Predefinição:Artigos destacados/26 de dezembro

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


[Percursos de personagens natalinos da Europa para a América: entre familiaridade e estranhamento]

  • Álisson Sousa Castro e Ilanil Coelho

Na última década um ritual ganhou notoriedade durante as celebrações de Natal no Vale do Itajaí. Esta celebração, de origem “alemã”, tem como personagem principal o Pelznickel, um presenteador que premia os bons e ameaça de punir as crianças malcomportadas. No entanto, o ritual está passando por um processo de estranhamento por parte da população migrante que reside ou visita o Vale do Itajaí. Este artigo tem como objetivo interpretar os caminhos das personagens de Natal da Europa em direção à América do Norte e América do Sul, e como neles são operadas reinvenções que implicam em percepções de familiaridade e de estranhamento em Guabiruba. Argumentamos que pela pesquisa histórica é possível vislumbrar os processos de produção de sentido com relação aos personagens de Natal, bem como o jogo de memória e esquecimento que move o ritual na contemporaneidade local e permeia a tensão entre sua familiaridade e estranhamento.. (...)
Clique no título para continuar lendo: [Percursos de personagens natalinos da Europa para a América: entre familiaridade e estranhamento]