Mudanças entre as edições de "Predefinição:Artigos destacados/17 de março"

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
(Criou página com '<onlyinclude> {{Predefinição:Artigos_destacados/modelo| | titulo=Vicente-Só | autor=Marlus Niebuhr | artigos=A história de Brusque tem início nas terras localizadas à m…')
 
Linha 1: Linha 1:
 
<onlyinclude>
 
<onlyinclude>
 
{{Predefinição:Artigos_destacados/modelo|
 
{{Predefinição:Artigos_destacados/modelo|
| titulo=[[Vicente-Só]]
+
| titulo=[[Emancipação administrativa]]
| autor=Marlus Niebuhr
+
| autor=Álisson Sousa Castro e Marlus Niebuhr
| artigos=A história de Brusque tem início nas terras localizadas à margem direita do rio Itajaí-Mirim. Neste local destinado à sede da Colônia Itajahy (Brusque), já havia a presença de outros imigrantes - que exploravam a extração de madeira, sendo Pedro Werner, Franz Sallentiem e Paulo Kellner. No entanto, não devemos nos esquecer de que Vicente Ferreira de Mello foi o primeiro a adentrar a mata e estabelecer moradia. Conta-nos a história que, “andando a caçar, achou o lugar muito bonito e fez um rancho no alto do morro em que hoje se vê a Igreja Católica”1 por isso, a localidade ficou conhecida como Vicente Só.
+
| artigos=Datas são marcos, faróis que nos ajudam a navegar em segurança na história.
 +
Quantas vezes, ao vislumbrarmos o Brasão de nosso município, ao recair nosso olhar sobre o belo listel em vermelho, cor que representa nosso amor pela terra natal, salta à nossa visão as datas de 1860 e 1881 (04 de agosto de 1860 - 23 de março de 1881).
 +
 
 +
Para compreendê-las, devemos voltar aos caminhos da história.
 +
 
 +
A data de 04 de agosto de 1860 marca a chegada dos 55 alemães, que instalaram a colônia Itajahy (Brusque). Guiados pelo Barão Maximilian von Schneeburg, esperançosos colonos seguiam em canoas rio acima, para seu novo lar, entre eles as famílias: Höeffelmann, Wilhelm, Neuhaus, Scharfenberg, Orthmann, Boiting, Ostendarp, Morsch, Walther e Richter.
 +
De valor inestimável, são as cartas (relatórios) do Barão Schneeburg, trocadas com o Presidente da Província Francisco Carlos de Araújo Brusque, sobre os primeiros tempos da colônia, reproduzidas por Cabral em seu livro.
 
}}
 
}}
 
<noinclude>
 
<noinclude>
 
</noinclude>
 
</noinclude>
 
</onlyinclude>
 
</onlyinclude>
 
[[Categoria:!Artigos destacados de março]]
 

Edição das 16h59min de 27 de junho de 2012


Emancipação administrativa

  • Álisson Sousa Castro e Marlus Niebuhr

Datas são marcos, faróis que nos ajudam a navegar em segurança na história. Quantas vezes, ao vislumbrarmos o Brasão de nosso município, ao recair nosso olhar sobre o belo listel em vermelho, cor que representa nosso amor pela terra natal, salta à nossa visão as datas de 1860 e 1881 (04 de agosto de 1860 - 23 de março de 1881).

Para compreendê-las, devemos voltar aos caminhos da história.

A data de 04 de agosto de 1860 marca a chegada dos 55 alemães, que instalaram a colônia Itajahy (Brusque). Guiados pelo Barão Maximilian von Schneeburg, esperançosos colonos seguiam em canoas rio acima, para seu novo lar, entre eles as famílias: Höeffelmann, Wilhelm, Neuhaus, Scharfenberg, Orthmann, Boiting, Ostendarp, Morsch, Walther e Richter. De valor inestimável, são as cartas (relatórios) do Barão Schneeburg, trocadas com o Presidente da Província Francisco Carlos de Araújo Brusque, sobre os primeiros tempos da colônia, reproduzidas por Cabral em seu livro. (...)
Clique no título para continuar lendo: Emancipação administrativa