Desfile do Sesquicentenário

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Roteiro

  • Marlus Niebuhr, Historiador.

Abertura: Bandas das escolas Municipais e Estaduais: Hino de Brusque. Desfile do Tiro de Guerra - TG 05-005

1 O povo da terra.

Mosaico com fotos da Santa
Fonte: Prefeitura de Brusque

Xokleng, o povo de nossas matas-caçadores/coletores-, descobriu em Brusque, uma variada gama de animais como: anta, veado, porco do mato, cutia, coati, paca, bugio, tatu, tamanduá, ratão do banhado, gambás, capivaras, jacarés, lagartos etc.

A pesca era realizada com arco e flecha ou com armadilhas, como o cove (instrumento tipicamente indígena).

Lindos carás; pesados e lisos jundiás, e os teimosos cascudos enfiados em suas tocas, as lagostas de água doce, os camarões e ‘traiçoeira’ traíra...

Abertura: Grupo teatral atividade independente

Representantes: Escolas de Educação Básica Osvaldo Reis e Dom João Becker



2 Primeiros moradores e Vicente Só.

Nas terras localizadas à margem direita do rio, em frente ao local destinado à sede da Colônia Itajahy, já havia a presença de imigrantes, moradores de outras colônias e que exploravam a extração de madeira. Aqui, construíram serrarias, citamos Pedro Werner, Franz Sallentiem e Paulo Kellner.

Vicente Ferreira de Mello foi o primeiro a adentrar a mata e estabelecer moradia, por isso, a localidade ficou conhecida como Vicente Só.

Representantes: Escolas de Ensino Fundamental Paquetá e Vendelino Wiemes.

3 Vapor Belmonte

O vapor Belmonte, que fez parte da esquadra imperial, participou da importante batalha naval do Riachuelo em 1865, na Guerra do Paraguai. Foi nessa embarcação que chegaram a nossas terras os esperançosos colonos.

Foi a bordo do vapor que, durante um jantar, o nome do Presidente da Província Francisco Carlos de Araújo Brusque foi sugerido para identificar a nova colônia.

O Belmonte ancorou na barra do rio Itajaí-Mirim, em julho de 1860, na Avenida Cônsul Carlos Renaux.

Abertura: estúdio de Dança Slonsky, grupo de teatro Arte em toda parte.

Representantes: Escolas de Ensino Fundamental Augusta Dutra e Alexandre Merico, e Escola de Educação Básica Santa Terezinha.

4 Primeiros Imigrantes e famílias.

Guiados pelo Barão austríaco Maximilian von Schneeburg... Esperançosos colonos alemães seguiam em canoas rio acima, para seu novo lar...

A nominata: Augusto Hoeffelmann, João Wilhelm, Frederico Guilherme Neuhaus, João José Scharfenberg, Frederico Orthmann, João Germano Boiting, João Ostendarp, Jacob Morsch, Daniel Walter, Luis Richter… Representantes: Escolas de Ensino Fundamental Theodoro Becker e Ayres Gevaerd.

5 Barão de Schneeburg (As Cartas do Barão)

Esta ala representa as cartas (relatórios) do Barão Schneeburg trocadas com o Presidente da Província Francisco Carlos de Araújo Brusque, sobre os primeiros tempos da colônia.

Representantes: Escolas de Ensino Fundamental José Vieira Corte, Dr. Carlos Moritz e Padre Carlos Fuzão.

6 As Atividades da Colônia

O colono aprendeu não só a cultivar as sementes e raízes da terra mas também como transformá-las: da mandioca produziam farinha; do milho, o fubá; da cana, o açúcar e a cachaça. Usavam para isso, tecnologias como os engenhos e atafonas, que são dois diferentes tipos de moinhos. No princípio da colônia, ambos eram movidos à água, posteriormente, passou-se a usar tração animal para movê-los.

Também devemos mencionar as serrarias, as olarias e as cervejarias.

A Religiosidade já faz parte do cotidiano do nosso colono, surgindo a Igreja Católica e, em seguida, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana e a Igreja Adventista. Representantes: Escolas de Ensino Fundamental Lions Club Companheiro Oscar Maluche, Profª Augusta Knorring e Paróquia São Luiz Gonzaga.

