Entrevista Irineo Valdir dos Santos - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Revisão de 07h39min de 21 de janeiro de 2014 por Alicas (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

O entrevistado desta semana é Irineo Valdir dos Santos (estando em processo de adição do sobrenome Walendowsky, inclusive já obtido em Sentença Judicial), nascido em Brusque aos 14 de julho de 1942 (na Maternidade Cônsul Carlos Renaux), foi batizado por Alípia Cunha Walendowsky (avó) e Waldyr Walendowsky (tio) e Fui crismado em 1952 tendo sido padrinho Mário Olinger. Filho de Cássia Walendowsky dos Santos e Gentil João dos Santos e neto de Antônio Walendowsky. Casado com Ester Giraldi com a qual tem um filho: Caio Daniel. Foi Corretor de Imóveis - Creci 11 Região, n.º 2847 (desde 28.01.81, tendo cancelado a inscrição em 1997);

Histórico escolar?

Cursei o Jardim de Infância Divina Providência - Brusque SC 1947/49; Colégio Divina Providência - Primário - Brusque SC 1950/52; Grupo Escolar Alberto Torres - Primário - Brusque, SC – 1953; Colégio Estadual do Paraná - Ginasial e Científico Curitiba/PR 1954/1963; - Universidade Federal do Paraná - Curso Superior - Faculdade de Direito - 1º; 2º e 3º ano Curitiba/PR (1964/66); Faculdade de Direito de Curitiba - parte do 3º Ano 1966; - Universidade Federal de Santa Catarina - Curso Superior - Faculdade de Direito - parte do 3º, 4º e 5º Ano - Florianópolis - Santa Catarina – 1967/69; Universidade Federal do Paraná - Curso Superior - Faculdade de Direito - 5º ano Curitiba, PR - 1970 - término do curso.

Saudações iniciais?

Como nosso contato surgiu por força de genealogia, estando a buscar diuturnamente dados de antepassados meus e da família de minha esposa, aproveito uma citação muito interessante e proveitosa: Tenha orgulho de seus humildes antepassados. São as pessoas humildes que eu procuro, O sal da Terra, por assim dizer, Aqueles que domaram o solo bruto, E fizeram nele as sementes florescer. São estes que eu gosto de encontrar, Quando mergulhada na estrada da genealogia. E é apenas por orgulho que me deixo levar, Refazendo seus passos para assim os imortalizar. Aqueles que buscam o passado com sonhos de glória, De encontrar heróis e ducados em cada história, Não devem jamais se desapontar Ainda que descobrirem que os humildes bisinhas Tinham somente as estrelas para contemplar.(G. McCoy - Source: The Sunny Side of Genealogy, compiled by Fonda D. Baselt, Genealogical Publishing Co., Baltimore, 1988, p.10).

Olhando a posteridade?

"As pessoas não serão capazes de olhar para a posteridade, se não tiverem em consideração a experiência dos seus antepassados." (Edmund Burke). “Nós todos, inclusive os expostos, temos todos as nossas árvores genealógicas do mesmo tamanho. Lá no tamanho das árvores somos todos iguais. Mas é precisamente nas árvores que está a nossa diferença. Vê-se perfeitamente que a cada um aconteceu qualquer coisa que não se passou com mais ninguém. E aconteceu-nos ainda antes de nós termos nascido. É a árvore genealógica. Esse segredo do nosso segredo. Esse mistério do nosso mistério. Nós somos hoje o último fruto dessa árvore secular, secularmente secular!”- (Almada Negreiros).

Preservando a memória?

O resgate das atuações de uma pessoa se dá com a memória escrita, impressa, que permitirá ao porvir sua lembrança, como também seus ensinamentos. Permitir a expressão das ideias acima tem fundamento na necessidade de guardarmos a memória do que passou, para que, no futuro, possa ser assimilada ou conhecida por quem se interessar. (Ireneo Valdir dos Santos).

Na prática – qual a atuação na área da Genealogia?

