Entrevista Jacqueline Pinto Morales - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Revisão de 07h17min de 21 de janeiro de 2014 por Alicas (discussão | contribs) (Criou página com 'A entrevistada desta semana é a Diretora de Assistência Social (junto à Secretaria de Assistência Social e Habitação do Município de Brusque/SC e Pastora Jacqueline Pinto …')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

A entrevistada desta semana é a Diretora de Assistência Social (junto à Secretaria de Assistência Social e Habitação do Município de Brusque/SC e Pastora Jacqueline Pinto Morales, (41 anos), filha de Marciano Ojeda Pinto e Lady Cáceres Pinto (in memoriam); nascida na cidade de Uruguaiana-RS cidade fronteira com a Argentina, no dia 16/08/72. Casada a 20 anos com Pastor Namur Borges Morales e mãe de duas filhas, Natalí Morales (18 anos) e Emanuelle Moralles (16 anos) Cargo: Diretora de Assistência Social junto a Secretaria de Assistência Social e Habitação;

Atribuições de seu cargo?

Minhas principais atribuições são : Planejar ações da Secretaria junto a política de Assistência Social; Planejar, executar e realizar a gestão de pessoal da Secretaria; Responder pela secretaria, na ausência da Secretária da pasta. Planejar atividades da secretaria; Elaborar documentos, ideias e propostas para o funcionamento da secretaria em geral; Auxiliar os funcionários de forma geral.

Como surgiu Brusque em sua trajetória?

Eu e minha família viemos morar em Brusque a oito anos, pois meu marido além de Pastor é servidor da Justiça Federal e foi designado a fazer parte da equipe que deu início as atividades da 1º Vara Federal da Subseção Judiciária de Brusque.

Como conheceu o Pastor Namur?

Conheci meu marido com 18 anos de idade, ele tinha 21 anos era Oficial das Forças Armadas e havia sido transferido a Uruguaiana para servir o exército como 2º Tenente, vindo de Porto Alegre, sua cidade natal. Eu era namorada de um amigo dele e por isso nos conhecemos e tornamos amigos. O namoro com o amigo dele terminou, mas a amizade que tínhamos só cresceu. Ele tinha um cuidado especial comigo como amigo, estava sempre presente, era um amigo da família... nossa amizade cresceu e se tornou em um grande amor. Ele tinha um forte desejo de construir uma família, pois morava sozinho sempre longe de casa em função de seu trabalho. Então, quando completei 20 anos de idade nos casamos e começamos a construir uma família juntos. A cada dia que passa reconheço que meu marido é um presente de Deus em minha vida.

O que sonhava ser quando criança?

Quando criança eu sonhava em mudar o mundo, as injustiças me quebrantavam, me emocionavam, eu gostava de observar as pessoas, as famílias... Mesmo quando criança, desejava ajudar as pessoas, queria dar os meus brinquedos para quem não tinha, transformar a vida dos meus amigos para melhor, fazer valer a pena a minha vida. Sonhava em ser mãe e conhecer Deus! Sempre gostei muito de ler, e não tinha como adquirir livros, então conseguia emprestados, frequentava bibliotecas, gostava de assuntos voltados a área humana, filosófica e política. Participava dos movimentos estudantis com o intuito de influenciar por meio de novas ideias. Fiz parte de um grupo de teatro "Mevitevendo", que ganhou varias premiações no 4º Festival Gaúcho de Teatro Amador. Também participava de um grupo de jovens trabalhando em uma comunidade carente em minha cidade com os irmãos Maristas. Muito jovem(13 anos) comecei a trabalhar para ajudar minha família, em um salão de beleza e depois em um consultório de dentista como secretária. Com 16 anos montei meu próprio negócio, que deu muito certo, trazendo um tempo de prosperidade para mim e minha família.

Pessoas que influenciaram?

Meu pai é foi e é uma grande influencia em minha vida, minha irmã mais nova Luciane, que me apresentou um novo caminho, amigos da ADHONEP (Associação de Homens de Negócio do Evangelho Pleno), e principalmente meu amigo e fiel companheiro o Espírito Santo, que me conhece na intimidade, que tem moldado meu caráter todos os dias desde que eu o conheci, Ele é a maior influencia sobre minha vida até hoje.

Quais as séries que frequentou? que matérias mais gostava?

Cursei o segundo grau na Escola de Ensino Médio Uruguaiana, e Teologia no Instituto Teológico Quadrangular. Na escola secular gostava de matemática e as humanas como, sociologia, filosofia... No curso de Teologia gostava de psicologia pastoral, aconselhamento, dons do Espírito, história do cristianismo, as epístolas Paulinas...( penso que gostava de quase todas!).

O que sabe sobre seu sobrenome?

Meu sobrenome por parte de pai é de origem Uruguaia, e por parte do meu marido Espanhol.

Como surgiu a Jacqueline Pastora? Qual a religião? Como surgiu a religião na sua trajetória?

Penso que não fui eu que escolhi o ministério pastoral, mas como costumo dizer: " O ministério me escolheu!". Tive experiências pessoais com o Deus vivo da Bíblia, algo que trouxe uma nova etapa em minha vida aos 20 anos de idade, apesar de no primeiro momento eu não entender muito bem o que acontecia em meu interior, só sabia que era maravilhoso e que jamais havia experimentado algo tão lindo e perfeito em meu coração. Nasci em uma religião como muitos brasileiros, mas a religião não trouxe respostas para os anseios íntimos da minha alma, eu buscava preencher o vazio do meu coração com muitas coisas, conhecimento humano, trabalho, viagens, movimentos sociais...não eram coisas ruins que eu me envolvia, eram nobres, boas, mas parecia que eu corria atrás do vento! Sempre procurando algo que nunca encontrava! Sei que tudo que realizamos de bom tem o seu valor, mas se as motivações não forem as corretas estas ações não produzem o fruto no qual buscamos em nossa existência.

