Entrevista João Antônio Schaefer - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Dr. Nica e sua 1º neta Ticiane.

João Antônio Schaefer, filho de João e Matilde Olinger Schaefer, natural de Brusque, nascido aos 23.04.1918. São em três irmãos: Orlando José (farmacêutico), Tarcísio (engenheiro) e Dr. Nica (médico); cônjuge a saudosa Marieta Miqueis Schaefer (casados aos 04.06.47); 5 filhos: Delfino João (Ginecologista e Obstetricista), Maria Cristina (Belas Artes), Orlando (Engenheiro), Maurício (Engenheiro) e Mariane (Letras); 15 netos e nenhum bisneto. Torce para o C.A. Carlos Renaux e C.R. Flamengo.

Como foi a formação acadêmica?

Iniciei os estudos básicos no Colégio Santo Antônio e, o último ano no Feliciano Pires, o Ginasial cursei no Catarinense (Florianópolis), o Segundo Grau e Medicina fiz em Curitiba.

O que levou para o caminho da Medicina?

O desejo de ser útil para a comunidade e para Brusque. Lembro com carinho as palavras colocadas no quadro de formatura: “Divino é trabalhar para aliviar a dor”.

O médico de ontem e de hoje?

Mudou muita coisa. Primeiro no modo como a profissão é exercida. Antigamente, tínhamos o médico de família. As consultas eram feitas em casa do paciente. As pessoas adquiriam confiança nem médico que tratava de quase todas as doenças e fazia um acompanhamento dos pacientes. Hoje, quase não se encontram mais clínicos gerais, só especialistas. Destaque-se, hoje, também, a proteção obtida com a aplicação das vacinas.

E as especialidades médicas?

Na minha época, todos éramos clínicos gerais, ressalte-se que já havia as especialidades, mas antes de se especializar, o formando tinha que passar pela clínica geral, para depois fazer especialidade.

E os avanços tecnológicos e as implicações na Medicina?

Uma grande mudança. A tecnologia evoluiu muito na área da saúde. Hoje dispõe-se de ultrassonografia, ressonância magnética, ecocardiograma, a tomografia computadorizada, a vídeo-cirurgia e daí por diante... é uma evolução constante e muito acelerada.

Alguns descendentes seguiram seus passos ?

Sim, o filho Delfino João e a neta Taísa, A neta Letícia também, pretende seguir os passos na Medicina.

Se não fosse médico?

Seria Professor.

O cigarro é um veneno?

Sim.

Alguma premiação como reconhecimento pelas atividades profissionais?

Tornei-me Oficial em 1940, como Primeiro-Tenente, obtive a medalha Cavaleiro conferida pelo Presidente da República e como Segundo Tenente, a medalha de Pacificador Duque de Caxias.

Participações na comunidade?

Entre outras: Fui Diretor da Maternidade C.C Renaux; presidi o Rotary Club, em duas oportunidades; presidi também a S.E. Bandeirante. Dirigi o Tiro de Guerra, durante 46 anos, atuei no Grupo Escoteiros no tempo de Henrique Bosco (Secretário do Prefeito , idos de 1926), fui um dos membros fundadores da Ação Paroquial São Luiz Gonzaga, integrei a diretoria da Igreja São Luiz Gonzaga, fui um dos fundadores da APAE, por 43 anos fui médico do Hospital Azambuja, também médico chefe do ex SAMDU.

Já saiu como candidato?

Sim, fui candidato à vereador e fui eleito.

Algumas considerações?

Pela dedicação e trabalho e engrandecimento de Brusque quero aproveitar a oportunidade para homenagear os saudosos: Irmã Ludgéria, Izaura Gouveia Gevaerd, Georgina da Luz, Cemirames Bosco (Henrique) e Irmã Ôda.

A atual administração municipal?

Reputo muito boa, traz progresso.

O Brasil ontem e hoje, tem acerto?

Sim, se houver espírito de coletividade e amor à Patria.

Uma palhinha da descendência

Delfino João casou com Sandra Fantini, têm 5 filhos: Ticiane (letras), Taísa (forma-se médica este ano), João Carlos (estudante), João Delfino (estudante), Susana (estudante turismo); Orlando casou com Sílvia Appel, 4 filhos: João Antônio Neto (engenheiro), Carlolina (farmacêutica), Patrícia (nutricionista), Marcela (estudante) ; Maurício casou com Beatriz Szpoganicz, 3 filhos: Aline (estudante de arquitetura), Letícia e Maurício; Mariane casou com Luiz H. Minatti, dois filhos: João Guilherme e Pedro Antônio, ambos estudantes e Maria Cristina com Waldir Eduardo Martins, uma filha: Flávia Tereza (estudante).

Referências

Notas de rodapé:

  • 1 – João e Matilde Olinger Schaefer- in memoriam;
  • 2 – Orlando José e Tarcisio – in memoriam –Tarcísio foi Diretor do DER e Secretário de Transportes no governo Celso Ramos;
  • 3 – Marieta faleceu em 25.07.95;
  • 4 – Irma Ludgéria é cidadã honorária de Brusque pela Lei 20/60;
  • 5 – A prof. Izaura G. Gevaerd recebeu o nome da Escola pelo Dec. 80/67;
  • 6 - Também Georgina C.R. Luz recebeu o nome da escola;
  • 7 – filha de Ivo Szpoganicz, de saudosa memória;
  • 8 – Concórdia sediou os JASC em 70, 84 e 97
  • Jornal A VOZ DE BRUSQUE. Edição de 05 a 12 de novembro de 2004.