Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Nasci[1] em Brusque em 8 de outubro de 1948, filho dos saudosos Evaldo e de Ida Maria Boni Gianesini. Casado com Maria Odete de Farias Gianesini; três filhos: Anadir, Ana Márcia e Alexandre Luís. E tenho um netinho Joan Gianesini Tridapalli.

Advogado, fui procurador geral do município (1994/96) na gestão Danilo Moritz (1993- 1996).Como advogado estagiei com Antônio Luiz da Silva e dividi um escritório de Advocacia com Adilson Martins e advoguei em parceria com Ademir Cervi até ingressar na Prefeitura aos 02.01.1993, tendo ingressado como advogado e passado para Diretor Jurídico antes de assumir a Procuradoria-Geral. Na gestão de Hylário Zen/José Celso Bonatelli também fui Diretor Jurídico.

Representei Prefeitos em diversas oportunidades: Em 1996, no Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof , representei Danilo Moritz: e mais: em 09.12.94 na Formatura da 8. série – na Escola Oscar Maluche dirigida por Ivanete Zucco; em 05.01.95 na Posse do Presidente da Cohab/SC; em 16.02.95 no ingresso de Atiradores do TG 05005; em 25.10.95 no Painel da semana jurídica; em 06.12.95 no Encerramento do ano da Charlote; em 14.12.95 na inauguração do Correio na rua Tiradentes; em 13.01.96 no Encerramento Brusque-Messe e acompanhei o Prefeito: no Juramento à Bandeira dos dispensados em 26.09.95, no Caça e Tiro Araújo Brusque – presidida pelo Capitão Seara e no governo Hylário Zen, em 2000, representei o Prefeito Hylário Zen, na AMMVI.

Aos 14 anos, ingressei na Renaux, como auxiliar de revisão de tecidos, passando a trabalhar no Escritório da empresa no setor do PCP. Um dos passos significativos rumo à profissionalização, aconteceu ainda na juventude, por meio do Curso Técnico Têxtil na cidade do Rio de Janeiro, entre os anos de 1969 a 1972, graduação que lhe permitiu alçar a condição de Técnico Têxtil na Fiação Limoeiro de 1973 a 1976, na Artex Badenfurt de 1976 a 1982 e na Fiação Renaux de 1982 a 1991. Lecionei para o 2º grau no Colégio Cenecista Honório Miranda (Estatística) - tendo no ano letivo 1974, na turma de Assistentes Administrativos, recebido o nome de turma (Turma Luiz Gianesini), Senai/Lafite (lecionei Química Têxtil) e no Centro de Treinamento da Renaux (matérias técnicas) – dirigi o Centro de Treinamento por aproximadamente um ano; fui instrutor no curso de Fiação 1972, e nos cursos para Cipeiros em 85, 86 e 90 e também de normas técnicas sobre Caldeira em 86 na Renaux.

Após iniciar com algumas crônicas no jornal O Município, fui Colunista do Planeta Esportes, Planeta Notícias, Diário do Povo, Correio Regional, A Voz de Brusque por uma década e Em Foco, por cinco anos (ver registros no “Brusque Cidade Schneeburg”, de Saulo Adami e Tina Rosa, p. 307/323).

Consta meu nome - na bibliografia dos livros de Saulo Adami (“Brusque vai à Guerra e Vielen dank, herr doktor!”) e Ricardo José Engel (nos livros “Pedalando pelo tempo” e “ Ivo Moritz”) e no livro de Reinaldo S. Cordeiro: "Ora bolas... Jota Duarte... soa bem melhor! . Também nos livros de Laércio Knihs, Sentinela do Passado, há duas crônicas que falam de Luiz Gianesini, “Fotografias antigas” e “Terrorismo em Brusque”.

Presidi a Câmara Júnior de Brusque – 1988; integrei o Rotary Club de Brusque (Padrinho Adauto Celso Sambaquy), tendo elaborado o informativo na gestão do Juca Loos; integrei o Lions (Padrinho Jorge Romeu Dadan); Vice Presidente da Assoc. Brusquense de Técnicos Têxteis e Supervisores 1982/84, tendo terminado a gestão de Valdir Nisch como Presidente - de maio a setembro de 1984 - e elaborei u o informativo durante a gestão e fui Relações Públicas na gestão de Lourival Augusto Wandrey 87/88; Vice Presidente dos Presidente dos Escoteiros, tendo 5 terminado a gestão de Nisch como Presidente; Vice-Presidente Jurídico do C.E. Paysandu, na gestão de Ruy C. Queluz ; Integrei a Junta de Julgamento da LBF na gestão de Wilimar Schwanke; presidi a Associação Renaux; presidi a Associação Artex-Badenfurt no biênio 78/79; presidi a Cipa Artex Badenfurt no biênio 78/79; presidi a Cipa Renaux em 193/84/85 e 90, tendo recebido troféu de reconhecimento; trabalhei em inúmeras eleições na seção junto ao Honório Miranda: Em 74 como Secretário, em 78, Mesário e em 82, Presidente, sendo que no pleito de 86, ao ser indicado para presidir a secção do Barriga Verde fui dispensado pelo falecimento de minha mãe.

Integrei a Comissão Municipal de Avaliação de imóveis; a Comissão do Plano Diretor de 2008 do Município de Brusque, coordenado por Jorge Bonamente; fui Coordenador do Procon, integrei o CMDCA - como representante do Gabinete do Prefeito; Diretor Jurídico da ASPMB- Associação dos Servidores Públicos Municipais de Brusque ; Integrei o Conselho do Sindimestre (Gestão do Clébio Morsch Gonçalves); Conselheiro da OAB, subseção de Brusque (Gestão Jonas A Werner); membro da equipe de licitações do Município de Brusque; Conselheiro do COMAD - Conselho Municipal sobre Drogas; Conselheiro eleito do IBPREV nos biênios 2014/15 e 2016/17; membro da Comissão Municipal de Táxis e da Comissão de Processos Sindicantes e Disciplinares.

Formei-me em Direito pela Furb e a Pós graduei-me - em Direito Penal - pela Univali, também cursei extensão universitária - Personalidade Magnética - pela Faculdade de Ciências Bio-psíquicas de São Paulo.

Livros publicados:

  • Botuverá, meu bisavozinho
  • Guabiruba, cidade vizinha
  • Coluna Dez, Grandes nomes
  • Conversando com quem Fez e Faz
  • Gente que fez e Gente que faz
  • Câmara Júnior 1988
  • Eu visto por mim
  • Alguns aspectos na ótica da Procuradoria-Geral, da gestão Danilo/Venzon
  • Grandes nomes na Medicina
  • Personalidades em foco, em parceria com Saulo Adami.

Referências

  1. Perfil autobiográfico de Luiz Gianesini.