Mudanças entre as edições de "Entrevista Jaqueline Maffezzolli - Luiz Gianesini"

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Linha 1: Linha 1:
[[Ficheiro:Jaqueline Maffezzolli.jpg|thumb|left|250 px|Jaqueline Maffezzolli.<br>Divulgação.]]A entrevistada da semana é nutricionista '''Jaqueline Maffezzolli''', nascida em Brusque, aos 06.05.1988, filha de Rogério Maffezzolli e Elisa Beate Willrich Maffezzolli, solteira, Atende na Policlínica (Unidade de Saúde Central) (meio período) e meio período na Empresa: Kimak Ind. De Máquinas (área de Cozinha Industrial).
+
[[Ficheiro:Jaqueline Maffezzolli.jpg|thumb|left|150 px|Jaqueline Maffezzolli.<br>Divulgação.]]A entrevistada da semana é nutricionista '''Jaqueline Maffezzolli''', nascida em Brusque, aos 06.05.1988, filha de Rogério Maffezzolli e Elisa Beate Willrich Maffezzolli, solteira, Atende na Policlínica (Unidade de Saúde Central) (meio período) e meio período na Empresa: Kimak Ind. De Máquinas (área de Cozinha Industrial).
  
 
'''Quais são as lembranças que você tem da sua infância?'''
 
'''Quais são as lembranças que você tem da sua infância?'''

Edição das 09h56min de 10 de outubro de 2012

Jaqueline Maffezzolli.
Divulgação.

A entrevistada da semana é nutricionista Jaqueline Maffezzolli, nascida em Brusque, aos 06.05.1988, filha de Rogério Maffezzolli e Elisa Beate Willrich Maffezzolli, solteira, Atende na Policlínica (Unidade de Saúde Central) (meio período) e meio período na Empresa: Kimak Ind. De Máquinas (área de Cozinha Industrial).

Quais são as lembranças que você tem da sua infância?

Sempre lembro das brincadeiras com minhas primas, de sair com meu pai e minha irmã para irmos na famosa Caixa D’Água, de procurar a cesta de páscoa escondida por minha Oma. Da época de jardim de infância, quando éramos ensinados de como escovar os dentes. Das apresentações de dança do Colégio.

Em que você sonhava ser quando era pequena?

Sempre quis ser dentista, porém com o tempo fui pesquisando sobre outras áreas da saúde, até encontrar a Nutrição.

Quais eram suas melhores e piores matérias?

Sempre adorei Matemática e Biologia.Piores: Física (com toda certeza, rs)

De que atividades escolares e esportes você participava?

Desde a 1ª série até a 8ª participei da Dança do Colégio Cônsul, que sempre gostei muito. Já participei da turma de Ginástica Rítmica, também do Colégio. Já joguei um pouco de basquete (pouquíssimo tempo). Já fiz natação durante 1 ano.

Histórico escolar?

Fiz da 1ª série ao 2º grau no Colégio Cônsul Carlos Renaux em Brusque. Graduação na UNIVALI, em Itajaí. E iniciei neste mês de agosto a Pós-Graduação, pelo Instituto Valéria Paschoal, em Florianópolis.

Como surgiu a Nutrição em sua trajetória profissional?

Logo que me formei no 2º grau comecei a pesquisar cursos da área da saúde, pois, sempre quis nesta área, e então comecei a ler sobre o curso de Nutrição, conheci algumas pessoas que já eram formadas ou que estavam cursando, e isso aumentou o meu interesse na área, até porque na época (2006) poucas pessoas conheciam algum Nutricionista ou nem sabiam o que esse profissional fazia e como a expectativa em cima desta profissão já era grande, me interessei ainda mais e resolvi iniciar a Faculdade.

Qual é a disciplina/matéria mais difícil no curso de Nutrição?

Então, a cada semestre de Faculdade nos deparamos com uma disciplina que colocamos como a mais difícil, pois, com o passar do tempo acaba aumentando também o nível de dificuldade como também vai ficando mais específico, mas acho que as que exigiram mais, foram: Anatomia, Imunologia, Bioquímica, Dietoterapia, Nutrição Humana, Fisiopatologia.

Nutricionista é o único profissional habilitado a prescrever dietas, pois tem em torno de 4 a 5 anos de estudos dedicados apenas à alimentação humana (isso sem contar possíveis especializações. Por que a Nutricionista não é considerada médica ?

