Escultura-Sem titulo de Elias Naman

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Sem título
F81-06.jpg
Artista Elias Naman
Nacionalidade Síria 50
Técnica Mármore esculpido.
Dimensão 2,44m x 1,52m x 1,03m
Data 2006
Acervo 6º Simpósio Internacional de Escultura do Brasil
Localização Parque das Esculturas, Brusque.

Nesta escultura percebe-se que formas emergem da pedra de mármore e que ao mesmo tempo se fundem numa dicotomia do feminino e masculino, que evoca uma relação romântica.

Elias Naman nasceu em Yabroud (Síria) em 1980. Formado pela Faculdade de Belas Artes, em Damasco, chegou à Itália em 2002 e se matriculou na Accademia Carrara, onde em 2009 graduou-se com honras em quatro anos. Em 2011 conclui os estudos com honras. Tem participado em todo o mundo de inúmeros simpósios e já expôs seu trabalho em grupo e várias exposições individuais na Itália, Síria, Brasil, Alemanha e França. Sempre prefere as obras de estilo e figurativa em mármore à mão, sem o auxílio de máquinas, assim como Michelangelo trabalhou durante cinco anos. Seu método de execução segue a tradição e classicismo, de fato Elias trabalha a partir do bloco de mármore sem a intermediação de um modelo ou desenhos. Ele já trabalhou com vários laboratórios na área Apuan-Versilian atualmente trabalha em seu ateliê na via Baluarte em Carrara.

Formas sinuosas que emergem do mármore cristalino, viver corpos que procuram libertar-se da matéria fria, a dualidade do masculino / feminino dicotomia tão arcaico que vem da natureza e é perdido no inconsciente da cultura: estes são os temas que emergem das obras de Elias Naman, principalmente em esculturas de mármore estátuas que o artista, mais do que outros, foi capaz de se transformar em um palco de tensões românticas da vida.[1].

Para ver as obras, acessar o site http://eliasnaman.com/Elias%20Naman_files/portfolio.html .

Referências

  1. Texto de Elisabetta Buttiglione, tradução de Álisson Sousa Castro. Site do artista. Disponível em ,http://eliasnaman.com/Elias%20Naman_files/biografia.html>, acesso em 5 de out. de 2012.