Há muitos anos, quando a Família Walendowsky realizou os festejos do Centenário de Imigração, em 1989, houve um passo no sentido de serem elaborados os dados da família, pelos primos Neide Walendowsky Spricigo e Vilmar Walendowsky que emitiram um pequeno opúsculo com os dados que se dispunham naquele momento. Em 1992, quando iniciei na Internet, adquiri um programa que me ajudou na elaboração da genealogia da Família Walendowsky, aos poucos inserindo os dados das Famílias Santos, Cunha (origem no Arraial dos Cunha), Rebello, Giraldi, Gianesini e Dalceggio, estas últimas de minha esposa Ester. Hoje a Árvore Genealógica dessas famílias contemplam mais de 1.500 nomes, integrados numa árvore única, porquanto todas têm ligações entre si. Também estão publicadas na web, em site único, o qual pode ser visitado e a quem se interessar autorizo, sempre, seu ingresso como membro em: http://www.myheritage.com.br/site-38361462/santos.

Na busca de elementos para a construção da árvore genealógica, o pessoal colabora com dados?

Minha dedicação à busca de parentes, afins e ancestrais é constante e diuturna. Infelizmente, poucos, hoje, se interessam no assunto, o qual é um resgate de nossos parentes, afins e ancestrais que, em algum tempo poderão ser esquecidos. A utilização do site permite lá deixar gravado a pesquisa que de futuro poderá ser buscada, vista e conhecida na memória indelével dos antepassados.

Quanto ao aprimoramento profissional – quais as atividades extracurriculares?

Sim, entre cursos e participações, destacaria: III Ciclo de Estudos Jurídicos de Brusque; Ciclo de Palestras de Atualização Cultural–ADESG; VII Congresso Brasileiro de Direito Administrativo; Simpósio de Processo Civil; Ciclo de Conferências - OAB/PR E IAP/PR ; Curso A Instituição do Júri; Ciclo de Conferências sobre os Anteprojetos de Código de Processo Penal e de Processo Civil; Curso de Direito Comercial; Curso de Estudos Jurídicos Sociais; 1º Ciclo de Estudos Jurídicos - OAB/SC - Seccional de Bal.Camboriú; Escola Superior de Advocacia - Curso o Direito Sucessório no Novo Código Civil; Palestra Renata Rauen-Tijucas, Curso de Oratória-SENAC Brusque; Curso de Parapsicologia – Paranaguá/PR ; Curso de Extensão Cultural - Curso Presidente – Curitiba/PR; Curso de Iniciação Musical - Coral do Colégio Estadual do Paraná; Curso de Alemão-Instituto Cultural Brasileiro-Germânico; ADESG - Ciclo de Conferências de Atualização Cultural; Curso de Italiano-PUC; Curso de Direito Administrativo; VII Conferência Nacional dos Advogados/78; IX Conferência Nacional dos Advogados; XIX Conferência Nacional dos Advogados.

Tem participado em Clubes de Serviços? (Trabalhos voluntários). Algum reconhecimento?

Sim: na APAE - Porto Belo - sócio fundador; Rotary Club (Porto Belo) - Sócio Fundador/Diretor de Protocolo; Lions Clube Porto Belo (Sócio Fundador/Secretário, Presidente, Editor do Boletim Leão do Porto); Lions Clube Brusque Centro (Sócio por transferência) Editor do Boletim Leão Camisa 12; 2º Secretário (99/00); Vice-Presidente 2001/02; 2º Secretário 2003/05; 1º Secretário 2005/06; Lions Clube Porto Belo Costa Esmeralda - organizador e fundador; Presidente eleito para o Ano Leonístico de 2007/2008. Secretário para o Ano Leonístico 2009.

Participações – Grupos a que pertence?

C. N. E. (Conselho Nacional de Editores – são “boletineiros” – Editores de publicações de Lions Internacional); CIRCLELEONES (grupo de discussão e mensagens de Lions Internacional, em Português); CIRCLELP – APLIONS (grupo de discussão e mensagens na Internet de Lions)- Lion Net Brasil; - Criador de página na Internet para a Cª L PDG e PID Rosane Terezinha Janhke Vailatti; também fui Assessor Jurídico do Distrito LD-5 AL; Assessor de Informática do Distrito LD-5 AL; Assessor de Informática do Distrito LD-5 AL; Assistente do Boletim Virtual do CG AL; Assessor de Cadastro de Cargos Públicos da Governadoria AL; Secretário Adjunto da Governadoria AL; Assessor Jurídico da Governadoria AL; Assessor Jurídico da Governadoria AL; Assessor Jurídico da Governadoria AL; Assessor de Defesa Civil do Distrito Múltiplo LD; Tesoureiro da Coordenação Brasil da 92ª Convenção Internacional;Participei da Oficina de Extensão, Curso de Orientador Certificado, ministrada pelo CL Tosihiro Ida em Blumenau; Recebi o Certificado de Conclusão de Curso de Orientador Certificado; Nomeado Membro da Comissão de Estatutos e Regulamentos da 49ª Convenção do Distrito LD-5; Nomeado Membro da Comissão de Estatutos e Regulamentos da XIIIª Convenção Ordinária do Distrito Múltiplo LD, Ano Leonístico 2011/12.

