Brusque em 1907 - Reportagem

De Sala Virtual Brusque
Revisão de 08h35min de 24 de abril de 2021 por Alicas (discussão | contribs) (Criou página com 'Brusque em 1907 Do correspondente em Brusque do jornal ""Novidades"", Itajaí, 26/11/ 1907 Tivemos neste mês ocasião em tomar parte em diversos diverti­ mentos, passando …')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Brusque em 1907

Do correspondente em Brusque do jornal ""Novidades"", Itajaí, 26/11/ 1907


Tivemos neste mês ocasião em tomar parte em diversos diverti­ mentos, passando assim horas bem agradáveis na monótona vida do nosso meio colonial. No primeiro domingo do mês realizou-se na chá­ cara do sr. Becker apreciada desde longos anos como agradável ponto para pic-nics e partidas campestres, uma festa infantil arranjada pelo incansável e dedicado sr. Pastor Lange e o corpo docentf1da escola pro­ testante, oferecida a seus discípulos, pais, amigos e protetores."

Fazendo na ocasião magnífico tempo, houve enorme concorrên­ cia e retiraram-se todos, satisfeitíssimos ."

Em consequência e em combinação com esta festa, foi oferecido à sociedade brusquense, no dia 17 do corrente, em homenagem à glo­ riosa data histórica, na vasta sala do Club dos Atiradores, pela direto­ ria da mesma escola, o espetáculo ""Dornroeschen"", uma das melhores pérolas da poesia alemã, uma fábula transformada em cena teatral . Aos pequenos artistas bem como aos dirigentes desta festa, Reverendo Lange e exma . esposa, não foram regateados aplausos de apreço e a gratidão dos presentes.

GRAÇAS à iniciativa do sr. E!dgar von Buettner e Luiz Müller realizou-se num dos últimos dias, no salão dos Atiradores, um Concer­ to musical, executado com fina perfeição artística por um grupo que aqui esteve, de músicos ambulantes. Achou-se reunida nesta ocasião a elite da nossa sociedade."

Além do raro prazer musical, teve o público boa ocasião de·ad­ mirar a excelente iluminação a álcool, sendo o vasto salão iluminado somente com seis lampiões, que produziram claridade como se fosse de dia. Merece o moderno sistema toda proteção."

Os novos lampeões, chies e elegantes, não são somente uma de­ coração apreciável para cada mesa e cada salão, oferecem também a maior e possível limpeza assim como economia."

Pode ser calculado o consumo do álcool por hora em 30 réis e produzindo uma luz três vezes mais intensa do que melhor luz de que­ rosene. Está bastante provado que a luz a álcool torna-se muito mais barata. Julgo também mais conveniente empregar-se o álcool para a iluminação, visto ser um produto nacional e assim o dinheiro que so­ mos obrigados a gastar com esse serviço público ficará aqui e não irá. para a Norte América encher os bolsos do ""Rei :do querosene"", o sr. Rockfeller, que ultimamente foi condenado a uma multa de 200 mil contos!, mais ou menos, por ter explorado, escandalosa e fraudu­ lentamente, com seu truste de querosene, milhares e milhares de tra­ balhadores."

O consumo e a fabricação de álcool oferece mais uma importante vantagem. Anteriormente o negociante não sabia o que fazer com o melado de açucar que o colono trazia para o mercado em barricas, ho­ je porém já é aproveitado e bem estimado na fabricação do álcool e não se perde mais nenhum."

CONSTA que a casa E. v. Buettner & Cia. está esperando um completo sortimento de Lâmpadas ""Sinumbra"" das quais fará exposi­ ção. Não sendo cara a instalação, convinha dotar-se a nossa vila com uma iluminação por este sistema."

TENCIONA o sr. Coronel Bauer levar agora a efeito a sua anti­ ga idéia de construir uma canalização de água, aproveitando pequno ribeirão que nasce nos morros entre a linha Peterstrasse e Guabiruba, nas terras particulares do sr . João Olinger. Seria de grande vantagem se fosse feito esse serviço de acordo com o nosso governo municipal, tornando-se ele assim aproveitável para o uso público. Podia-se dizer depois: ""Brusque está na ponta"". Ruas agora verdadeiramente boas, iluminação moderna e água encanada! !!"


Casa de Brusque