Documento de 10 de outubro de 1862

De Sala Virtual Brusque
Revisão de 09h45min de 17 de abril de 2021 por Alicas (discussão | contribs)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
  • AGUARDANDO REVISÃO

Directoria de Colonia Brusque no Itajahy mirim 10 de !Oªutu— bro de 1862.

Exmº. e R'evmº. Snr.

Cumpre-me commeçar este Officio pelo que devia concluiI-o; eisto para levar respeitosamente ao conhecimento de Vª. Eirª”. (antes de todo) a noticia consoladora: que nenhuma victima, foi sacrificada pela enchente do Rio“ thajahy-mirim e as de seus numerosos affluen.-. tes—, que todos transbordárão, innundando ao lungo do seus cursos, todos os: terrenos adjacentes. ,

Desde o dia 7 até á noite de 9 do corrente tivemos aqui furio- sas trovoadas com chuveiros a cantaras. As“ aguas crescérão sobre o seu estado normal a uma altura de 25 palmos, e'submergérão' os terrenos de cada lado do seu leito por mais de 300 Braças de extensão in erior,

Na rua do Rio ditajahy na sede da Colonia, deroubou a (BX-* cessiva correnteza 3 chupanas particulares., e uma casa de taboada tambem particular; as outras) casas da mesma rua, conjunctamen- te como quartel do destacamento estavão 3 a 5 Palmos de baixo da- gua.

Esta correnteza enlevou tambem não insignificante porção de madeiras falquejadas do Governo, que estavão empilhadas. na mesma rua.

Na outra rua perpendicular e por ora principal, estavão as se— guintes casas com tanta agua, que as. caudas de socorro navegarao no seu interior, carregando gente victualias e mais objetos. As casas que nesta rua principal forão innundadas são: a venda e casa nova de Joaquim Pereira Liberato, — a venda e deposito de negociante La Roche e Cª, — a venda. 'e hospedaria de Pedro Heil, —— e a casa de Phi- lippe Krieger; todas sitas ao lado oriental da mencionada rua. Todas as casas. da mesma rua do lado occidental a saber: os ranchos. de re- cepcão, — 'o rancho de Directoria, _ a velha escola, _- a casa de Gui«. do Sªeclkendorff, — as dous casas de Germano *Thieme, — a casa da nova escola, —— a casa de Dr, Eberhard, — e as casas de Theodor Danckwarth não :for'ão agredidas pelas. aguas, mas com tudo, as pro- ximas ao Rio pela differenga de meio palmo terião tido agoas nos seus lares.

Todo gente do estabelecimento geral d'esta Colonia forão sal- vados com seus tréns. Poucos estiverão em perigo eminente. Nemhu-

——105— ma casa destes pequenos proprietarios foi por ora destruida, e pere- cerão só algums pequenos animaes domesticos dos mesmos.

Receio frequentes consequencias de sau-de, principalmente de crenças que mais ou menos estivérão por 2 dias e noites com nos

todos, expostos as intemperies da catastrofe.

Grande parte de pontes foi e'nlevada, e os caminhos comuni- cativos, como é natural, forão bastante damnificados. Reservo-me a informar a Vª Exª circumstancialmente assim que eu tiver podido percorrer todos os lugares deste estenso estabelecimento em todo seu sentido. Trattarei deste já, da primeira indispensavel urgencia, que é de restabelecer todas as communicações. Immediatametnte ficará a meu grave cuidado, de fornecer a quelles colonos, cujos plantações modernas (que apenas a pocas semanas forão feitas, se achão sub-— mergidas e perdidas), com novas sementes a saber: feijão, milho, ba— tatas e arroz visto- que, por felicidade “na infelicidade, ainda podem ser replantados na mesma estação sem demora para não perderem a colheita do semestre.

Suplico a Va Exª., de enviar-line «com toda benevola bre- vidade o— dinheiro do orçamentoque subitti à aprovação de Vª. Exª. para o trimestre de Outubro *a Decembro; pois neste momento me é indispensavel, digo, me é impossivel de trattar a mandar buscal-o a tempo opportuno.

. Outro sim pelo *a Vª Eªxª de mandar enviar-me ao» menos tar— de possivel (afim. de que chegue em tempo approvitavel e precio- so) sementes da melhor qualidade: 10 sacos de milho, 8 'de feijão, 10“ de arroz, 10 de batatas, pois estas especies, quando as plantações dos colonos, como as de todos os lavradores proprietarios, soffrirão (pelas innumeraveis ratos que permigrarão todo o territorio, e pelas nuvens de passaros pequenos pretos passageiros) prejuizos de primeira, segun- da e terceira replantação destes especies comprei e destribui aos Colo- nos toda esta semente de novamente, isto é que pudi obter, para cujo fim não somente mandei como pessoalmente foi longinquamente buscar. Mui insignificante quantia desta semente resta—me neste momento de urgente precisão no armazem. Os preços «da. compra que eu fiz, com os preços que actualmente se pretende, augmentárão por mais do que o dobro. Não obstante disto, são estes especies tão raras aqui (por que todos quereção delles para si, ou pretendem fazer usura), e como a melindrosa circunstancia de não poder ausentar-me nesta momenta- nea crise do meu. pequeno povo para ministral-o os meus preceitos encoragamento, e assistencia pessoal faz, que ouso reiterar a Vª Ekxª' os meus dous pedidos supra.

Das casas de negocios salvou-se toudas as victualias, fortunai pois com as aguas ainde tão altas não podemos contar tão sedo com a chegada de Lanchas com mantimentos novos, 0 que sera assaz 1a- mentoso. Só pelo meio dia do dia 9 começarão as aguas a baixar, e

—106——

hoje a gente já regressou, a suas casas, e passa a pé pelas-ruas, e os moradores interiores já se communicão aprezar com meio corpo a- lagado.

Neste momento 10 horas de noite relato à Vª !Ebcª este aconte- cimento, e já faz dous horas, que recomeça a trovoada e as chuvas com nova força. O portador pretende aventurar-se a seguir viagem para a Capital. Aproveito a occasião e faço votos para que:

Deos Guarde a Va Exª.

,Exmº. e Revmº . Sr. Conselheiro Vicente Pires da Motta ..vaº Presidente da Província de Sta. Catharina , O“Director da Colonia Barão de Schneéburg


Casa de Brusque