7 Diversidade

Quando tratamos da entrada de imigrantes na Colônia Itajahy não podemos deixar de citar a presença de nacionalidades diversas, além do elemento alemão. Em documento oficial de 1864, ao Presidente da Província, o Barão von Schneeburg relata que nessa data, os imigrantes de língua alemã eram a maioria na Colônia, sendo 619, vindos, principalmente de Baden, seguidos dos prussianos em número 182. Além disso, o documento cita a presença de 11 holandeses, sete franceses, um suíço, 11 brasileiros, 11 portugueses, um sueco e um grego.

A partir de 1867 foram introduzidos, pela mesma política de imigração do Governo Imperial, imigrantes de outras partes da Europa, e também da América do Norte - destacando-se poloneses e irlandeses remigrados dos EUA.

Além da presença de diferentes elementos europeus e luso-brasileiros na Colônia Itajahy, há também indícios de moradores negros na própria Colônia e região.

Representantes: Colégios Honório Miranda, Cônsul Carlos Renaux, São Luiz e a Prefeitura Municipal de Guabiruba.

8 Alimentação

A farinha de trigo era a base alimentar do alemão em sua terra natal. No Brasil, ao contrário, a farinha de trigo era escassa, sendo substituída pela farinha de mandioca e pela farinha de milho, o fubá. Outras mudanças como: as substituições de carne fresca, centeio, leite e queijos usados na Europa pelo charque e pelo feijão.

No ano de 1861, os colonos produziam legumes variados, arroz, milho, feijão, batata, inhames, mangaritos, taiá, mandioca e café. Dois anos depois era introduzido o cultivo da cana-de-açúcar, do algodão e do tabaco, ainda árvores frutíferas, especialmente, bananeiras e laranjeiras. Representantes: Escolas de Ensino Fundamental Poço Fundo e Ponta Russa.

9 Industrialização

João Bauer, em 1890, desenvolveu a primeira tentativa de produção de tecidos no município, contando com ajuda dos imigrantes poloneses, conhecidos como tecelões de Lodz. A segunda tentativa, que logrou êxito, deu-se com o apoio de Carlos Renaux, comerciante, que instalou teares de madeira rústicos, construídos pelos próprios poloneses, dentro do depósito de sua casa de comércio, em 1892, fundando a Indústria Têxtil de Brusque (Fábrica de Tecidos Carlos Renaux S.A).

Em 1898 tivemos o início das atividades da Buettner S.A Indústria e Comércio, tendo como fundador Eduardo von Buettner, que se especializou na fabricação de bordados finos. Em 1911 tivemos a fundação da Cia. Industrial Schlösser, voltada para tecidos populares e toalhas de mesa e rosto. A modernização do parque industrial dá-se com a inauguração da usina elétrica, construída na Guabiruba Sul, em 1913. Também tínhamos nos idos de 1950, indústrias alimentares, de bebidas e refrigerantes, extrativista mineral e vegetal, fecularias, móveis e esquadrias...

Abertura: Grupo de Arte Expressarte.

Representantes: as escolas de Ensino Fundamental Prof.ª Isaura Gouvea Gevaerd, Profª. Georgina de Carvalho Ramos da Luz e Cedro Alto.

10 Movimento Operário

Em 1933, do dia 1º de maio, realizou-se o I Baile Operário, em comemoração ao Dia do Trabalho. Surge as figuras de José Walendowsky, Rodolpho Orthmann e Manuel dos Santos, que lançam a ideia de criar a “Liga Operária Brusquense”. Mesmo com chuva, muitos se empolgaram e organizaram uma passeata matinal no centro da cidade. Esta é a origem do “Syndicato dos Operários de Brusque”.

Brusque era conhecida pelo vai e vem dos operários pela cidade. A bicicleta era o meio de transporte por excelência, e como era cara uma bicicleta!!!

Muitas foram as lutas dos trabalhadores que marcaram a história da cidade. Representantes: Escolas de Ensino Fundamental Angelo Dognini e Nova Brasília

11 Arquitetura

As primeiras moradias eram simples, verdadeiras cabanas, já que o colono não dispunham do material necessário para construção de moradias no início da colonização. As técnicas de construção usadas na Alemanha foram substituídas pelo improviso e o aproveitamento dos escassos recursos existentes na Colônia: o uso das palmeiras supriu a falta de grande parte dos materiais.

