Gumercindo Saraiva

De Sala Virtual Brusque
Revisão de 14h31min de 30 de novembro de 2023 por Alicas (discussão | contribs) (Criou página com '<blockquote>Gumercindo da Rosa Saraiva nasceu em Arroio Grande (RS) no dia 13 de janeiro de 1853, filho de Francisco Saraiva e de Propícia da Rosa. Seu pai, também conhecido...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Gumercindo da Rosa Saraiva nasceu em Arroio Grande (RS) no dia 13 de janeiro de 1853, filho de Francisco Saraiva e de Propícia da Rosa. Seu pai, também conhecido como don Chico, era proprietário de terras no Uruguai e no Rio Grande do Sul e lutou na Revolução Farroupilha (1835-1845) como voluntário. Seu irmão Aparício Saraiva foi líder do Partido Blanco no Uruguai e também atuou com grande destaque na Revolução Federalista (1893-1895).

Estudou em Montevidéu, e ainda no Uruguai participou da Revolução das Lanças, contra o governo do presidente Lorenzo Batlle, entre os anos de 1870 e 1872. Com seu irmão Aparício Saraiva também participou no Uruguai na Revolução Tricolor. De volta ao Brasil, em 1880 comprou a estância Curral dos Arroios no município de Santa Vitória do Palmar (RS), onde passou a viver. Ainda durante o Império foi ligado ao Partido Liberal. Em 1888, quando assumiu o posto de tenente-coronel da Guarda Nacional, foi nomeado delegado de polícia em Santa Vitória do Palmar. Por sua ligação com os liberais, recusou-se a entrar no Partido Republicano Rio-Grandense (PRR), liderado por Júlio de Castilhos, onde os

filiados ao Partido Conservador de seu município se haviam abrigado.

Copiado de: LOPES, Raimundo Helio. SARAIVA, Gumercindo. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/SARAIVA,%20Gumercindo.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2023.