Outras participações?

Participei da: 85ª Convenção Internacional no Hawai, USA; 91ª Convenção Internacional em Bangkok, Tailândia; 94ª Convenção Internacional em Seattle, USA; de 15 Convenções Distritais; 8 Convenções do DMLD; - Participei do FOLAC/Goiânia; do FOLAC/Salta, Argentina; do FOLAC/Lima, Peru; do FOLAC/Mazatlán, México; 41ª Convenção do Distrito LD-5; 42ª Convenção do Distrito LD-5; 43ª Convenção do Distrito LD-5 – Blumenau; da 44ª Convenção do Distrito LD-5 - – Itajaí; 45ª Convenção do Distrito LD-5 - Jaraguá do Sul - Participei da 47ª Convenção do Distrito LD-5; 48ª Convenção do Distrito LD-5 ; 49ª Convenção do Distrito LD-5 - Bal. Camboriú; 8ª Convenção Integrada de Lions de Santa Catarina, em Piratuba; 1ª Reunião do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LD, Ponta Grossa/PR; Convenção Extraordinária do Distrito Múltiplo LD para endosso da Candidatura da PID Rosane T J Vailatti, Ponta Grossa/ PR.

Alguma classificação de destaque?

Fui classificado no Concurso Mundial sobre Helen Keller, Maio de 2010, pelo Círculo Cibernético Leonístico, com mais quatro Companheiros no mundo todo. Recebi a) Medalha Presidencial - Certificado de Apreciação do Presidente Wing-Kun Tam em 28 de Abril de 2012 na 49ª Convenção Distrital em Balneário Camboriú, entregue pelo Diretor Internacional Carlos Alberto Valencia Valencia/PDG Lilia Valencia, solicitada pelo Gov. Elisbão Isvaldir Antunes.- b) Medalha Presidencial Certificado de Apreciação do Presidente Wing-Kun Tam em Junho de 2012 no Recife, Pernambuco, durante sua visita ao Brasil; c) Medalha Presidencial Ano 2008/09 pelo Pres. Intern. Al Brandel ; d) Medalha Presidencial “Letter of Commendation” Ano 2010/11 do Pres. Int. Sid L. Scruggs III; e) Medalha Presidencial Certificado de Apreciação do Presidente Wing-Kun Tam Ano 2011/12 em conjunto com sua esposa PDG Ester Giraldi pela Fundação de Lions Clubes; F) Medalha Prêmio de Extensão pelo Presidente Internacional, pela criação do LC Porto Belo Costa Esmeralda.

