Mudanças entre as edições de "Documento de 24 de outubro de 1860"

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
(3 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 20: Linha 20:
 
Ludovico Bundschuh: da Freguezia Carlsdorf Bailiado Bruchsal) Grand-Ducado Baden.
 
Ludovico Bundschuh: da Freguezia Carlsdorf Bailiado Bruchsal) Grand-Ducado Baden.
  
Ludwig Bundschuh: Carisdorf Amt Bruchsal Gross-Herzogthum Baden que dizem desejava vir ao Brazil, e estão anciosos para que se lhes erija uma Igreja ou Capella, para o que se offerece cada homen de contribuir com 8 dias gratuitos serviços braçaes. He sem duvida uma viva urgencia, cuidar na moralidade e na instrucção até hoje já de 112 menores de ambos os sexos dos quaes pelo menos 1/2 ou 2/3 perderiam com a falta de Sacerdote e Mestres todos os boms principios da sociedade, que tinhão principiado a colher alguma instrucção nas
+
Ludwig Bundschuh: Carisdorf Amt Bruchsal Gross-Herzogthum Baden que dizem desejava vir ao Brazil, e estão anciosos para que se lhes erija uma Igreja ou Capella, para o que se offerece cada homen de contribuir com 8 dias gratuitos serviços braçaes. He sem duvida uma viva urgencia, cuidar na moralidade e na instrucção até hoje já de 112 menores de ambos os sexos dos quaes pelo menos 1/2 ou 2/3 perderiam com a falta de Sacerdote e Mestres todos os boms principios da sociedade, que tinhão principiado a colher alguma instrucção nas escolas d'onde sahirão no momento da sua emigração. — Tomo-me a
 +
liberdade de propor e recommendar como instructora completa para o sexo fiminino das menores d'esta Colonia uma familia muito respeitavel a todos os titulos que é a Sna. Condessa Maria de Buettner, viuva de honestissimo comportamento, e de quem todas as informações, não tendo eu a fortuna de conhecel-a pessoalmente, são excellentes. É uma familia digna de toda consideração e de fina educação, por adversidades da vida sem sufficientes nem regulares recursos de seus proximos parentes além do Oceano, talvez sujeita à privações, que sua modestia, oculta com uma vida todo retirada. Sei que ella aceitaria este penozo encargo, se em breve tiver a certeza d'este emprego para quanto antes commecar a funccionar; habitão à capital Desterro, e nemguem melhor do que Nª. Exª. pode fixar esta feliz aquisição, proporcionando com isto às filhas dos Colonos da Colonia Brusque uma instrucção em tudo e por tudo garantida nas pessoas muito benemeritas da Snrª. Dª. de Buttner, sua Mai e sua Filha. — A determinação de Vª. Exª. no caso de uma indemnisação pecuniaria pelas bemfeitorias de Mathias Wagner intrusas em terras publicas unidas à Colonia, sobre cujo requerimento já enviei a Vª. Exª. a informação, poria a habitação do mesmo à disposição da Colonia, que em breve e sem grande despeza poderia se adaptar provisoriamente pª. moradia d'estas Senrªs, assim como a cazinha, que em cima mencionei ter comprado e que está sómente 12 a 15 braças distantes da primeira para a escola das meninas, até que o tempo permittir de edificar casas proprias para esse fim. (Esta familia pode tãobem ensinar a lingua portugueza).
 +
 
 +
Recebi com o Officio de Vª. Exª. de datta 16 de Agosto um exemplar do Manual Agricola publicado de ordem da Sociedade auxiliadora da Industria Nacional pelo Dr. Frederico Leopoldo Burlamaque, o qual trattarei de vulgarizar explicando o seu texto e figuras aos Colonos, com preferencia aos artistas e professionaes; e sinto muito ter perdido um habil marceneiro com sua familia: o colono Mopei: da 1a. turma, que tendo ficado na Barra do Itajahy-mirim por molestia de sua mulher aonde conferencio no dia 6 de Setembro com o Snr. Dr. Germano Blumenau, transportou-se posteriormente com familia à Colonia do mesmo nome. Ignoro se disto o respectivo Director déo pro via parte a Vª. Exª. — Como no dia 20 de Setembro o Snr. Tenente João Ricardo Pinto viesse à esta Colonia com os soldados que faltavão, achando-se encarregado da abertura de uma picada da futura estrada, que liga a Barra d'Itajahy com esta Colonia por via terrestre, não dei commeço à verdadeira abertura da mesma picada, que ja tinha principiado a explorar, da Colonia pª. a Barra. Os colonos sobrecarregão-me com cartas para seus parentes na Allemanha, convidando-os, com noticias de contentamento, de virem juntar-se a elles.
 +
 
