Entrevista Aguiar Assini - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Aguiar Assini1.jpg

AGUIAR ASSINI: Filho de Valdívio e Anair Merízio Assini; natural de Águas Negras, nascido aos 21.04.64. São em quatro irmãos: Gilson, Adailton, Éderson e Aguiar. Cônjuge: Marilene Merízio Assini, nascida aos 23.09.64 e casados aos 23.01.88; dois filhos: Jéssica Daiana e Benhur. Vice-Prefeito de Botuverá na administração 97/2000. Torce para o C R Flamengo.

Como foi sua vida profissional até aqui?

Aguiar Assini2.jpg

Quando estudante trabalhei um período pequeno na Lemus (Brusque), depois fui trabalhar na madeireira de meu pai; hoje administro a madeireira e a fiação ADM.

A esposa integra o quadro do magistério municipal?

Aguiar Assini3.jpg

Sim, minha esposa, a paysanduana Marilene, integra o quadro do magistério municipal, atuando na Escola Municipal de Águas Negras.

Como ingressou na Política, direto como candidato à Vice-Prefeito?

Aguiar Assini4.jpg

Sim, entrei direto como candidato à Vice. O Moacir Merízio veio convidar para uma reunião do PMDB, no sentido de escolher o Vice do Nilo Barni, como desempenhava algumas atividades de liderança na localidade e o Vice deveria sair de Águas Negras, haja vista, ser o bairro mais populoso, quando cheguei na reunião já estava decidido pelo diretório, mesmo assim fizeram a votação. Ressalte-se, que a dobradinha Nilo/Aguiar refletiu tão positivamente, que não tivemos opositores, nem concorrentes nos demais partidos.

Algum antecedente político?

Aguiar Assini5.jpg

Sim, o avô, o saudoso Pedro Merízio e o tio Moacir Merízio.

Como é fazer campanha política em Botuverá?

Aguiar Assini6.jpg

Como é um município de pequeno porte, a campanha é no corpo a corpo, vai-se nas residências e pede-se diretamente o voto, diferindo de centros maiores, onde prevalece o palanque.

De quem recebeu o cargo de Vice-prefeito e a quem entregou?

Recebi o cargo do empresário Geracir Bambinetti e entreguei ao Professor Moacir Merízio.

Que obras ressaltaria da Administração Nilo Barni/Aguiar Assini?

Destacaria a pavimentação asfáltica para Ribeirão de Porto Franco e para Gabiróba – aproximadamente seis quilômetros; a aquisição de caminhões, trator de esteira e um ônibus, melhorias nas proximidades da Caverna e a construção de galerias nos córregos e ribeirões.

Fale da composição do Legislativo, relacionamento com o Poder legislante, se tinham a maioria? Quem presidiu o Legislativo naquela legislatura?

Dos nove integrantes da Casa Legislativa, sete eram da situação e dois eram do PSDB. Os Projetos de Leis tramitavam normalmente. A Câmara era formada pelos seguintes edis: Valdírio Compiani, Edilson José Maestri, Marcos Roberto Leite, Érico Brogni, Jaime José Rescarolli, Celso Bresciani, Angelo Luiz Venzon, José Hermínio Colzani e Zelita Zete Cestari. Presidiram o Legislativo Edilson José Maestri, Érico Brogni, Angelo Luiz Venzon e Zelita Zete Maestri.

Qual foi o papel do Vice?

O meu papel como Vice-Prefeito foi substituir o Nilo Barni, em suas licenças e férias, inclusive nos meses de novembro e dezembro.

Como é administrar um Município do porte de Botuverá?

Você sabe que um município de pequeno porte não são destinadas verbas representativas. As iniciativas tem que serem atacadas com recursos próprios, ressaltando-se que o pessoal mais carente vai direto no Prefeito e Vice, buscar auxílio para suas necessidades básicas.

Não pensa em retornar como candidato?

Não tenho mais pretensões políticas, a não ser que aconteça o mesmo que ocorreu quando fui escolhido para ser o Vice... mas, no momento, não tenho intenção de retornar à política.

Fatos marcantes em sua vida?

O nascimento dos dois filhos: Jéssica Daiana e Benhur; ter sido eleito Vice-Prefeito de Botuverá; a vitória do Nilo e Moacir, como um reconhecimento pela administração 97/2000, permanecendo na Prefeitura com o PMDB; te contribuído com a eleição do vereador Gilson Hilbert.

Grandes nomes em Botuverá?

Entre outros, cito: José Bonomini, Sérgio José Colombi, Ismar Pedrini, Valdir Domingos Paloschi, Silvino Schmidt, Maria Merízio - um exemplo de vida, Arlindo Tachini, Nilo Barni e Moacir Merízio.

O que faz Aguiar Assini, hoje?

Hoje administro a Madeireira Assini e a Fiação ADM, tendo como hobby: andar à cavalo e participar de torneio trinca ferro.

Referências

  • A Voz de Brusque. Entrevista publicada em 24 de outubro de 2003.