Entrevista Adauto Celso Sambaguy - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Revisão de 11h25min de 29 de abril de 2013 por Alicas (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Conferência em Tubarão. Rubens Kormann, Ademir Vinotti e Sambaguy.

Filho de Nerbal e Celyra Cruz Sambaguy, natural de Caxias do Sul, nascido aos 04/10/36.

E; uma irmã: Marileni; 5 filhos: Adalene, Carla, Virgínia, Celso e Celira; 6 netos: Gustavo, Patrícia, Fernanda, Bráulio, Helena e Vitória. Torce para o Internacional (Porto Alegre).

Como foi a formação e o encaminhamento dos seus 5 filhos?

Adalene é Psicóloga em Caxias do Sul ( e o marido Carlos Ritter é Médico Psiquiatra); Carla é Oftamologista ; Virgínia é filologa ( em alemão e espanhol, formada na Universidade de Muniques, Alemanha); Celso é Bacharel em Gastronomia e Chefe de Cozinha Internacional; Celira é proprietária de um mercado em Balneário Camboriú.

Uma palhinha sobre os netos?

Gustavo, Patrícia e Fernanda são filhos de Adalene; Bráulio, da Carla e Helena e, Vitória, da Virgínia.

Entrega da Carta constitutiva do RC Botuverá.

Fale-nos de sua formação e carreira profissional?

Iniciei os estudos em Caxias do Sul até obter o bacharelado em Ciências Econômicas. Quantso as atividades profissionais trabalhei na Indústria Metalúrgica H. Aeckerle, na época em que estive na Escola de Comércio fui para o Comércio de materiais elétricos e eletrônicos- escritório. Em seguida, como Contador na Fiação Viúva Mateo Gianella, depois, também como Contador, fui para o Comércio de Rolamento Claumann, na sequência submeti-me ao concurso do Banco do Brasil, realizado em Paço Fundo, obtendo a quinta classificação geral a nível de Estado, tendo sido nomeado para atuar, inicialmente, em Garibaldi, para depois ser transferido para Caxias do Sul e, posteriormente, para Brusque, onde permaneci até obter o benefício previdenciário nos idos de 87.

Homenagem ao Sr. Aeron Scharf. Dia do fotógrafo.

Como surgiu a vinda de Caxias do Sul para Brusque?

Visitando um amigo em Itajaí, gostei da região, decidindo, então, pleitear junto a um colega em Brasília a vinda para Brusque ou Joinville, tendo optado por Brusque em primeiro lugar e Joinville em segundo. Em poucos dias já estava no Berço da Fiação Catarinense, cidade que adoro.

Representando o Governador do Distrito - palestrando em Botuverá.

E o Rotary Club de Brusque?

Tenho uma participação no Rotary Club de Brusque por, aproximadamente, duas décadas. Presidi esse grande Clube de Serviços nos idos de 87/88. Tive bons e inesquecíveis momentos ao lado de grandes líderes brusquenses e com muitas realizações de cunho social, ressaltando, constituir uma das maiores iniciativas do Rotary a Poli-plus, com a erradicação da poliomelite no mundo.

Grandes nomes no Rotary?

Entre outros: Dr Nica, Pilolo, Werner Willrich, Bruno Mortiz ( in memoriam), Dr Emílio Luís Niebuhr, Bruninho Moritz, Rubens Kormann, Ademir Vinotti, Onildo Pereira, Juca Loos, Ellemar Becker, Ivo Moritz, o saudoso Waldemar Schlosser, Dr Antônio Custódio de Oliveira Filho, Germano Quirino Barni, Osni Muller, e ainda os saudosos Ayres Gevaerd, Manfredo Hoffmann e Herbert Schlindwein.

E a participação política?

Não participei ativamente de partidos políticos. Apenas, fui candidato a uma cadeira na Câmara de Vereadores - em 96.

Fatos marcantes?

O nascimento, a formação e o encaminhamento dos filhos; ter vindo para Brusque – uma cidade que adoro; a participação no Rotary; integrar a Maçonaria; ter ocupado a presidência da APP da Escola João Becker e as amizades construídas durante anos.

O que faz Sambaguy, hoje?

Estou aposentado, me dedico a trabalhos na Maçonaria.

O alcance desses trabalhos?

A Maçonaria é uma escola de conhecimento – um verdadeiro templo no interior das pessoas - em que se pretende mudar a rocha de pedra que somos. O combate aos vícios e o enaltecimento das virtudes humanas. Tenho grande afinidade com a Maçonaria.

Pode-se afirmar que a Maçonaria é uma corporação secreta?

Diga-se a bem da verdade, que na época atual a Maçonaria já não pode mais ser considerada secreta, mas discreta. Os segredos mais guardados e que persistem soa, obviamente, apenas os meios de reconhecimento reservados aos iniciados, já que, de posse deles, um não iniciado poderia ter acesso aos templos maçônicos e as sessões das Lojas.

Na corporação o que significa Loja?

A palavra Loja, designa uma corporação e o seu local de trabalho.

Um lema que adota em suas iniciativas?

Fazer bem feito ou, não faço.

Referências

  • Jornal A Voz de Brusque em 14/21 de maio de 2004.