Bom, o termo “médico(a)” diz respeito a quem cursa a Faculdade de Medicina, que envolve todas as disciplinas humanas, inclusive uma disciplina de Nutrição. A diferença é que nós Nutricionistas aprendemos durante todos os anos de estudo somente sobre a Nutrição e não outras áreas do corpo humano.

Qual a diferença entre nutricionista e nutrólogo?

O nutrólogo é um médico, ou seja, que fez a Faculdade de Medicina, porém realizou uma Pós-Graduação em Nutrologia, tornando-se Médico Nutrólogo. Que se relaciona mais com a avaliação de doenças causadas por alimentação inadequada, e também situações associadas a deficiências nutricionais, entre outras funções. Porém, isso não o equipara ao Nutricionista, pois, mesmo um Nutrólogo tendo muito mais detalhamento sobre a Nutrição do que outros médicos, não chega a ter todas as informações contidas na Faculdade de Nutrição, inclusive não podendo prescrever dietas, que é uma atividade exclusiva do profissional Nutricionista.

Qual o alimento bom para a saúde?

Na minha opinião não existe um alimento “bom” ou “ruim”, e assim alimentos que podem prejudicar ou beneficiar a saúde do indivíduo, levando em conta aspectos relacionados à quantidade e frequência de consumo deste alimento. Já que a Nutrição trabalha o equilíbrio do organismo como um todo e não o uso de um alimento ou grupo alimentar usado isoladamente.

O prato tradicional brasileiro é arroz, feijão, bife e salada de alface e tomate. Pode ser recomendado para quem tem taxas elevadas de colesterol e triglicéridos e glicose?

De certa forma sim. Porém, cada pessoa deve ser avaliada individualmente, para que sejam verificadas as concentrações dessas taxas e as melhores recomendações para cada um. As orientações envolvem desde o tipo de arroz (integral ou polido), forma de preparo destes alimentos (feijão com ou sem carnes, carnes fritas ou grelhadas), tipo de carne a ser preferida (vermelha ou branca) e também questões relacionadas à variedade das saladas, os temperos utilizados, bem como sua forma de preparo. Portanto, em qualquer situação é necessária uma avaliação e orientação individual.

Por quê a gordura faz mal para o diabético?

Porque a Diabetes envolve não somente o consumo de açúcar que está diretamente relacionado ao seu controle, mas também como este açúcar do sangue (glicose) será utilizado no nosso corpo, para isso precisamos da Insulina, que é o hormônio responsável por tirar a glicose do sangue. E a gordura em excesso leva ao aumento da gordura corporal e abdominal, levando a uma Resistência à Insulina, dificultando cada vez mais a retirada deste açúcar do sangue, inclusive prejudicando a ação dos medicamentos utilizados para controle da doença.

Existem alguns alimentos que ajudam no controle da pressão?

Os alimentos fontes de potássio ajudam a equilibrar as quantidades de sódio no sangue, esse nutriente encontra-se na maioria das frutas, verduras e legumes (banana, frutas secas, brócolis, beterraba) e também nas leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico). E o que é muito importante também é evitar os alimentos que tem uma maior quantidade de sódio, que é o maior responsável pelo aumento da pressão arterial. Entre eles: temperos e molhos industrializados; conservas e enlatados; embutidos (presunto, mortadela, salame, entre outros) e defumados e alimentos processados em geral. De forma geral, uma alimentação saudável com frutas, hortaliças e cereais integrais, vai auxiliar para um melhor controle da Pressão.

Alguém disse que para perder peso é preciso amar a comida. Como é possível adorar comer e emagrecer ao mesmo tempo?

Isso porque para emagrecer não é preciso deixar de comer, muito pelo contrário é saber o que deve comer, as quantidades que devem ser ingeridas, estabelecer horários de refeições e o mais importante, estar disposto a se reeducar, mudar os hábitos alimentares e passar a gostar de alimentos mais saudáveis e que talvez não faça parte do seu dia-a-dia.

Quais são os grandes vilões da boa forma?

Geralmente os alimentos industrializados que apresentam excessos de gordura e/ou açúcares são os que mais atuam sob o ganho de peso, principalmente, se forem consumidos com muita frequência e em excesso. Por isso, evitem: sorvetes, bolachas recheadas, salgadinhos, pizzas, lasanhas prontas para micro-ondas, bebida alcoólica, refrigerantes, fast-food’s, bolos com chantilly e/ou nata, batata frita, bacon, etc.

