Memórias do calcáreo em Botuverá

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
  • Marlus Niebuhr, Historiador.

Ao folhear as páginas do Jornal “Novidades” de 29 de setembro de 1907, encontramos um interessante artigo, escrito por Max J. Schumann, engenheiro e na ocasião Chefe do Comissariado de Terras e Colonização do 2º. Distrito que tinha sua sede em Brusque. O texto é rico em informações e pode ser encontrado também reproduzido na Revista Vicente-Só: Brusque – Ontem e hoje[1].

Sua pitoresca narração, inicia ao sair da Vila, passando pela ponte metálica “Coronel Vidal Ramos”, que localizava-se no local da atual ponte estaiada, reproduzimos aqui parte do material:

[...] tomei a estrada para Águas Claras, Cedro, Águas Negras, Porto Franco, etc. Cruzando o famoso canavial do Sr. Hoffmann e a moderna cultura de arroz, sistema chamado de submersão [...] empresa modelo, situada à margem d’uma das mais importantes vias da colônia. [...] Até Águas Negras predomina o elemento teuto entre os colonos, d’ali em diante constituem os italianos maior parte dos moradores [...] aproximando-se do Ribeirão do Ouro encontram-se diversos minerais, pedra-gres, ferro, grantito, quartzo e muitas qualidades de pedra e uma pedra parda [...].

Segundo pesquisas, em 1907, o então Coronel Carlos Renaux, já havia percebido a riqueza mineral da região. De acordo com dados pesquisados, nosso ilustre industrial, já havia pedido análise e parecer de um químico da Suíça, sobre a possibilidade de fabricação de cimento. Na época em questão, já era explorada pelos colonos a indústria de caieiras.

Com base nas entrevistas realizadas para o livro “Memórias de Porto Franco”, a exploração da cal desenvolveu-se pelos idos de 1935, mas os trabalhadores mais antigos, na lembrança de moradores seriam: os irmãos Arthur e Miguel Colzani, mas surgem sobrenomes como Tietzmann, Werner, Buschirolli e Maestri, entre outros. Os primeiros fornos, eram de “barranco”, depois apareceram os dois fornos contínuos na localidade de Ourinhos, em 1953, que ainda hoje chamam a atenção.

De acordo com entrevistados o trabalho era difícil: “ esse serviço, não era serviço de gente [...] tinham três que trabalhavam comigo, morreram todos os três... por causa da cal... A cal afogava, tinha que tampar o nariz [...][2]. Todo o processo compreendia várias etapas como retirar as pedras nas pedreiras, transportá-las até os fornos, colocá-las nos fornos e “ botava lenha, fogo as vezes oito ou dez dias, não podia parar, porque se parava, não queimava mais, a pedra criava uma casca e não queimava mais [...].”[3]

Avançando no tempo, outro momento singular dessa história, foi a inauguração da fábrica de calcário em Botuverá, em 31 de janeiro de 1969, com a finalidade de produzir adubos e corretivos para o solo. Mais tarde, em fevereiro do mesmo ano, é fundado a CIMENVALI, projeto acalentado a muito por Carlos Renaux.

Referências

  1. Uma excursão ao centro de Brusque, de Max J. Schuman, In: Notícias de “Vicente-Só” – Ontem e Hoje. Revista de Cultura Histórica do Vale do Itajaí-Mirim. Brusque: Gráfica bandeirante, nº 10, ano III, Abril, maio e Junho, 1979, p. 37 á 40.
  2. Sr. Natalino Recarolli.
  3. Sra. Olindina Colzani