Você é integrante da Maçonaria? Fale sobre sua atuação

Maçonaria IRB 4.455 - CIM 210.172; - Loja Maçônica LUZ E HARMONIA - Rito Brasileiro – ingressei em em 12.05.01 – Aprendiz; Elevado ao Grau de Companheiro em 25.05.02; Exaltado ao Grau de Mestre em 25.05.02; Capítulo Luzes do Vale - Loja de Perfeição - Maçonaria - ingresso - Grau 04.07.03 no Grau 4; Grau 09 em 7.05.04; Grau 14 em 02.06.05; Grau 15 em 01.09.06; Grau 18 em 05.04.07; Grande Conselho KADOSCH Filosófico “Alarico de Souza Neves”: - Grau 19 em 19.10.07;. Grau 22 em 29.08.08; Grau 26 em 19.06.09. Alto Colégio Barriga Verde nº 214 de Bal. Camboriú - Grau 30 em 25.10.09; Grau 31 em 20.08.10; Grau 32 em 29.04.11. Diplomado no Supremo Grau 33 em 28.11.11, Blumenau pelo Soberano Grande Primaz Nei Inocêncio dos Santos; nomeado Delegado Adjunto da 2ª Delegacia Litúrgica do Rito Brasileiro em Santa Catarina, pelo Ato nº 3583 de 18/05/12 pelo Sob Grande Primaz Nei Inocêncio dos Santos; indicado Presidente do Alto Colégio Barriga Verde nº 214 Oriente de Bal. Camboriú e eleito para o cargo em 21.09.12; Membro Fundador do Capítulo "Jefer Pinto" nº 85 de Blumenau - SC 27/08/12; Participei como 1º Vigilante Instalador do Capítulo "Jefer Pinto" nº 85 de Blumenau27/08/12; Membro Fundador da Loja Maçônica PHILANTROPIA E LIBERDADE, Oriente de Brusque, fundada em 16.12.03 - Rito Moderno; - Membro Fundador da Loja Maçônica Portal da Luz, Oriente de Itajaí, Rito Brasileiro; - Afiliado à Loja Maçônica Luz do Atlântico Sul em 21.07.09; - Cargo eleito de Orador da Loja Maçônica Luz do Atlântico Sul em 2010/11.

Qual foi sua ligação profissional com o serviço público?

Minha atuação foi: Exército Brasileiro - 5 anos - 1963 CPOR (julho 1967 - Florianópolis - 1970 - 20º BI Curitiba; Prefeitura Municipal de Curitiba - 1962/1962-Celetista; Companhia Paranaense de Energia Elétrica - COPEL Curitiba/PR (funcionário da Secretaria Geral e após na Secretaria e Assistência de Relações Públicas 1964/67; Prefeitura Municipal de Itapema - 1981/84 - Cobranças de Dívidas Ativas; Prefeitura Municipal de Porto Belo - 1986/92 – Celetista.

Uma palhinha de sua trajetória pessoal ?

