferenciado quanto ao ‘fogo simbólico’. Inclusive, fui parabenizado por proporcionar uma visão bíblica e teológica do elemento ‘fogo’.

Um sonho?

O maior sonho que alimento é construir - em Blumenau – uma casa para a recuperação de dependentes químicos e alcoólatras – já tenho até o nome: Projeto Beija-Flor. A inspiração foi na historinha de que pequeno pássaro com seu bico pequenino jogava gota de água no incêndio na florestas, ou seja, cada um deve fazer a sua parte – eu quero fazer a minha através dessas obras sociais.

O Senhor está para ser transferido para Joinville?

Não é verdade, apesar de o Bispo de Joinville, por diversas vezes ter requisitado minha transferência, o Bispo de Blumenau, também, pretende que permaneço naquela comunidade no sentido de dar continuidade aos trabalhos engajados – em andamento – e, em virtude dos feitos já realizados.

Referências

  • Jornal A VOZ DE BRUSQUE. Edição de 05.12.03.