 +
Já remetti por minha conta porção por intermedio da Barra e de Sª. Catharina à seu destino, mas como aparecem em muita frequencia envio n'esta accasião nova porção à Delegacia das terras publicas em Sª, Catharina, pedindo à Vª. Exª. fazer com que seja concedido à esta Colonia suas correspondencias francas de porto para Allemanha.
 +
 
 +
Na tabella das rações a fornecer, emanada pela Thezouraria, está notado tãobem o artº. lenha (2 achas por dia a cada colono, e o artº. sal (a 5 rs. por dia por cabeça). — Como seja claro, que não caressem da lenha da qual cada cento de achas custa pelo menos 400rs. peço a Vª. Exª.: que quizesse mandar consignar o importe respectivo, assim como o de 2/3 partes do Sal concedido, sendo 1/3 de Sal, muito sufficiente. — Com estas equivalencias formaria-se uma pequena Caixa auxiliadora, à que pela continuação de vinda de colonos, affluirião por consideravel tempo quantias integrantes. Esta caixa emprestaria gratuitamente aos colonos aquellas quantidades de denheiro, que os ajudasse proporcionalmente para pequenos aparelhos de farinha de mandioca, moinhos de milho e arroz & e tâobem à compra de canóas para turmas em familias cohabitantes nos Rios Itajahy-mirim e Guabiruba vivificando assim a industria e as communicações.
 +
 
 +
É quanto tenho a referir presentemente a Vª. Exª., esperando, que o tempo melhore para poder amplificar os Serviços já feitos e a fazer n'esta Colonia.
 +
 
 +
DEOS GUARDEA Va. EXa.
 +
 
 +
Ilmo. e Exmº. Snr. Presidente da Provincia de Sª. Catharina.
 +
 
 +
Colonia Brusque 24 Outubro 1860
 +
 
 +
[[Maximilian von Schneeburg|Barão de Schneéburg]]
 +
 
 +
Diretor da Colonia
 +
 
 +
 
 +
*Publicado originalmente na [[Revista Notícias de Vicente Só - número 002|Revista Notícias de Vicente Só n. 02]] páginas 32 a 42. Acervo da [[Sociedade Amigos de Brusque|Casa de Brusque]]
 +
 
 +
[[Ficheiro:Casa_de_Brusque.jpg|450 px|Casa de Brusque|Casa de Brusque]]
 +
[[Categoria:Notícias de Vicente Só|2]] [[Categoria:Documentos da Administração Colonial|1860]]

Edição das 09h43min de 22 de maio de 2019

RELATÓRIO DO DIRETOR DA COLÔNIA 24 DE OUTUBRO DE 1860

“Ilmº. e Exmº. Snr. Presidente da Provincia de Sa. Catharina

Grato me é o dever de poder levar ao conhecimento de Va. Exa. o presente relatorio, que é no seu tudo de assaz satisfação, considerando as grandes controversias do tempo que, quasi sem cessar, nos persegirão com chuvas continuas, transbordamentos do Rio Itajahy-mirim e de seus affluentes. — O primeiro cresceo ultimamente por 27.1/2 palmos sobre o seu estado normal, e tornou desde o dia 4 de Agosto, donde se data: a primeira chegada de colonos, até o dia 9 de Outubro, por duas vezes todas as avenidas à Colonia inaccessiveis, difficultando muito a continuação de caminhos, picadas e ranchos. Um só delles, habitado por 75 colonos, foi attacado pela agua, no qual cresceu à altura de 2 palmos.

Felizmente montão as aguas lentamente, e tendo providenciado no superior dos ranchos contiguos, e por 16 palmos mais alto, accomodação para essa gente, não accontecéo nemhum outro inconveniente se não a mudança, que se effectou com muita ordem, socego, sem o menor susto nem discontentamento dos colonos.

Recebi no dia 30 de Setembro p p. pela meza de rendas da Villa Itajahy um Conto de Reis (1:000$000) em consequencia das Ordems, que Va. Exa. mandou expedir e do que o officio de Va. Exa. de 18 de Setembro de 1860 me tinha avisado para despezas da Colonia.

