Ponta Russa

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Álisson Sousa Castro, Historiador.

"Punta Rossa" (ponta vermelha) é a denominação dada pelos imigrantes italianos que se estabeleceram na localidade, dando origem ao nome "Ponta Russa".

Educação

E.E.F. Ponta Russa[1]

A "Escola de Ensino Fundamental Ponta Russa" iniciou suas atividades na década de 1940, em casa alugada por Daniel Monfardini com 32 alunos matriculados nas 4 séries, tendo como primeira professora Orizilda da Silva em 1946.

Mais tarde a escola recebeu a doação de um terreno dos senhores Pedro Sbardelatti e Carlos Miguel Bertolini. Assim, em 1983, o governo do estado de Santa Catarina inaugura a denominada "Escola Isolada Ponta Russa".

Em 1996, a escola é ampliada pela Prefeitura Municipal de Brusque porém somente em 1998 passa a ser responsabilidade da Rede Municipal de Ensino, denominando-se então Escola Multisseriada Municipal Ponta Russa[2].

De acordo com a redistribuição de encargos e responsabilidade estabelecidos na Emenda Constitucional 14/96 e Lei do FUNDEF 9424/96, a escola passa a denominar-se "Escola Multisseriada Municipal Ponta Russa". Em 2000 a Prefeitura de Brusque altera a identificação dos estabelecimentos de ensino, passando a ser denominada de "Escola de Ensino Fundamental Ponta Russa"[3].

C.E.I. "Ponta Russa"[4]

O Centro de Educação Infantil “Ponta Russa” foi inaugurado em 30 de agosto de 1992, sob a denominação de Creche Ponta Russa, em prédio próprio construído em parceria com a Prefeitura de Brusque e a Associação de Moradores para esse fim.

A escola situa-se a 12 quilômetros do centro de Brusque, na estrada geral do bairro de Ponta Russa e iniciou seu atendimento no dia 8 de setembro de 1992, recebendo inicialmente cinquenta e três crianças na faixa etária de dois a seis anos. Ainda em 1992 foi fundada a Associação de Pais e Professores do educandário.

Em 1996, a escola foi ampliada com mais uma sala de aula, nos fundos da escola, que foi utilizada para atividades de recreação, educação física e para assistir TV e vídeo.

Em 2000 o educandário passa a denominar-se Centro de Educação Infantil Ponta Russa[5].

Referências

  1. Informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação
  2. Brusque. Decreto nº 4.084 de 23 de junho de 1998 que "Transforma Escolas Municipalizadas".
  3. Brusque. Decreto Nº 4.623/2000 de 20 de novembro de 2000. Altera identificação dos estabelecimentos de ensino da Rede Municipal de Ensino de Brusque em EEB, EEF e CEI.
  4. Informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação
  5. Brusque. Decreto Nº 4.623/2000 de 20 de novembro de 2000. Altera identificação dos estabelecimentos de ensino da Rede Municipal de Ensino de Brusque em EEB, EEF e CEI.