Entrevista Jairo Luiz Sens - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Jairo Luiz Sens.

JAIRO LUIZ SENS: O entrevistado da semana é o Presidente do PMDB, Jairo Luiz Sens, filho do saudoso Balduíno Bertoldo Sens – um dos fundadores do MDB – e de Maria Trierwailer; natural de Angelina, nascido aos 23.10.56; um casal de filhos: Ana Carolina e Guilherme. Torce para o Botafogo (RJ), Santos (SP) e Brusque

Quais são as suas primeiras memórias de criança?

Como a maioria dos garotos, naquela época, caçava e brincava pelos moros do Dr Nica, banhava-me no rio velho e andava de carriola.

Sonho de criança?

Sonhava ser Piloto de avião.

E a juventude?

A minha juventude foi sofrida, sem emprego, sem dinheiro e sem grandes perspectivas para o futuro .Ressalte-se,que não havia tantas vagas como existe hoje no mercado.

Pessoas que influenciaram?

Fui influenciado fortemente pelo meu pai, Balduino Bertoldo Sens e pela minha família.

formação escolar?

Minha formação foi realizada no Feliciano Pires, Honório Miranda e Cônsul Carlos Renaux. Frequentei os bancos escolares até o segundo grau.

Quais eram suas melhores e piores disciplinas?

Minhas melhores disciplinas eram Geografia e O.S.P.B, e as piores: Matemática e Química.

De que atividades escolares você participava com mais prazer?

Gostava de praticar voleibol e futebol.

Primeiro/a Professor/a? Grandes Professores?

Minha primeira Professora foi Dona Márcia, no primeiro ano, no Feliciano Pires. Como grandes Professores: Noeli Trindade (matemática), Ally Odete Ristow (inglês) e Guiomar Tensini (português).

Fale-nos sobre a Pizzaria Tarantela?

Iniciei com a Pizzaria nos idos de 1981. Fomos os pioneiros: primeira pizzaria em Brusque; primeiro rodício de pizzas; primeiro entregador de pizzas à domicílio e o primeiro bufê de massas/pizzas. A Pizzaria foi a minha grande pilasstra para a vida financeira, social, política e, principalmente, familiar. Foram 27 anos de atendimento ao público.

Quando surgiu a veia política? Algum antecedente na política?

Foi ainda gurizote, participando da campanha de César Moritz, para Prefeito de Brusque, pelo antigo MDB. Quanto a antecedentes na política, meu pai foi um dos fundadores do MDB em Brusque.

O que fazer para os eleitores acreditarem nos políticos?

Cabe ao eleitor a tarefa de não trocarem seus votos por favores ou benefícios próprios; acompanhar seu desempenho na vida pública e fazer cumprir seus deveres e funções com seriedade.

Como vê o próximo pleito eleitoral?

Políticamente ainda vejo muito distante qualquer perspectiva.

É democracia ter que votar?

Não. Com certeza, democracia, também é direito de ir ou não votar.

O Fundo Partidário, também conhecido como Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos contribuirá para reduzir a corrupção?

No meu ponto de vista não haverá sempre troca de favores, chegará o momento que nossos políticos corresponderão à vontade popular. E também, com a vigência da Ficha Limpa fechará um cerco aos que praticarem a improbidade administrativa.

O que faria se estivesse no início da carreira e não teve coragem de fazer?

Eu até fiz o que queria fazer. Instalei um choperia e em homenagem ao meu pai, denominei de 'Vô Baldu', mas devido a crise que abalou o país, na época, não deu para continuar.

O que você aplica dos grandes educadores, das experiências que teve, no dia a dia?

Dos grandes educadores e das aprendizagens fixamos qualidades no agir, tais como: caráter, dedicação, solidariedade e humildade, atitude e até uma personalidade de respeito.

Quais as maiores alegrias e tristezas/decepções?

Meus filhos são a minha maior alegria e a tristeza é não poder ter cursado uma faculdade.

Pela Portaria 7353/11, datada de 01 de março de 2011, você foi nomeado Secretário de Defesa do Cidadão, como recebeu a missão junto à administração Paulo Roberto Eccel/Evandro -Farinha – de Farias?

Com certeza mais um grande desafio na minha vida. Tenho a certeza de que faremos um bom trabalho frente a Secretaria de Defesa do Cidadão, principalmente na responsabilidade , na implantação e acompanhamento da Guarda Municipal no nosso município.

Fale-nos um pouco sobre a trajetória profissional e de sua história de vida?

Resumidamente, trabalhei um bocado. Não tive muito tempo para empregar nos estudos, haja vista ter que enfrentar o batente muito cedo. Iniciei num Supermercado. Fui Açougueiro. Fui para Santos (SP). Trabalhei numa empresa de Engenharia, iniciando no Departametno de Pessoal até chegar como Encarregado do mencionado setor, no período de 1978 até 1980. Em 1981, iniciei com a Pizzaria, com a quel permaneci por 27 anos. Em 01 de março de 2011, fui nomeado Secretário de Defesa do Cidadão.

Referências

  • Entrevista publicada no EM FOCO, em 10.05.2011.