Quando recebeu Jesus a sua vida religiosa mudou?

Quando recebi em meu coração o Senhorio de Jesus, minha visão religiosa mudou, compreendi que Jesus Cristo não morreu na cruz para fundar uma religião, e sim para resgatar, remir a humanidade perdida em seus valores e conceitos, que distanciaram e distanciam até hoje as pessoas do propósito original da vida. Quando Jesus viveu na terra existiam mais de duas mil religiões, então se a religião por si só tivesse poder de transformar de forma plena o homem Jesus não precisaria ter morrido na cruz. Mas Ele morreu!!! Nesta reflexão então não me considero uma religiosa e sim alguém que decidiu entregar sua vida ao Deus vivo e andar pela Fé! Entendi que justiça sem o perfeito juiz é injusta! Que amor sem o dono do amor é passageiro! Que as vitórias sem o Senhor na guerra são temporárias! E que a vida sem o autor da vida no comando não vale a pena!! E muito mais tenho aprendido na presença deste Deus que "escolhe as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias, aqueles que não são para confundir os que são". E Ele me escolheu, uma jovem que queria mudar o mundo, que gostava de gente, envolvida em movimentos sociais, mas ainda em busca de algo mais pleno. Com este encontro que tive com Jesus Cristo e sua mensagem da cruz, pude experimentar uma mudança em meu interior, isto é, de dentro pra fora e não o contrario, pois as mudanças que são por fora, não mudam verdadeiramente o homem, pois o tempo, a moda, as teorias... podem apagar o que é apenas exterior, mas as marcas da cruz de Cristo em nosso coração, jamais serão apagadas. E foram estas marcas que ocorreram em meu coração através do conhecimento das escrituras sagradas (Bíblia). Este conhecimento me trouxe liberdade, fé fortalecida, esperança, amor de maneira plena. Passei então a viver o sobrenatural de Deus, isto é, os sinais da presença Dele começaram a se manifestar em minha caminhada de fé. Me apaixonei pela Bíblia Sagrada, passei a ler e estudar... Então, líderes (Pastores), reconheceram o ministério pastoral e fomos ungidos, consagrados pastores eu e meu marido. Isto é, primeiro nós fomos sendo usados por Deus, experimentados em meio as atividades missionárias e então, diante de tudo isso, ser pastora foi uma consequência. Porém, meu marido não precisou deixar até este momento sua carreira profissional para servir ao Senhor, temos conciliado as duas situações de maneira tranquila até então. Fomos pastores da igreja em que nascemos na fé e fundamos outras da mesma denominação.

Qual é a parábola que mais gosta? porque?

Gosto de todas, pois cada uma tem verdades e conselhos do Senhor para as mais variadas situações da vida, do dia a dia. Mas, vou citar uma em especial que tem me feito refletir nesses dias. A parábola do tesouro escondido. Mateus 13:44 "O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo que tem e compra aquele campo." Isto é, o reino dos céus não está a vista dos olhos de todos, é preciso procurar como um grande tesouro escondido. E quando encontrar este tesouro, ele se torna mais importante que qualquer outro tesouro da terra. Também, o fato de encontrar o tesouro(reino de Deus), não quer dizer que podemos usufruir dele apenas porque o encontramos; é preciso pagar o preço deste tesouro! e muitas vezes isso representa tudo!


Qual é a sua atribuição como Pastora?

Faço parte da equipe de pastores da Igreja Evangélica Calvário, onde prego a palavra, oriento as pessoas, desempenho a função de Diretora da Escola Teológica Calvário (ETC), e professora de Ética, Aconselhamento e Dons Espirituais.

Algo que você apostou e não deu certo?

Quando apostei em projetos que estavam apenas na minha cabeça, quando a minha vontade era o centro, quando agi com ansiedade sempre deu errado!! kkk

O que faria se estivesse no início da carreira e não teve coragem de fazer?

Perdoaria quem me magoou mais rápido, procuraria aprender mais com as derrotas, celebraria mais as vitórias e investiria mais tempo de qualidade com os amigos.

O que você aplica dos grandes educadores, e da aprendizagem que teve no seu dia a dia?

Que devo respeitar a liberdade de cada indivíduo, e que essa liberdade é conquistada através do conhecimento; Lutar pelo o que acredito ser o certo; Viver o discurso que prego; Construir minha vida na verdade; Que não existe impossível para Deus, tudo é possível ao que crê! Que vivemos nossas próprias escolhas; Que não escolhemos a colheita, mas podemos escolher as sementes!

Quais as maiores decepções e alegrias que teve até hoje?

Ser mãe foi uma grande alegria, quando minha filha mais velha (Natalí) nasceu me senti presenteada pelo Senhor de tal maneira que o significado do seu nome é "presente de Deus". E quando nasceu a 2ª da mesma forma. -Ver uma vida ou uma família ser transformada pelo poder de Deus, isso é impactante. As decepções que tive sempre foram quando criei expectativas nas pessoas e elas foram frustradas.

Qual sua aspiração?

É distribuir o Amor de Jesus a todos que estão cansados e sobrecarregados; através desse amor contribuir para uma sociedade mais justa humana e responsável.


Referências

  • Publicada no jornal EM FOCO aos 17 de janeiro de 2014.