Ao pezar de todas as interrupções pelo máo tempo, consegui de acabar além dos 4 ranchos um 5º., até o fim de Setembro, para 120 colonos, livre de qualquer innundação, que agazalhou temporaneamente os 75 colonos refugiados das agoas. Foi aberto uma caminho novo e comodo desde os ranchos no lugar da futura povoação ou cidade (queira ver o pequeno mappa, que ajuntei à informação das terras requeridas por Mathias Wagner) para poder introduzir os colonos da 2a. turma nas suas terras, em distancia de 800 braças, e rumo S. N. inclinado a NO. e hoje já prolungado por mais de 700 braças; até a incruzilhada do Ribeirão do poço fundo com as picadas da antiga medição. Neste Ribeirão são collocadas as testadas de 12 colonias da 2a. turma; na dita encruzilhada estabeleci um novo e 6º. rancho, daqui em 4 dias acabado, e que abrigará 200 pessóas resalvas das enchentes. Partindo deste rancho, abrio-se uma picada na direcção quasi 1'E.O., accompanhando o ribeirão do poço fundo até a primeira paralella ao Este da Meridiana (queira ver o tosco rascunho, que remetti com o 1º. relatorio, aonde esta picada está indicada como em projeto). Da Meridiana mais para Oeste, foi a mesma picada prolungada e aberta na linha E.O. da antiga medição, passando por Alegrete até o rancho de Cedro lugar de Piquete, achando-se nesta prolungação da picada as testadas de outras 8 Colonias da mesma 2ª. turma.

Tenho presentemente 26 soldados inclusivos o Sargento e cabo, dos quais estão 5 distacados no Rancho do Cedro, 6 na roça grande no braço do Sul do Rio Guabiruba, e outros 5 vão para o piquete na Endoença no Rio d,Itajahy-merim, que juntos tomão a linha de defeza ao Oeste das Colonias consignadas. Outro piquete de 5 ou 6 homens está, destinado para o pé das Batéas, que junto com o do Cedro defenderão as Colonias distribuidas, ao lado de Norte. Elxistem hoje em total 370 colonos na Colonia; para o abrigo dos quaes, em quanto se acaba o 6º. rancho no Ribeirão do poço fundo, comprei uma cazinha coberta de esteiras, paredes de taboádo com portas, e asoalhada pelo preço de .. Rs. 24$000 aonde agazalho provisoriamente 12 pessoas. Morreo até agora uma unica creança de 18 mezes de idade, filha de João Adão Groh, tendo chegado em estado desenganado. Ha varios molestados com repetidos ataques de diarrhéa de sangue, outros com feridas errupção da pelle; attribuo a diarrhéa em grande parte à humidade con tinua da athmosphera e do chão, e em parte ao modo de cozirhar os alimentos, alias de muito boa qualidade, e que só pouco a pouco tomão o custume de preparar ao modo são, nutritivo e conveniente do Paiz. Junto segue uma lista de medicamentos indispensaveis, que rogo a Vª. Exª. mandar enviar-me com brevidade. Em tudo estão 43 familias que ficarão entregues de igual Nº. de Colonias por sorte tiradas. Das primeiras 10 familias, 9 já tem roças deroubadas, e um delles alguma plantação, por ter achado uma deroubada velha e fazil a limpar e cultivar. Nenhuma das outras pude ainda queimar, pois houve só por maximum 4 dias de sol seguido, e mais alguns dias intercalados nas chuvas. — Os 33 donos da 2a. turma estão em deroubamento dos 33 lotes, que lhe tocarão, e alarguam a picada do rancho do poço fundo, em comprimento de 2000 braças agora aberta até Alegrete, cada um no seu terreno. Os colonos estão contentes com as terras e com bom animo. O que os contraria é o mão tempo,e a longitude dos caminhos, que ainda mais compridos lhes parecem neste tempo pluvioso. — Elles me perseguem quotidianamente com o pedido de espingardas e de pedras redondas de amolar, e com razão o que refiro a Va Exa. Para os da 3a. turma em Nº. de 36 familias, quereço muito muito de machados, enchadas, foices, algums picaretes e pedras de amolar, dizendo elles: que muito poucos tem trazido consigo algums destes utenzilios agricolas da 1a. urgencia, em querião com boa vontade trabalhar nos caminhos e ranchos & pela pequena retribuição que Va. Exa. verá na 1a. Lista junta dos trabalhadores colonos em jornaes, do mez de Setembro, mas que não podem nem n'estes serviços nem nas suas colonias, que em breve lhes serão indicadas, applicar-se ao trabalho rural, faltando-lhes os utenzilios. Do mesmo modo pedem pelo menos huma espingarda por familia sem as quaes não têm animo de entrar nas suas Colonias já algum tanto retiradas, tanto menos, quanto lhes foi recommendado de nunca, nem mesmo nas suas plantações abandonar estas armas.

