Entrevista Jaqueline Marcos dos Santos - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Jaqueline Marcos dos Santos1.jpg

JAQUELINE MARCOS DOS SANTOS: Filha de Valdecir José dos Santos e Terezinha Marcos dos Santos; natural de Blumenau, nascida aos 22.06.86. São em três irmãos:: Tatiana, Douglas e Jaqueline. Acadêmica de Educação Física - sexto período – na FURB.

A vinda para Brusque?

Jaqueline Marcos dos Santos2.jpg

Vim, ainda bebê, com um aninho, acompanhada de meus pais.

Como foi sua infância?

Tranquila, brincava mais dentro de casa, com minhas coisas, pois, minha mãe não me deixava brincar na rua. Depois, já adolescente, comecei a aproveitar todas as coisas belas que se começa a descobrir nesta linda fase.

Como está sendo sua juventude?

Está sendo muito boa, graças a Deus. Estou buscando uma formação profissional, que devo concluir em dezembro de 2007, como profissional de Educação Física, profissão esta que sempre admirei, sendo que a decisão acadêmica surgiu devido ao encontro pela dança. Quando as coisas que desejo, sou persistente, e prefiro conquistá-las, com meu suor. Assim, acredito que a vida tem sido generosa comigo, por colocar em meu caminho, pessoas maravilhosas.

Como surgiu a dança em sua vida?

Suragiu aos 9 anos, quando estava na quarta série e a Professora Kelly, da educação física, convidou a mim e a outras meninas para ensaiar uma coreografia, para um festival entre escolas. Foi minha primeira apresentação, com a música Macarena, que era sucesso na época. Logo, em seguida, comecei a freqüentar as aulas de dança no Centro Comunitário Steffen, com a Professora Milena Zanon. Com ela iniciei o meu aprendizado no jazz, street dance, dança do ventre e dança havaiana. Em 2003, tive o meu primeiro contato com a dança de salão, através do Professor e bailarino Markinhos. Depois, em 2004, entrei para o grupo de Axé Conexão Brasil, de Blumenau. Minha permanência no grupo foi de um ano. Em 2005, ministrei aulas na Academia Somma e apreciei um pouco da dança contemporânea, transmitida pelo Professor Betinho, Ministrei aulas de dança, também no Steffen, durante um ano e seis meses, onde promovi o meu primeiro Show, o espetáculo de dança SOU BRASILEIRO, que aconteceu em dezembro de 2005.

E o hoje?

Hoje, no pouco tempo livre que tenho ensaio na Academia Somma, para o show de fim de ano e, com o professor e bailarino Markinhos, para apresentação em eventos que contratem nosso trabalho.

O que significa a dança?

A dança para mim é uma tarde contempla que envolve música, teatro e ritmo. É a combinação de uma sequência de expressões corporais e faciais, que transmitem emoção de uma forma inusitada e ousada, que só na dança existe.

A expressão corporal reúne conhecimentos do balé clássico, dança moderna e contemporânea, cujos princípios são as técnicas de consciência e estruturação corporal?

Sem dúvida o balé clássico serve de base para todas as demais modalidades e não só na dança, como também, dentro das artes marciais, ele tem a função facilitadora na execução de alguns exercícios característicos da modalidade. Já a dança contemporânea, concentra as energias para ao intimo do bailarino, tendo como características quedas e subidas bruscas. A dança moderna, transbordando energias, expressa sentimentos libertadores e ousados, sendo que todas modalidades possuem técnicas e nomenclaturas específicas.

Grandes nomes?

No ballet, Ana Botafogo, na dança de salão, Carlinhos de Jesus, na dança do ventre, Rose Mari de Castro, na dança contemporânea, Deborah Colker.

Grandes musicais?

Cats, A Bela e a fera, O fantasma da ópera, Chicago, Moulan Rouge.

A programação da TV está tornando a mulher vulgar?

Realmente a TV expõe a mulher usando sua sexualidade, por achar ser um meio fácil de ganhar audiência. É uma pena, pois com isso as pessoas confundem sexualidade com sensualidade. A mulher é sensual por natureza e, jamais, deve perder sua qualidade, que é arte, beleza, comportamento e jeito de ser dentro de um limite.

Referências

  • Jornal A Voz de Brusque. Entrevista publicada na semana de 30 de novembro a 6 de dezembro de 2006.