Predefinição:Artigos destacados/13 de novembro

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


MEMÓRIAS DA RUA HERCÍLIO LUZ (RUA DAS CARREIRAS)

  • Marlus Niebuhr

Este artigo pretende valorizar a memória de moradores da Rua Hercílio Luz, que concederam entrevistas durante o ano de 1998, e que foram devidamente arquivadas no Centro de Documentação Oral e memória – CEDOM, do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Rua das Carreiras
Acervo SAB.

A rua Hercílio Luz, uma das mais tradicionais de Brusque, já teve outros nomes como General Osório e Siqueira Campos. Mas o nome “Carreiras”, ou o mais espontâneo “Rua das Carreiras”, é o nome pelo qual a maioria dos brusquenses refere-se ao local. A denominação não oficial, mas que caiu no gosto popular, tem origem nas antigas corridas de cavalos que eram realizadas na rua. As disputas marcaram a história do local e estavam nas lembranças dos moradores. “Eu nasci depois da época das carreiras. Meus pais me falaram que as corridas eram de mais ou menos uns mil metros”, contou o brusquense Gerald Ulber. (...)

Clique no título para continuar lendo: MEMÓRIAS DA RUA HERCÍLIO LUZ (RUA DAS CARREIRAS)