Sociedade Amigos de Brusque

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
  • Texto retirado do site www.casadebrusque.com

O Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim, mais conhecido como Casa de Brusque, é mantido pela Sociedade Amigos de Brusque. Desde 1953, foi iniciado um intenso trabalho de pesquisa, junto aos órgãos públicos e privados do Estado e do Município para coletar o maior número possível de documentos relativos à história brusquense. Esse trabalho de pesquisa e de coleta se estende até os dias atuais, sendo este acervo aberto à visitação pública desde 1971.

Em 1973, o acervo passou a ser oficialmente denominado de Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim.

O Museu preserva um importante e diversificado acervo documental, fotográfico, bibliográfico e de objetos da história do Vale do Itajaí-Mirim. Como exemplo, pode ser citado o primeiro relatório elaborado pelo Barão de Schnéeburg, fundador e diretor da Colônia-Itajahy, prestando contas das ações aqui desenvolvidas, logo após a chegada dos 55 colonos pioneiros.

Os acervos estão disponíveis para consulta, pesquisa de estudantes, pesquisadores e demais interessados na história do Vale do Itajaí. Entre outras atividades, o Museu desenvolve visitas guiadas para grupos maiores mediante agendamento, bem como ações educativas planejadas anualmente para escolas da rede pública e privada.

Ligações externas

www.casadebrusque.com