Mostras do Sesquicentenário

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

PROJETO “MEMÓRIA VIVA: MEU BAIRRO... MINHA CIDADE”

II Mostra de trabalhos: “Memória Viva: Meu bairro... Minha cidade”.

II Mostra de trabalhos: “Memória Viva: Meu bairro... Minha cidade”.
Fonte: Prefeitura de Brusque

Aconteceu no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, iniciando no dia 3 novembro, com a exposição de trabalhos das escolas municipais nos dias 4 e 5.

A história é um entrelaçar constante de tempos e espaços, num movimento contínuo que perpassa o passado e o presente. Esse entrelaçar cotidiano acaba por tecer histórias que ficam escondidas entre as tramas do tempo. É nesse espaço que se destaca a memória como um elemento de onde se extrai a experiência, não se trata de uma amostragem fria e seca, mas ela é épica, pois trata da memória de personagens vivos. Neste ponto somos obrigados a concordar com a historiadora Ecléa Bosi, que afirma “o velho não tem armas. Nós é que temos de lutar por ele”. E esta luta se torna necessária, porque eles são a fonte de onde jorra a essência da cultura, de onde o passado se conserva na lembrança.

A história oficial tem esquecido e, podemos afirmar mais enfaticamente até, que tem esmagado e sufocado a lembrança, é uma história que celebra o vencedor e que esquece os vencidos. Mas há um lugar em que podemos criar uma nova história, uma história que está guardada nas lembranças pessoais e grupais dos indivíduos que compõem a nossa sociedade. E esta história, não está escrita nos livros, não a encontramos nas bibliotecas e muito menos, nas salas de aula. É mais do que hora de lutar para reconduzir a memória a seu verdadeiro lugar de destaque, de criar uma nova possibilidade de integrar a pesquisa, a educação e a cidadania num só projeto que recupere a nossa própria história. Nosso objetivo com o desenvolvimento do “Projeto Memória Viva: Meu bairro...Minha cidade”, é de fornecer suporte para que as escolas da rede municipal de ensino possam elaborar um material paradidático a respeito da história da localidade na qual a escola está inserida. Assim, compilando dados e unindo informações, teremos todo um acervo sobre a história de Brusque, vista sob a perspectiva dos bairros. O trabalho relativo à memória local deverá subsidiar e atuar na escola como instrumento pedagógico, implicando não apenas o levantamento realizado em campo mas também a sua devolução à população, efetivando assim, o relacionamento entre a escola municipal e a comunidade. Assim, por meio desta pesquisa, da descoberta, do registro, e da criação de situações novas de aprendizagem, instrumentaliza-se alunos para ampliar, sistematizar, aprofundar conhecimentos, conduzindo-os à reflexão, à crítica e à percepção das relações dinâmicas da realidade e da construção da história. Definindo-se como espaço de guarda e consulta dessas memórias a “Sala Brusque”, localizada na Biblioteca Pública Ary Cabral, que conta com a parceria com a Secretaria de Educação.

Prof. MSc. Marlus Niebuhr

Diretor do Patrimônio Histórico de Brusque.

Coordenador do projeto “Memória Viva: Meu bairro...Minha cidade”.