Pelo Balanço inclusa constará a Va. Exa. de que modo fórão des pendidos nos mencionados serviços & do 1º. até 30 de Setembro 1860 Rs. 544$890. - O saldo da Balança que ficou em Caixa com Rs. 584$610 já está muito diminuido pelo adiantamento de Rs. 100$000 ao Mestre Alexandre Inglez pela promptificação de uma Lancha, pº. a Colonia com elle contractada, de madeira Louro ou Garuba (serne) sem quilia, 50 palmos em comprimento, 11 palmos de largura, que poderá carregar 370 a 380 arrobas, uma prancha, 2 remos de voga e 2 varejões, de dia 8 de Outubro em 6 semanas precisas a acabar pelo preço total de Rs. 350$000; pela despeza com a compra da cazinha mencionada; pela compra de um boi para distribuir entre os colonos (por ração da tabella) na Festa de todos os Santos &&; não tendo ainda pagado ao Sr. Thieme agrimensor, nem seu proprio ajudante de corda, por não ter ainda querido apresentar a sua conta. — Peço por tanto a Vª. Exª. de consignar-me denheiro para poder fazer os pagamentos de Outubro, o da Lancha & devendo-me ficar algum denheiro em Caixa a disposição de imprevistas, e para poder com mais força cuidar nos serviços de communicações boas, tão necessarias, para as quaes precisarei lançar mão à jornaes maiores com outros trabalhadores, visto que a gente da Colonia e os Soldados disponiveis se diminuem de dia em dia pelos trabalhos proprios nas Colonias, e pelo augmento dos piquetes destacados, outro sim para a construcção de edificios indispensáveis. Só seis familias dos Colonos prussianos, justamente os mais proximos na Guabiruba, pedem com urgencia denheiro (400 rs. pº. os adultos e 200 rs. para os menores) como marca o Governo, em lugar de mantimentos in natura, pretextando de não poderem carregar tanto pezo, nem deixar as suas familias sozinhas no mato, para virem receber as rações semanalmente no Armazem, e não querendo augmentar as suas dividas para com o Governo com os mantimentos fornecidos pela carestia do transporte consideravelmente mais caro, pedem um mez adeantado para comprar uma canóa, e cada mez dous para todos os seus mantiment na Barra.

Um chefe de familia, a viuva Christina Decker, 56 annos de idade doente já na Alemanha, receio de perder de convoluções, o que déo maior motivo a vir solicitar a maior parte dos Colonos (não em corpore) um sacerdote para os confessar, casar e enterrar, propondo elles para esse lugar o seu antigo Cura por nome:

Ludovico Bundschuh: da Freguezia Carlsdorf Bailiado Bruchsal) Grand-Ducado Baden.