Os mourões eram de madeira, as paredes erguidas com ripas de palmito, os caibros eram feitos de palmeiras e cobertos por palhas em vez de telhas e sob os pés não havia assoalho, apenas o chão batido.

A construção enxaimel consiste na articulação da madeira de forma horizontal, vertical e inclinada, formando uma armação que é preenchida por tijolos e coberta por telhas. O modelo arquitetônico enxaimel, tão lembrado nos estudos sobre as tradições da colonização germânica, passou a ser utilizado quando a Colônia pôde fornecer os materiais necessários como a madeira de boa qualidade, os tijolos e telhas fabricados nas olarias. Abertura: Grupo de teatro Arte em toda parte.

Representantes: Escolas de Educação Básica Padre Lux, João XXIII e Ivo Silveira

12 Brincadeiras de Criança

Naquela época se brincava na rua, pois eram calmas... As brincadeiras eram de pegar, de roda, de esconder.

Também tínhamos o jogo de amarelinha e, ainda, do “mico preto”, a rolha e o carvão, e os rostos ficavam pretos.

Como nos esquecer dos banhos de rio, nas “prainhas”... Na Rua das Carreiras!

Nos deliciosos pomares dos vizinhos havia muitas frutas... E a aventura de descer os morros cobertos de capim–gordura, em “cascas de coqueiro”.... As pescarias de piavas nos riachos, as arapucas debaixo dos pés de laranjeira....

Havia o peão, a pandorga, as “fundas” penduradas no pescoço e os bolsos cheios de pedrinhas. As “cobras de mentira”, puxadas para espantar o andante distraído nas calçadas, ou a moeda pregada para testar os avarentos...

Brincadeiras, muitas brincadeiras! Abertura: Academia Somma Representantes: Escolas de Ensino Fundamental Pe. Luiz Gonzaga Steiner, Rio Branco, Adelina Zierke, Edith Gama Ramos, Edith Krieger Zabel.

14 Lazer...

Em 14 de setembro de 1913 foi fundado o Sport-Club Brusquense.

Os brusquenses marcavam presença nos torneios de futebol, nos bairros da cidade, nos inesquecíveis clássicos do Clube Atlético Cônsul Carlos Renaux e Clube Esportivo Paysandu.

Domingo era o dia do lazer, com a famosa “tarde dançante” ou “domingueiras”, também, os concorridos bailes de salão, abrilhantados pelas bandas da cidade, como: a Banda Musical Concórdia, Jazz-Band América, Jazz-Band Chopp Com Rosca, Jazz Band Ideal, entre outras.

O famoso “fazer avenida”, um desfile das moças pela rua central da cidade, atraindo o olhar dos jovens. Nesse contexto, surge o cinema, como não se lembrar do olhar sempre presente dos lanterninhas... E como se esquecer da Matinê?

Circos e palhaços... Touradas!

Também tínhamos as pescarias dos “carás de meio quilo” e dos muitos jundiás, as canchas de bocha... Até corridas de cavalo!

A Sociedade de Caça e Tiro foi a principal das sociedades da época. Para se ter uma ideia, o salão da Schützen-Verein foi palco para apresentações artísticas... A Schützenfest (Festa do Tiro) era a maior festa da colônia.

Para os namorados, os passeios de carros de mola pelas pacatas ruas da cidade. Representantes: Escola de Ensino Fundamental Alberto Pretti e a Escola de Educação Básica João Hassmann Figurino: Unifebe, ASSEVIM, SENAC, SENAI

15 Brusque Contemporânea

A contribuição das entidades ajudando a tecer a nossa história.

  • APAE / Clínica Uni-duni-tê
  • UNIFEBE
  • Lar Menino Deus
  • Grupo Escoteiro de Brusque
  • Rede Feminina de Combate ao Câncer
  • CEVISAT
  • Núcleo Professores Aposentados
  • Sociedade Santos Dumont
  • Defesa Civil
  • Clube de Desbravadores
  • Projeto Jesus Cristo Nosso Salvador
  • Assembleia de Deus
  • APVAEB
  • SESC
  • Turma do Bolinha
  • Clube Caça e Tiro Araújo Brusque
  • Lions Clube Berço da Fiação
  • Brusque Trail Clube