Entrevista Alexandre Gevaerd - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
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Alexandre Gevaerd.

O entrevistado da semana é o Diretor-Presidente do IBPLAM, Alexandre Gevaerd, engenheiro Civil, nascido em Brusque aos 26.06.58, filho do saudoso Cyro Gevaerd (Prefeito de Brusque de 61/66) e de Lilian Sofia Wichern Gevaerd. Casado com Fabiola Barni Gevaerd, com a qual tem duas filhas: Beatriz e Elisa.

Quais são as lembranças que você tem da sua infância?

Bem me lembro das passagens na área rural. andar lá cavalo. caçar ... banhos na represa da Buettner.

Sonho de criança?

Quando criança na alimentei nenhum sonho especificamente.

Como foi sua juventude? O que você mais gostava de fazer para se divertir?

Na minha juventude, além de frequen-tar os bancos escolares. jogava futebol. passeava com os colegas.

Pessoas que influenciaram?

As pessoas que mais me influenciaram foram o meu pai, o saudoso Cyro Gevaerd, e o Engenheiro Civil Norberto Schaefer (filho do José Germano Schaefer, popular Pilolo. Prefeito de Brusque na gestão 70/73).

Formação escolar?

Frequentei o Primário e o Ginasial no Colégio São Luiz. o 2° grau no Colégio Catarinense (Florianópolis). Engenharia Civil na UFSC e o Mestrado - em Engen-haria de Transportes - na Universidade de Virgina (USA).

Quais eram suas melhores e piores matérias?

Melhores matérias eram Matemática e Física. não gostava muito de Português e Literatura.

De que atividades escolares e esportes você participava?

Ah, com certeza, Educação Física.

De qual professor/a jamais esquecerá?

Grande professor.. .Padre Anselmo.

Corno surgiu a ideia de alterar o trânsito de Brusque no sentido horário? Perdeu muitas noites de sono matutando como implantá-la?

Foi em função do afunilamento de veículos na área central. As ruas convergiam tudo para o centro, então planejamos alterar a mão de direção na Ponte estaiada. para desviar o tráfego de passagem.. Também consideramos a criação de um acesso direto aos visitantes que vinham de Itajaí. Nova Trento e Botuverá. Não perdi muito sono não. evidentemente que foi um dos maiores desafios na minha carreira. Pela abrangência e a amplitude da mudança foi a que mais trabalho proporcionou. todavia, vim com unia boa experiência nas cidades em que auxilei a alterar o trânsito. como Blumenau. Gaspar. Itajai. Presidente Getúlio, Ibirama e Rio do Sul.

Qual é o papel do transporte urbano na promoção do desenvolvimento de Brusque?

O transporte urbano é a mola propulsora do desenvolvimento de unia cidade. A cidade dotada de transporte urbano desenvolve-se bem. O transporte urbano é o setor da cidade que permite que as pessoas interagem pessoalmente. entre outros benefícios.

Que desafios o transporte individual aponta no que se refere à trafegabilidade em Brusque?

O transporte individual é um problema sério pelo excesso de veículos e, Brusque é uma das cidades que têm o maior fluxo de automóveis e motocicletas.

Nos estudos do IBPLAM é con-siderada AS Características mais im-portantes para um bom transporte, a avaliação dos meios de transporte, a percepção da frequência de congest-ionamentos e sensação de segurança no meio de transporte?

Seguramente não fazer nenhuma alteração. nenhum projeto. sem estimar a demanda. com exaustiva verificação in loco.

Em algumas cidades está sendo adotado o cartão de estacionamento do Programa Zona Azul, a raspadinha. no sentido de evitar fraudes. Brusque tem intenção de partir para a raspadinha?

Como toda tecnologia é bem vinda. porque reduz os gastos com pessoal. Por outro lado. a presença de um agente. humaniza as relações entre o usuário e o poder fiscalizador.

Assim como outras cidades brasileiras, Brusque experimenta o agravamento dos problemas relacionados à mobilidade urbana. O acelerado crescimento populacional (hoje com mais de 100.000 habitantes), e uni grande número de veículos, há planejamento urbano a longo prazo considerando o ordenamento do trânsito e do sistema viário?

Como você pode verificar estamos com várias experiências a curto prazo. contudo não serão suficientes. Estamos há 2 anos com o Plano Diretor em vigência. e procedemos a segunda alteração e teremos mais algumas mudanças. Gostei da recente experiência com a Câmara de Vereadores no tocante as discussões pertinentes. o que implicou em uma adequada mensuração pelos edis. Veja. muitas vezes é criticado o trânsito, no entanto. dever-se-ia considerar que trafegabilidade fica prejudicada como resultado de unia má ocupação urbana. O caso do crescimento de Águas Claras ilustra bem o que vem ocorrendo. O Plano Diretor Viário. futuramente, além de prever novas ruas. prolongamento da Beira-Rio deverá considerar a criação de um Anel Viário Regional. permitindo desvio de tráfego. perfectibilizando o sistema viário.

Algo que você apostou e não deu certo?

Se bem que lembro não aconteceu de ter apostado em algo e que não surtiu os efeitos desejados e ou esperados. Evidentemente que. às vezes, temos que retroceder para aperfeiçoar unia medida que não trouxe resultados satisfatórios. Temos que ter a humildade de reconhecer que não deu certo e retomarmos O assunto.

Quais as maiores decepções e alegrias que teve?

As maiores alegrias foram o casamento com a Fabiola e o nascimento das filhas: Beatriz e Elisa. A maior tristeza foi ter perdido o pai prematuramente.

Fale um pouco de sua trajetória profissional?

Iniciei na Construção Civil em Joinville, onde permaneci por uns dois anos. quando sai para estudar o mestrado em Engenharia de Transportes: retornei à Brusque. trabalhei num Escritório de Engenharia e Arquitetura. igualmente por 2 anos. Fui para Blumenau. onde permaneci por 20 anos na Secretaria de Planejamento. E agora estou há dois anos e 5 meses em frente ao IBPLAM. Ressalte-se que. Brusque é uni dos municípios de SC - Além de Florianópolis e Joinville- que conta com o Plano Diretor Viário

Com a edição da LC 144/09 foi criado no âmbito do Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade - IB-PLAM, o Conselho Municipal de Transporte Coletivo, qual foi a intenção?

O Conselho Municipal do Transporte Coletivo, foi criado no âmbito do IBPLAM. com objetivo precipito de assessoramento. em geral. relativo ao transporte coletivo urbano de passageiros do Município de Brusque. Felizmente Brusque terá o NOVO SISTEMA DE ÔNIBUS - -NOSSO".

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 7 de junho de 2011.