Mudanças entre as edições de "Santa Rita"

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
m (Protegeu "Santa Rita" ([edit=sysop] (indefinido) [move=sysop] (indefinido)))
(Sem diferença)

Edição das 11h11min de 26 de junho de 2012

  • Álisson Sousa Castro, Historiador.[1]

Inicialmente a localidade ficou conhecida por rua 7 de setembro ou Vila Operária. Por volta de 1958 falece o filho de Lino Zucco, vitima de afogamento no rio Itajaí-Mirim. Por conta disso, nasce a preocupação na comunidade para que as crianças tenham ocupado seu tempo e no mesmo ano funda-se a Associação de Assistência Social 7 de Setembro, a ASSOBRO.

Após a abertura da escola, outra associação foi criada para a construção de uma igreja na localidade.

Em 1968 era lançada a pedra fundamental da Igreja de Santa Rita. Em 1971 o Prefeito José Germano Shafer sanciona a lei que denomina o bairro Santa Rita[2].

A conclusão da Igreja dera-se quatro anos depois de seu início, em 1972. Dez anos depois, a ASSOBRO vende o morro que havia adquirido para a construção da escola.

Educação

Irmã Ludgéria

A ASSOBRO tinha por objetivo inicial a entrega de uma Igreja para a comunidade. Para este fim, foi adquirido o morro onde situa-se o atual colégio Osvaldo Reis em 21 de fevereiro de 1960 em 40 acionistas. O Pe. João da Cruz Stüpp foi grande incentivador desta ação.

Seis anos depois, em 1966, é inaugurada a escola Irmã Ludgéria, que foi uma irmã que juntamente com a Irmã Cunitrudes tomou conta dos serviços de cozinha e lavanderia do Seminário de Azambuja[3].

Osvaldo Reis

Mais tarde, o colégio ganhou a denominação "Osvaldo Reis".

C.E.I. Sofia Dubiella[4]

No dia 19 de setembro de 1990 foi fundada a Associação de Desenvolvimento do Bairro Santa Rita (Associação de Moradores), sendo seu primeiro presidente Nelson Cadore. Um dos objetivos da associação era construir uma creche para atender à comunidade. Por meio de muitas reuniões a associação conseguiu um terreno e o material, que fora doado pela Prefeitura Municipal de Brusque, durante a gestão do Prefeito Ciro Marcial Roza.

O terreno doado fica à margem do Rio Itajaí Mirim, na rua Vitório Demarche.

A Associação fez várias promoções para poder pagar a mão de obra. A obra teve início no dia 8 de abril de 1991, na gestão do Prefeito Ciro Marcial Roza e foi inaugurada no dia 3 de março de 1995, na gestão do Prefeito Danilo Moritz.

A Escola ganhou o nome de Escola de Educação Infantil “Sofia Dubiella”, em homenagem a Senhora Sofia Hörner Dubiella, sogra do senhor Hilário Zen, que emprestou o dinheiro para a construção. As atividades tiveram início em parceria com o SESI, atendendo em período parcial a Pré-Escola.

A partir do dia 4 de novembro de 1999, a Prefeitura Municipal de Brusque passou então a ser responsável por esta Unidade Escolar, atendendo crianças de 3 a 6 anos de idade.

A partir do dia 4 de dezembro de 2000, conforme decreto 4623/2000, passou a ser chamada de Centro de Educação Infantil “Sofia Dubiella”.

Esporte

Em 12 de setembro de 1928 era fundado o Catharinense S.C.[5] que após alguns anos construira campo nas imediações do atual Supermercado Barateiro.

A rua 7 de setembro também abrigou vários clubes de bocha [6] como por exemplo a "Liga Brusquense de Boachas "7 de setembro", criada em 15 de fevereiro de 1945 com o objetivo de reunir os clubes Canto do Rio, Sociedade Brusquense, Vila Operária, Ypiranga, 10 de outubro e Laranjeiras e promover entre os mesmos torneios de bocha.

Destes, a S.E. Canto do Rio também sita a rua 7 de setembro, fora fundada em 1 de janeiro de 1947. Ainda na mesma rua, em 12 de setembro de 1946 fora fundada na mesma rua a Tupy E.C.R.

Referências

  1. A partir de informações prestadas pelo senhor Marcos Zimmermann.
  2. Brusque, Lei Nº 492 de 16 de dezembro de 1971.
  3. KOCH, Pe. Eloy Dovarlino. Convento SCJ: Contribuição à História da Província e de Brusque (SC) 1903 - 1993. SCJ: Brusque, 1992. p. 67
  4. Informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação.
  5. O Rebate, Brusque, 14 de setembro de 1936
  6. GEVAERD, Ayres. As sociedades esportivas, recreativas, culturais, beneficentes, de classe e militares de Brusque. In: Álbum do Centenário de Brusque. SAB: Brusque, 1960. p. 200