Mudanças entre as edições de "Guarani"

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
m (Protegeu "Guarani" ([edit=sysop] (indefinido) [move=sysop] (indefinido)))
Linha 5: Linha 5:
 
==Educação==
 
==Educação==
  
===E.E.B. “João Hassmann”<ref>Informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação</ref>===
+
===E.E.B. "João Hassmann"<ref>Informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação</ref>===
Considerada hoje uma das maiores instituições da rede municipal de ensino do município de Brusque, a Escola de Educação Básica “João Hassmann” iniciou suas atividades em uma pequena casa particular do bairro, situada na rua Rio Branco, no ano de 1954, com 54 alunos. Denominada Escola Mista Municipal, suas primeiras professoras foram Srta. Benta Hildergardes Silva e Sra. Regina Amélia G. Carneiro. Sua data de fundação, segundo registros, é datada de 13 de março de 1954.
+
Considerada hoje uma das maiores instituições da rede municipal de ensino do município de Brusque, a Escola de Educação Básica "João Hassmann" iniciou suas atividades em uma pequena casa particular do bairro, situada na rua Rio Branco, no ano de 1954, com 54 alunos.  
  
A preocupação em integrar a escola e a família em direção a um atendimento de qualidade às crianças foi sempre uma preocupação e necessidade presente no contexto educativo.
+
O nome da escola é uma homenagem ao pai de Maria Hassmann, doadora do terreno destinado à construção da escola.
  
Em 20 de novembro de 2000, pelo decreto municipal nº 4623/2000, o Colégio Municipal passou a ser Escola de Educação Básica “João Hassmann”.
+
====Denominações====
 +
Denominada Escola Mista Municipal, suas primeiras professoras foram Srta. Benta Hildergardes Silva e Sra. Regina Amélia G. Carneiro. Sua data de fundação, segundo registros, é datada de 13 de março de 1954. Três anos depois, a denominação muda para "Escola Reunida Municipal João Hassmann". Em 1961 passa a denominar-se Grupo Escolar João Hassmann. Em 20 de julho de 1974, por meio de decreto, transforma-se em Escola Básica Municipal, atendendo também crianças em idade pré-escolar. No fim da década de 1980 é transformado em Colégio Municipal. Por fim, o Colégio Municipal passou a ser Escola de Educação Básica "João Hassmann" em 20 de novembro de 2000<ref>Decreto municipal nº 4623/2000</ref>, ocupando o prédio do CAIC - Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos - desde 1996.
  
 
===C.E.I. “Pequenos Pensadores”<ref>Informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação</ref>===
 
===C.E.I. “Pequenos Pensadores”<ref>Informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação</ref>===

Edição das 11h39min de 26 de junho de 2012

Álisson Sousa Castro, Historiador.

Em 1996 o Prefeito Danilo Moritz sanciona uma lei[1] que denomina o bairro Guarani, entre os bairros Jardim Maluche e o município de Guabiruba.

Educação

E.E.B. "João Hassmann"[2]

Considerada hoje uma das maiores instituições da rede municipal de ensino do município de Brusque, a Escola de Educação Básica "João Hassmann" iniciou suas atividades em uma pequena casa particular do bairro, situada na rua Rio Branco, no ano de 1954, com 54 alunos.

O nome da escola é uma homenagem ao pai de Maria Hassmann, doadora do terreno destinado à construção da escola.

Denominações

Denominada Escola Mista Municipal, suas primeiras professoras foram Srta. Benta Hildergardes Silva e Sra. Regina Amélia G. Carneiro. Sua data de fundação, segundo registros, é datada de 13 de março de 1954. Três anos depois, a denominação muda para "Escola Reunida Municipal João Hassmann". Em 1961 passa a denominar-se Grupo Escolar João Hassmann. Em 20 de julho de 1974, por meio de decreto, transforma-se em Escola Básica Municipal, atendendo também crianças em idade pré-escolar. No fim da década de 1980 é transformado em Colégio Municipal. Por fim, o Colégio Municipal passou a ser Escola de Educação Básica "João Hassmann" em 20 de novembro de 2000[3], ocupando o prédio do CAIC - Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos - desde 1996.

C.E.I. “Pequenos Pensadores”[4]

O Centro de Educação Infantil “Pequenos Pensadores” iniciou suas atividades independente da Escola de Educação Básica “João Hassmann” no ano de 2004. Na ocasião, foram atendidos 141 alunos de 3 a 6 anos distribuídos em: quatro turmas no período matutino e quatro turmas no período vespertino.

Este trabalho iniciou com o seguinte corpo de funcionários: cinco professoras de turma, duas professoras do projeto Apoio Pedagógico, dois professores do projeto de Inglês, dois professores de Educação Física, duas professoras do projeto Recreateca, cinco serventes/merendeiras, uma diretora e uma auxiliar de secretaria.

Embora o CEI fosse autônomo, com direção e funcionários próprios, passou a chamar-se Centro de Educação Infantil “João Hassmann”, pois ainda não havia decreto de criação. Embora, não tendo decreto de criação, iniciou-se uma mobilização para escolha de um nome para o CEI, por meio de sugestões dadas pelos pais, alunos e funcionários e do voto direto. Em assembleia geral foi escolhido o nome do CEI que passou a chamar-se Centro de Educação Infantil “Pequenos Pensadores”. Este nome foi sugerido pela então diretora do CEI, Keli Regina Coelho Rosa. Em seguida, instituiu-se uma representação de pais e professores denominada Associação de Pais e Professores, que passaram a participar das decisões e organização das atividades do CEI junto a comunidade.

No período de 2004 a dezembro de 2008, o CEI teve como diretora Keli Regina Coelho Rosa. Em 2009, o CEI foi dirigido por Sílvia Decker Teixeira e a partir de fevereiro de 2010, por Beatriz Brigitte Borchardt Grisa.

Atualmente, o CEI possui 155 alunos matriculados, sendo 40 em regime integral e 115 em período parcial. Para atender esta clientela a escola conta com 17 funcionários, sendo 6 professoras regentes, 2 professoras auxiliares e 2 monitoras, uma professora de Educação Física, uma diretora, uma coordenadora pedagógica e 4 funcionárias da higiene e alimentação. A turma da Pré-Escola está sendo atendida no Colégio João Hassmann por falta de espaço físico.

Referências

  1. Brusque, Lei Nº 2080 de 02 de maio de 1996.
  2. Informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação
  3. Decreto municipal nº 4623/2000
  4. Informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação