Volta Grande

De Sala Virtual Brusque
Revisão de 15h14min de 12 de março de 2013 por Alicas (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Álisson Sousa Castro, Historiador.

Educação

E.E.F. Rotary Club Companheiro Ayres Gevaerd

Em 15 de maio de 1939 foi fundada a primeira escola da comunidade denominada Escola Isolada Municipal Simples de Estrada do Barracão, tendo como primeira professora a Senhora Edite Truppel Kormann. A escola funcionava em uma velha casa de madeira.

Em 1942, a escola passou a ter prédio próprio, por meio da aquisição de um terreno do Sr. Artur Colzani, comprado com renda da comunidade escolar. O nome Rotary Club passou a fazer parte da escola na década de 50, porque o clube foi parceiro na construção de um dos prédios da nova escola.

Em 1987, com a ampliação de duas salas de aula e secretaria, passou a funcionar também a primeira turma de Educação Infantil (pré-escolar), sendo inaugurada em junho de 1987.

Prestando uma bonita e reconhecida homenagem ao homem que bastante ajudou a escola e pesquisador da História de Brusque, passou a se chamar Escola Multisseriada Municipal Rotary Club Companheiro Ayres Gevaerd.

No local da antiga escola Ayres Gevaerd, hoje funciona O Centro de Educação Infantil Tia Denise.

No ano de 1992, por meio do decreto Nº 2580/92, foi transformada em Escola Reunida Municipal Rotary Club Companheiro Ayres Gevaerd, passando a ter um professor por turma. (1ª a 4ª série). Em 2000 o educandário recebe nova denominação: "Escola de Ensino Fundamental Ayres Gevaerd"[1].

Em 2001, por meio do Decreto nº 4.680/2001, foi implantado de forma gradativa o Ensino de 5ª a 8ª série, passando a ter sua atual denominação.

No ano de 2002, a Prefeitura Municipal de Brusque adquiriu o terreno, começando então a construção da nova escola, que foi entregue à comunidade no ano de 2004.

C.E.I. "Tia Denise"[2]

O atendimento iniciou com a ampliação da E.E.F. Rotary Clube Companheiro Ayres Gevaerd, no ano de 1988. Em 2005 foi criado o C.E.I. Tia Denise[3].

Em maio de 2005, foi criada a APP(Associação de Pais e Professores), que tem por finalidade participar das decisões, contribuições, organizações e montagem das atividades escolares.

Referências

  1. Brusque. Decreto Nº 4.618 de 20 de novembro de 2000.
  2. Informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação
  3. Decreto nº 5.393/05.