Escultura-Sem titulo de Elias Naman

De Sala Virtual Brusque
Revisão de 11h35min de 5 de outubro de 2012 por Alicas (discussão | contribs)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Sem título
F81-06.jpg
Artista Elias Naman
Nacionalidade Síria 50
Técnica Mármore esculpido.
Dimensão 2,44m x 1,52m x 1,03m
Data 2006
Acervo 6º Simpósio Internacional de Escultura do Brasil
Localização Brusque.

Nesta escultura percebe-se que formas emergem da pedra de mármore e que ao mesmo tempo se fundem numa dicotomia do feminino e masculino, que evoca uma relação romântica.

Elias Naman nasceu em Yabroud (Síria) em 1980. Formado pela Faculdade de Belas Artes, em Damasco, chegou à Itália em 2002 e se matriculou na Accademia Carrara, onde em 2009 graduou-se com honras em quatro anos. Em 2011 conclui os estudos com honras. Tem participado em todo o mundo de inúmeros simpósios e já expôs seu trabalho em grupo e várias exposições individuais na Itália, Síria, Brasil, Alemanha e França. Sempre prefere as obras de estilo e figurativa em mármore à mão, sem o auxílio de máquinas, assim como Michelangelo trabalhou durante cinco anos. Seu método de execução segue a tradição e classicismo, de fato Elias trabalha a partir do bloco de mármore sem a intermediação de um modelo ou desenhos. Ele já trabalhou com vários laboratórios na área Apuan-Versilian atualmente trabalha em seu ateliê na via Baluarte em Carrara.

Formas sinuosas que emergem do mármore cristalino, viver corpos que procuram libertar-se da matéria fria, a dualidade do masculino / feminino dicotomia tão arcaico que vem da natureza e é perdido no inconsciente da cultura: estes são os temas que emergem das obras de Elias Naman, principalmente em esculturas de mármore estátuas que o artista, mais do que outros, foi capaz de se transformar em um palco de tensões românticas da vida.[1].

Para ver as obras, acessar o site http://eliasnaman.com/Elias%20Naman_files/portfolio.html .

Referências

  1. Texto de Elisabetta Buttiglione, tradução de Álisson Sousa Castro. Site do artista. Disponível em ,http://eliasnaman.com/Elias%20Naman_files/biografia.html>, acesso em 5 de out. de 2012.