Entrevista Aloisio Diogo da Luz - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Revisão de 11h47min de 16 de abril de 2013 por Alicas (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Aloisio Diogo da Luz.

ALOISIO DIOGO DA LUZ: O entrevitado da semana é Aloísio Diogo da Luz Silva, natural de Florianópolis, nascido aos 24 de abril de 1961. Filiação :Aloisio Leon da Luz Silva e Ernestina Maria Ramos da Luz Silva. Casado com Elizabeth Azevedo dos Santos da Luz Silva; filhos: Nayara e Ariel da Luz Silva. Consultor de Empresas e Prof. de Recursos Humanos (SENAC).

Quais são suas primeiras memórias de infância?

Lembro do inverno que era rigoroso com presença de geada, o chocolate quente que minha avó fazia, e as cobertas de penas de ganso fofas e quentes.

Quais são as lembranças que você tem da sua infância?

Boas lembranças das idas a banca de revista próximo da praça XV de novembro, onde eu ia comprar balas queimadas (bala de açúcar mascavo e amendoim). Do antigo Restaurante Miramar no centro de Florianópolis, onde meu pai dava uma moeda para jogar no mar e meninos mergulhavam para encontrá-las.Da ponte Hercílio Luz com tábuas soltas que causava muito medo de atravessar.

Sonho de criança?

Ser Médico.

Como foi sua juventude?

Muito tranqüila, sem grandes atribulações sem vícios, pais presentes, boa formação.

O que você mais gostava de fazer para se divertir?

Ainda em Florianópolis as festas Juninas na praia, soltando balões(na época não era proibido), brincando com boi de mamão, a casa de praia em Cacupé. Em Brusque aos 10 anos de idade, bons amigos e vizinhos na rua Afonso Pena onde funcionava o antigo Café Érico, as pessoas colocavam cadeiras nas calçadas, para conversar a noite, enquanto nos jogávamos futebol em campo improvisado no meio da rua. Pescarias,banhos de rio,soltar pipas e andar de bicicleta.Nas noites de sábado Cine Coliseu e Cine Teatro Real eram a grande atração.

Quais eventos mundiais tiveram o maior impacto em sua vida durante a sua infância e juventude?

A guerra do Vietnã, Tri campeonato mundial, morte de Elvis, término da banda Beatles...

Pessoas que influenciaram?

Meus pais e minha avó uma das primeiras professoras de Brusque(Georgina de Carvalho Ramos da Luz).

Como era a escola quando você era criança?

Professores rígidos distantes do aluno.

Quais eram suas melhores e piores matérias?

Como a maioria dos alunos Matemática, talvez por na base ter faltado um Professor que mostrasse a Matemática de outra maneira não como um bicho papão.Ciencias e Artes as melhores.

De que atividades escolares e esportes você participava?

Adorava os concursos culturais .Nos esportes gostava de futebol e handebol , posição que jogava goleiro.

Formação escolar?

Do jardim as séries iniciais estudei na Escola Particular Alferes Tiradentes em Florianópolis, ensino fundamental de 5ª à 8ª série no Colégio Estadual Feliciano Pires , já o ensino médio (Técnico em Contabilidade) ,foi na Academia de Comércio São Marcos de Florianópolis.Graduado em Artes Industriais pela Universidade de Ijuí RS,Pós Graduado em Desenvolvimento de Recursos Humanos Univali Itajaí-Pós Graduado em Competitividade e Estratégias Empresariais pela UFSC, Pós (em andamento) Docência do Ensino Profissionalizante(SENAC EAD).

Uma grande professora? Por quê?

Profa. Edeme Novaes Vidotto, não foi minha primeira professora, porém, guardo na lembrança seus ensinamentos, parafraseando Ernesto Che Guevara É preciso ser duro, mas sem perder a ternura, jamais...

Algo que você apostou e não deu certo?

O vestibular para Medicina e meu primeiro casamento...

O que faria se estivesse no inicio da carreira e não teve coragem de fazer?

Ter estudado fora do País.

'O que você aplica dos grandes educadores, das aprendizagens que teve, no seu dia a dia?

Atenção para com os alunos, aperfeiçoamento contínuo, pesquisa constante e inovação.

Quais as maiores decepções e alegrias que teve?

Decepçaõ: a Profissão de professor não ser reconhecida com o devido valor pelos governantes. Alegrias: o nascimento de meus filhos e a de ter ganho um Prêmio Internacional do Lions Internacional Illinois EUA por horas de doação com a Palestra gratuita, “O jovem no Mercado de Trabalho”, em escolas da região tendo atendido mais de 570 alunos.

Finalizando, uma palhinha sobre a trajetória profissional

Natural de Florianópolis, graduado em Artes Industriais / UNIJUI RS, Pós Graduado em Recursos Humanos UNIVALI, Pós Graduado em Competitividade e Estratégias Empresariais pela UFSC, Pós (em andamento) Docência do Ensino Profissionalizante(SENAC EAD). Venho de família de docentes, iniciei minha carreira no antigo CIP em 1981 onde hoje fica o Colégio Est. Santa Terezinha. Lecionei em diversos colégios da cidade entre particulares e estaduais, até que em 1990 fui trabalhar na APAE de Brusque, para montar a oficina de marcenaria da instituição .Em 1992 entrei na Irmãos Zen S.A.(hoje ZEN S.A.) onde trabalhei na área de Recrutamento Seleção e Treinamento, antigo CTZ. Em 1996 fui trabalhar na ZM S.A. na área de Recrutamento Seleção e Treinamento da empresa. No ano de 2000 iniciei como Consultor de empresas na área de Recursos Humanos e Programas de Qualidade (ISO9000, 5S,Programa SOL) algumas empresas atendidas:

SAMAE,IRMÃOS FISCHER,PANIFICADORA ZEN,JORNAL O MUNICÍPIO, FORD COPAL,CORREIOS, ARBARA KRÁS ,YALÊ CALÇADOS, POLISSOLA,LATINA MALHAS, RVB , dentre outras. Professor do SENAC e SENAI. Continuo no SENAC como Orientador de Curso na área de Recursos Humanos, Palestrante, Consultor. Responsabilidade social, há três anos junto com amigos fazemos o Natal Solidário onde sou o Papai Noel e distribuímos brinquedos por bairros da cidade.Ministro palestras gratuitas para alunos em escolas de Brusque e região e com isto recebi um Prêmio do Lions Internacional de Illinois EUA.

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 16 de agosto de 2011.