Política e Políticos de Antanho

De Sala Virtual Brusque
Revisão de 09h09min de 20 de maio de 2019 por Alicas (discussão | contribs)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Política e Políticos de Antanho

  • Ayres Gevaerd

- I -

Como ocorreu na então Vila de “São Luiz Gonzaga” a mudança do regime monárquico para o republicano

SEMPRE gostei de anotar aspectos da vida brusquense, apanhados aqui e ali, não só peio simples prazer da pesquisa, como também, o que considero mais importante, porque podem servir, um dia, de estudo aos nossos cronistas e historiadores. No que concerne à vida oficial de Brusque, os registros que se encontram nos documentos da Colônia, são realmente valiosos, graças aos cuidados de seus administradores. Excetuando os anos de 1861, 1870, 1873, 1874, 1878 e 1880, os demais, desde a fundação, 4 de agosto de 1860, estão completos.

O mesmo já não acontece depois da emancipação, isto é, depois da criação do município, em 23 de março de 1881, até 1905, aproximadamente. Entretanto, de quando em vez, encontram-se registros interessantes, permitindo preencher falhas na seqüência histórica, nos raros livros oficiais e em notícias enviadas de Brusque aos jornais dos municípios visinhos, notadamente ao “NOVIDADES”, que se editou em Itajaí.

Desejamos nos reportar hoje ao livro de atas da Intendência Municipal, correspondente aos anos 1888, 1889 e 1890 e, ao mesmo tempo, anotar algumas ocorrências, aspectos das administrações municipais e o comportamento de personalidades políticas no período que vai de 1890 a 1908. O referido livro registra as atas das sessões da Câmara no tempo do Império e do Conselho da Intendência, estas com as citações de «Cidadão presidente do Conselho» e «Cidadão Governador », ensaios dos primeiros passos da República dos Estados Unidos do Brasil em Brusque. São, certamente, dignas de atenção todas as atas, para quem se dispuser a escrever a história do município.

Para mim que procuro fazer pequenos relatos ou registros, conforme já mencionei e, conhecendo, pela tradição oral, o comportamento de alguns dos velhos políticos de Brusque, acho que se deve publicar as atas das sessões que cuidam das providências para o reconhecimento do novo Regime e de outras, administrativas.

É certo que um resumo do que foi escrito seria suficiente; mas, pela forma tão simples e original como o secretário as redigiu, considerando ainda a conduta de nossos ilustres antepassados, cônscios de suas responsabilidades, uns como monarquistas, outros como republicanos, cremos que a transcrição se impõe, respeitando-se, como é óbvio, a ortografia.

Em seguida registro alguns incidentes, oriundos de acontecimentos sociais e políticos, possibilitando analisar o temperamento de alguns cidadãos vereadores ou intendentes que durante um quarto de século cuidaram dos destinos de Brusque.

“Ata da sessão extraordinaria do dia 23 de Novembro de 1889, sob a presidencia do vereador Guilherme Krieger Junior. O secretario José Vicente Haendchem. Aos vinte tres dias do mez de Novembro do anno de mil oitocentos e oitenta e nove nesta villa de São Luiz, no Paço da Camara Municipal pelas onze horas do dia achando-se reunidos os srs. vereadores como presidente Guilherme Krieger Junior, vice presidente Jorge Boettger e mais vereadores Frederico Klappoth, Germano Scheurich, Gottlieb Becker e Adriano Schaefer; faltando o vereador João Batista Rudolph com participação, achando-se numero legal, o snr. presidente declarou aberta a sessão. Lido o expediente constou o seguinte: Um telegrama circular do telegrapho participando a sahida do Snr. PEDRO D'ALCANTARA, um outro circular do telegrapho participando a Camara Municipal do Rio (?) ter aclamado a Republica dos Estados Unidos do Brazil. Um outro do Governo provisorio de 22 de Novembro participando .......... da Republica.

Um officio do presidente da Provincia de 15 de Novembro enviando o jornal Regeneração. Um outro do Governo Provisorio do Estado Republicano Catarinense de 17 do corrente comunicando ter assumido o governo deste Estado. Um outro de 18 de Novembro comunicando ter determinado que as repartições publicas continuem a funcionar. Um outro de 21 do corrente declarando que podem ser recebidas as notas do Banco do Brazil. De cujo conteúdo os vereadores declarão ser inteirados, mandando o sr. Presidente archiva-las. O presidente consulta os vereadores reunidos se reconhecem o Governo Republicano.

Como foi unanimemente applaudida, adherindo-se esta Camara a Republica Federal Brazileira, reconhecendo o Governo Provisorio. O presidente mandou em vista d'esta deliberação officiar ao Governo provisorio do Estado Republicano a respeito. E não tendo mais nada a tratar o Snr. Presidente levantou a sessão as doze e meia horas do dia. Eu José Vicente Haendchem secretario que o escrevi e assigno. Krieger Junior, Jorge Boettger, Frederico Klappoth, Germano Scheurich, Gottlieb Becker e Adriano Schaefer. O Secretario José Vicente Haendchem”.

Casa de Brusque