Nascido em Brusque, onde residi até a idade de 11 anos, em sua parte final com os avós maternos Antônio e Alípia Cunha Walendowsky, fui levado para Curitiba, pelos pais, que lá estavam estabelecidos e onde fiquei até praticamente o término de meus estudos. Após uma fase de ótima experiência trabalhando em relações públicas na Copel – Companhia Paranaense de Energia Elétrica, retornei ao Exército já que, no Posto de 2º Tenente R/2, pois havia cursado o CPOR em Curitiba, fiquei um total de 5 anos, outra experiência inesquecível e deveras proveitosa. Com o meu trabalho no Exército foi possível completar meus estudos formando-me pela Faculdade Federal de Direito, finalizando em Curitiba quando já estava exercendo a digna profissão de Advogado. Nesse ínterim, conheci uma garota espetacular em Brusque, com olhos maravilhosos, na casa de minha Tia Anna/Valério, no aniversário do Wladimir, amiga de “unha e carne” da Carin Weiermann, paixão esta que, após alguns meses, algum esforço, muitas viagens (eu estava residindo em Curitiba) e muita e dedicada insistência, consegui obter seu “sim” numa união duradoura e feliz (que perdura por 37 anos), continuando a residir em Curitiba. Em 1980 resolvemos voltar à terra natal e passamos a residir em Porto Belo, onde havíamos direcionado todos os nossos investimentos e onde já havíamos edificado uma casa, arraigados estamos felizes até hoje, e abençoados com o nascimento do filho Caio Daniel que se deu em Brusque, afinal é nosso torrão natal. Meu labor como Advogado, que já passou dos 40 anos, deverá continuar por muito tempo, ainda, se Deus o permitir, somando às lides do Voluntariado, onde começamos com a APAE de Porto Belo, Rotary Club, e posteriormente fundando um Clube de Lions. Nessa Associação Internacional, temos a oportunidade de fundar clubes, participar do Clube de Lions de Porto Belo e de Brusque, já que a Ester é associada do Lions Clube Brusque, tendo exercido todos os cargos no Clube e, com muita honra, ser o Assessor Jurídico de toda a região – Distrito de Lions, que corresponde à região Norte/Leste de Santa Catarina, com mais de 40 Clubes. Minha esposa Ester já atuou como Governadora desse Distrito, oportunidade em que aumentou o círculo de companheiros com o incremento de muitas amizades nascidas dentro desse movimento que muito traz alegrias e sentimento ímpar de fazer o bem, o poder ajudar os outros. Por algum tempo, em virtude do trabalho profissional e com a finalidade de permitir um estudo em melhores condições do nosso filho, optamos por residir a Ester em Brusque, até o ingresso do filho na Faculdade de Direito, quando retornaram a residir diretamente em Porto Belo, com o filho hoje já formado e também exercendo a nobre profissão de Advogado. Com mais visitas em Brusque, naquele período, fui convidado a ingressar numa associação que permitiu uma espetacular vivência em um grupo especial, sendo iniciado na Maçonaria. Nessa nobre instituição, onde muito estudei e estudo, aprendi e passei a exercer os ensinamentos, galgando quase todos os cargos, na longa subida de uma escada simbólica, chegando, finalmente, ao sumo Grau 33, Servidor da Ordem, da Pátria e da Humanidade, não interrompendo, entretanto, a caminhada, ou a subida, porquanto continuo a participar de todas as reuniões da minha atual Loja, que se situa em Balneário Camboriú e dos Graus Superiores, onde tive a honra de ser eleito para dirigir o Colendo Alto Colégio Barriga Verde que compreende os graus mais superiores da instituição, nessa que, também, adquiri outro círculo de amizades especiais. Assim, como profissional do Direito me considero realizado, buscando e empenhando-me na associação de classe, a OAB, exercendo diversos cargos, e hoje, como Presidente do Conselho de Ética da Subseção de Tijucas e membro da Comissão de Prerrogativas da Seccional Estadual. Como Voluntário, a sensação de realização é fenomenal, pois os contatos, amizades nos diversos Clubes de Lions em todo o Estado e também no Paraná e Rio Grande do Sul, somados a ótimas relações internacionais nos mantém em excelentes relações, não somente dentro do movimento, como também de forma pessoal. Como Maçom, além de obter esse privilégio em participar, inicialmente em Brusque e hoje em Balneário Camboriú, onde fui excepcionalmente bem recebido e nos graus superiores obtive uma aceitação e respeito admiráveis o que nos honra sobremaneira. E, somado a tudo, mais que tudo, tal qual a sobremesa e o vinho que é, no meu entender, a parte mais gostosa da mesa, aconteceu o suprassumo, a quinta essência, a mais pura da minha realização, com a esposa e filho que me deram a mais espetacular vivência, uma família mais que especial e que finaliza minha condição de realização também como marido e pai.

O que faz atualmente?

Hoje ainda trabalho, sou Advogado atuante, participo de muitas atividades voluntárias pela Associação Internacional de Lions Clubes, pratico o remo, como exercício, na modalidade Stand Up Paddle, ainda tenho minhas funções na Maçonaria, como Presidente do Alto Colégio Barriga Verde e Delegado Litúrgico Adjunto e Secretário, no Lions Clube como Assessor Jurídico da Administração regional (que denominamos Distrito), também como assessor de Defesa Civil na Administração correspondente aos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (que denominamos Distrito Múltiplo) e na Ordem dos Advogados do Brasil, como Presidente do Conselho de Ética na Subseção de Tijucas e membro da Comissão de Prerrogativas da Seccional Catarinense.

O que sabe sobre o nome Ireneo?

Nome Ireneo em Sueco: Irenius. Em Latim: Iræneus = Homem da Paz (Santo Iræneus - Foi Bispo de Lyon no século 2.

Contatos?

Pode ser pelo e-mail: ireneovaldir@hotmail.com e ivsok@terra.com.br;

O Judiciário perdeu a credibilidade?

No meu entender o Judiciário ainda não perdeu a credibilidade, apesar dos esforços de pessoas sem credibilidade, pessoas em alguns partidos que não tem caráter e o povo resolveu iniciar seu protesto contra a corrupção que se generalizou no poder. Oxalá perdure o protesto e que este resolva nossos problemas.

No cenário futebolístico – torce para que clubes?

Não faço torcida para equipes de futebol, mas gosto muito de jogos da seleção.


Referências

  • Entrevista publicada no EM FOCO em 05.07.13.