É verdade que os homens perdem peso com mais facilidade que as mulheres?

Na maioria das vezes sim, isso porque os homens apresentam uma quantidade maior de massa magra (músculos) o que auxilia na aceleração do metabolismo, fazendo com que gastem mais energia do que as mulheres num mesmo tipo de atividade. Mas outros fatores também podem influenciar modificando essa questão, como a prática frequente de atividades físicas, a idade, doenças existentes, tipo de alimentos ingeridos, entre outros.

O fast-food é realmente ruim para a saúde?

O excesso do seu consumo com certeza vai prejudicar a sua saúde, isso porque esses alimentos são riquíssimos em gordura saturadas e trans, que contribui para aumentar o risco de uma doença cardiovascular, diabetes, entre outras. Mas se for consumido somente de vez em quando não terá problema, já que o que vai fazer com que isso se torne realmente perigoso é a sua frequência de consumo.

A nutricionista Michelle Schoffro Cook listou os dez piores alimentos de todos os tempos: Sorvete, Salgadinho de milho, Pizza, Batata frita, Salgadinhos de batata, Bacon, Cachorro-quente, Donuts (Rosquinhas), Refrigerante, Refrigerante Diet. Por que tudo que é bom não pode?

Esta questão depende muito da cultura e educação alimentar de cada um, porque na realidade precisamos aprender desde crianças a gostar dos alimentos mais saudáveis, fazer disso um hábito de vida saudável e desta forma, sempre iremos preferir e gostar mais dos alimentos que trarão mais benefícios a nossa saúde. E como já falei anteriormente, tudo deve ser feito em equilíbrio, esses alimentos podem ser consumidos desde que não em excesso e com pouca frequência.

O que é bom para curar a anemia?

Diferente do que a maioria das pessoas pensa, a anemia não ocorre somente pela deficiência de Ferro no nosso corpo, mas pode também estar associada a outros nutrientes como Vitamina B12 e Ácido Fólico (mais comum entre gestantes e crianças). Então, os alimentos fontes desses nutrientes ajudarão a repor as quantidades deles no sangue. Sendo que a Vitamina C ajuda na melhor absorção de Ferro no intestino, por isso junto com o alimento fonte de Ferro (carnes, feijão, fígado, folhas verde escuras) é sempre interessante consumir uma fonte de Vitamina C, como as frutas cítricas. Sendo que as principais fontes de Vitamina B12 e Ácido Fólico, são os mesmos alimentos fontes de ferro, ou seja, se houver um consumo adequado desses alimentos (carnes, leguminosas, vegetais verde escuros, cereais integrais...) ajudará na prevenção dos diferentes tipos de anemia.

Quais medos você tem ou teve?

Medo de não conseguir realizar meus sonhos, de não ser autossuficiente em muitos dos meus planos, de não conseguir ou simplesmente, não ser possível de realizar.

Maior medo é o de envelhecer ou o de entristecer. ?

Com certeza de entristecer, pois envelhecer faz parte da vida e nada melhor do envelhecer feliz, não é?!

Qual foi o maior desafio até agora?

Como ainda sou nova, não passei por grandes histórias ou experiências. Acredito que o maior desafio até agora foi fazer a Faculdade e começar a “andar com as minhas próprias pernas”, adquirir mais e mais responsabilidades.

Fale um pouco de sua trajetória profissional e da sua história de vida?

Iniciei meu trabalho como Nutricionista há 1 ano e 8 meses na empresa Kimak, na área de cozinha industrial. Um mês depois comecei a trabalhar na Prefeitura Municipal de Brusque, no atendimento ambulatorial da Policlínica, sendo que estou atualmente nas duas empresas.

Quais as maiores decepções e alegrias que teve?

Acho que até o momento nunca tive uma grande decepção. As minhas alegrias são ter uma família mais do que especial, pais sempre presentes, que tenho todo orgulho por terem me educado e proporcionado tudo que tenho e sou até hoje. E também por ter várias pessoas especiais na minha vida, minha irmã, meu namorado, meus amigos, que a cada dia mostram e fazem tudo valer a pena, por mais difícil que seja.

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição nº x. 2012.