Mudanças entre as edições de "Santa Luzia"

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
(Criou página com '* Álisson Sousa Castro, Historiador.<ref>A partir de informações prestadas pelo senhor Marcos Zimmermann.</ref> A população em parte é de origem polonesa e, em parte, de o…')
 
m (Protegeu "Santa Luzia" ([edit=sysop] (indefinido) [move=sysop] (indefinido)))
(Sem diferença)

Edição das 11h46min de 26 de junho de 2012

  • Álisson Sousa Castro, Historiador.[1]

A população em parte é de origem polonesa e, em parte, de origem italiana. O primeiro morador foi o senhor Inácio Imianowsky, que veio da Polônia, morando em S. Luzia desde 1872. Era casado com Ana Felsky e foi agrimensor por mais de 40 anos[2].

Educação

E.E.F. José Vieira Corte[3]

A primeira Escola na Comunidade de Santa Luzia foi fundada em 1919, e funcionava na casa cedida pelo Sr. José Vechini, no mesmo local da atual Escola. Vindo a falecer o Sr. José Vechini, seus herdeiros exigiram a desocupação do local. Então, o Sr. Artur Klann e o Sr. Carlos Renaux, com ajuda da comunidade, construíram uma pequena Escola em frente da atual no terreno do Sr. Artur Klann, que funcionou até 1964.

Com a participação do Estado e da comunidade foi adquirido um terreno com grande extensão, no mesmo local da atual escola e que pertencia à família Minela. Devido às dificuldades financeiras, foi vendido uma área considerável ao Sr. Abílio Casagrande, ficando a área remanescente reservada para a construção de duas salas de aula.

Nessa oportunidade, a Escola não possuía a documentação legal de proprietário do terreno, e para diminuir despesas o terreno foi passado da família Minela diretamente para o Sr. Abílio Casagrande e este conforme consta na atual documentação, no ano de 1976, fez uma doação para a escola, embora o terreno já pertencesse à escola desde 1964. No ano de 1964 foi construído o terceiro prédio da escola.

Municipalização

No ano de 1994, a escola passou a ser administrada pela Prefeitura Municipal de Brusque, recebeu uma grande reforma e ampliação de mais quatro salas de aula, secretaria e sanitários num total de 508 m2, inaugurada em 23/04/1995.

No final do ano 2001 foi dado início a mais uma reforma e ampliação num total de 544m², tendo sua reinauguração em 6 de dezembro de 2002.

C.E.I. Tia Norma[4]

O Centro de Educação Infantil Tia Norma é uma entidade pública municipal e está situado na Rua Augusto Klapoth, 1194, Bairro Santa Luzia, CEP 88357-101, no município de Brusque / SC. Sua fundação e criação foi com o código nº 111.201, em 27 de setembro de 1987, em um terreno doado pelo Sr. Arnoldo Luiz Amorim na administração do então prefeito Sr. José Celso Bonatelli, e do vice-prefeito Sr. Zeno Heinig, tendo como secretária de educação a Sra. Ana Maria Soprano Leal.

Em princípio denominado "Centro Comunitário Santa Luzia", o prédio abrigava o posto de saúde e a creche. Em 28 de março de 1994[5], a creche foi desvinculada do Centro Comunitário Santa Luzia, e foi denominada "Escola de Educação Infantil Tia Norma", após Norma Bógio aceitar o convite da então administração municipal para ser madrinha da mesma. A denominação "Centro de Educação Infantil Tia Norma" ocorre em dezembro de 2000[6].

Em 2011, a Unidade de Saúde que funcionava anexo ao Centro de Educação Infantil, passou a atender provisoriamente em outro local, sendo assim, o espaço foi totalmente reformado e nesse ano passou a atender as crianças da pré-escola, que até então eram atendidos na Escola de Ensino fundamental Prof. José Vieira Corte.

Ainda em 2011, tiveram início as obras de um Pró-infância com previsão de conclusão para setembro deste ano. Assim que as obras estiverem concluídas, passaremos a atender em novo espaço mais amplo, com mais salas de aula, o que nos possibilitará atender de 0 a 6 anos.

A Associação de Pais e Professores foi constituída em 12 de agosto de 1992, porém foi registrada somente em 17 de maio de 1993[7]. O primeiro presidente da Associação de Pais e Professores foi o Sr. Valcemir Dalmarco, seguidos por Célia Casagrande, Lacilde Bertoldi Silva, Valesio Lucio dos Santos e Marcio Limas e Valmiria Paza Torresani.

A atual diretora do Centro de Educação Infantil Tia Norma é a senhorita Monica Soares[8], mestre em educação e professora efetiva na educação municipal. Ocuparam o cargo de diretora do Centro de Educação infantil Tia Norma, por indicação da secretaria municipal de educação as senhoras Monica Zilar Redondo, Maria Salete Uller, Cristiane Kempt Schoroeder e Ilse Maria Chaves Cervi.

O C.E.I. Tia Norma é mantido pela Prefeitura Municipal de Brusque, por meio da Secretaria Municipal de Educação e atende a crianças de 2 a 4 anos em período integral e de 3 a 6 anos em período parcial atendendo atualmente 103 crianças.

Referências

  1. A partir de informações prestadas pelo senhor Marcos Zimmermann.
  2. KOCH, Eloy Dorvalino, scj. Catolicismo em Brusque: Recordação do Centenário. SAB: Brusque, 1 p.49
  3. Informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação.
  4. Informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação.
  5. Portaria de nº 1390/94
  6. Resolução nº 03/99 do COMED/Brusque em 04 de dezembro de 2000, por meio do decreto nº 4623/2000, que altera a denominação dos estabelecimentos da Rede Municipal de Brusque.
  7. Ordem 369, na folha 39 do livro A-2
  8. Portaria Nº 6394/2009.