Fotografias

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
  • Álisson Sousa Castro, Historiador.

Este texto visa instrumentalizar com noções básicas, pesquisadores da rede de educacional de Brusque, tanto pública quanto privada, assim como demais interessados na pesquisa histórica. Os conceitos não serão aprofundados, neste momento, mas servirão como tema gerador de debate.


Foto da "Rua das Carreiras".

Uma imagem pode revelar momentos do quotidiano que não foram registrados em outros documentos como relatos, documentos oficiais, etc.

A partir da imagem ao lado, podemos verificar ao lado direito uma construção que servia como abrigo aos colonos recém-chegados da Europa e refletir: temos algo parecido hoje.

Ao centro podemos observar um carro de mola e podemos imaginar a época na qual a foto foi tirada: foi antes da pavimentação com paralelepípedo e possivelmente antes de chegar algum carro à esta região.

Os elementos que compõem a paisagem da foto nos ajudam a compreender o momento na qual foi produzida e também a intenção do fotógrafo, o artista da imagem.