Ludwig Bundschuh: Carisdorf Amt Bruchsal Gross-Herzogthum Baden que dizem desejava vir ao Brazil, e estão anciosos para que se lhes erija uma Igreja ou Capella, para o que se offerece cada homen de contribuir com 8 dias gratuitos serviços braçaes. He sem duvida uma viva urgencia, cuidar na moralidade e na instrucção até hoje já de 112 menores de ambos os sexos dos quaes pelo menos 1/2 ou 2/3 perderiam com a falta de Sacerdote e Mestres todos os boms principios da sociedade, que tinhão principiado a colher alguma instrucção nas escolas d'onde sahirão no momento da sua emigração. — Tomo-me a liberdade de propor e recommendar como instructora completa para o sexo fiminino das menores d'esta Colonia uma familia muito respeitavel a todos os titulos que é a Sna. Condessa Maria de Buettner, viuva de honestissimo comportamento, e de quem todas as informações, não tendo eu a fortuna de conhecel-a pessoalmente, são excellentes. É uma familia digna de toda consideração e de fina educação, por adversidades da vida sem sufficientes nem regulares recursos de seus proximos parentes além do Oceano, talvez sujeita à privações, que sua modestia, oculta com uma vida todo retirada. Sei que ella aceitaria este penozo encargo, se em breve tiver a certeza d'este emprego para quanto antes commecar a funccionar; habitão à capital Desterro, e nemguem melhor do que Nª. Exª. pode fixar esta feliz aquisição, proporcionando com isto às filhas dos Colonos da Colonia Brusque uma instrucção em tudo e por tudo garantida nas pessoas muito benemeritas da Snrª. Dª. de Buttner, sua Mai e sua Filha. — A determinação de Vª. Exª. no caso de uma indemnisação pecuniaria pelas bemfeitorias de Mathias Wagner intrusas em terras publicas unidas à Colonia, sobre cujo requerimento já enviei a Vª. Exª. a informação, poria a habitação do mesmo à disposição da Colonia, que em breve e sem grande despeza poderia se adaptar provisoriamente pª. moradia d'estas Senrªs, assim como a cazinha, que em cima mencionei ter comprado e que está sómente 12 a 15 braças distantes da primeira para a escola das meninas, até que o tempo permittir de edificar casas proprias para esse fim. (Esta familia pode tãobem ensinar a lingua portugueza).

Recebi com o Officio de Vª. Exª. de datta 16 de Agosto um exemplar do Manual Agricola publicado de ordem da Sociedade auxiliadora da Industria Nacional pelo Dr. Frederico Leopoldo Burlamaque, o qual trattarei de vulgarizar explicando o seu texto e figuras aos Colonos, com preferencia aos artistas e professionaes; e sinto muito ter perdido um habil marceneiro com sua familia: o colono Mopei: da 1a. turma, que tendo ficado na Barra do Itajahy-mirim por molestia de sua mulher aonde conferencio no dia 6 de Setembro com o Snr. Dr. Germano Blumenau, transportou-se posteriormente com familia à Colonia do mesmo nome. Ignoro se disto o respectivo Director déo pro via parte a Vª. Exª. — Como no dia 20 de Setembro o Snr. Tenente João Ricardo Pinto viesse à esta Colonia com os soldados que faltavão, achando-se encarregado da abertura de uma picada da futura estrada, que liga a Barra d'Itajahy com esta Colonia por via terrestre, não dei commeço à verdadeira abertura da mesma picada, que ja tinha principiado a explorar, da Colonia pª. a Barra. Os colonos sobrecarregão-me com cartas para seus parentes na Allemanha, convidando-os, com noticias de contentamento, de virem juntar-se a elles.

Já remetti por minha conta porção por intermedio da Barra e de Sª. Catharina à seu destino, mas como aparecem em muita frequencia envio n'esta accasião nova porção à Delegacia das terras publicas em Sª, Catharina, pedindo à Vª. Exª. fazer com que seja concedido à esta Colonia suas correspondencias francas de porto para Allemanha.

Na tabella das rações a fornecer, emanada pela Thezouraria, está notado tãobem o artº. lenha (2 achas por dia a cada colono, e o artº. sal (a 5 rs. por dia por cabeça). — Como seja claro, que não caressem da lenha da qual cada cento de achas custa pelo menos 400rs. peço a Vª. Exª.: que quizesse mandar consignar o importe respectivo, assim como o de 2/3 partes do Sal concedido, sendo 1/3 de Sal, muito sufficiente. — Com estas equivalencias formaria-se uma pequena Caixa auxiliadora, à que pela continuação de vinda de colonos, affluirião por consideravel tempo quantias integrantes. Esta caixa emprestaria gratuitamente aos colonos aquellas quantidades de denheiro, que os ajudasse proporcionalmente para pequenos aparelhos de farinha de mandioca, moinhos de milho e arroz & e tâobem à compra de canóas para turmas em familias cohabitantes nos Rios Itajahy-mirim e Guabiruba vivificando assim a industria e as communicações.

É quanto tenho a referir presentemente a Vª. Exª., esperando, que o tempo melhore para poder amplificar os Serviços já feitos e a fazer n'esta Colonia.

DEOS GUARDEA Va. EXa.

Ilmo. e Exmº. Snr. Presidente da Provincia de Sª. Catharina.

Colonia Brusque 24 Outubro 1860

Barão de Schneéburg

Diretor da Colonia


Casa de Brusque