Entrevista Joana Torrezani

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Entrevista com a Senhora Joana Torezani

Visita da Escola Augusta Dutra

1) Qual o seu nome?

Joana Torezani.

2) Qual foi a data e local do seu nascimento?

Eu nasci em Brusque no dia 24 de junho de 1930, mas nos documentos está 25. Mas eu nasci 24.

3) De que família são seus pais e avós? De onde vieram e por que?

Meus pais são João Covalski e Luiza Bobonieri. Os pais dos meus pais são estrangeiros. Os pais do meu pai vieram da Polônia e os pais da minha mãe vieram da Itália.

4) Por que eles vieram?

Por que eles vieram em busca de novas terras, né? E a se localizar para Brusque, pra essas nossas comunidades.

5) Qual foi sua profissão?

Minha profissão… primeiramente é criança né? Depois eu fui estidar. Até o primário eu fui estudar, até o primário, eu estudei na escola do Gasparinho em Gaspar. Depois do 4° ano fui interna no colégio das irmãs em Azambuja e estudava no são Luiz, naquele tempo era Santo Antônio, hoje, atual São Luiz. Ali eu me formei! Depois… (mas antes ainda eu fui enfermeira, 6 anos. Depois é que eu terminei o estudo e saí a lecionar.

6) A Senhora morou em Gaspar?

Sim. A minha mãe conta que me levou no travesseiro de Brusque pra Gaspar, bem pequenininha.

7) Qual era a profissão de seu pai?

Meus pais…Meu pai era lavrador, colono, plantava de tudo. E na infância, naquele tempo, pouco se brincava, não tinha tanta coisa que nem hoje em dia. Que logo que a gente crescia tinha que ajudar os pais. Não é que nem vocês hoje, que vocês tem a vida hoje cheia de brincadeira.

8) Como era o trabalho na sua infância, assim como é… a senhora tá falando que vocês já ajudavam desde pequeno, no trabalho na lavoura, na roça?

Ajudava… Ajudava. Logo que eu me formei mocinha eu dei doutrina, catequese e fazia os cultos na igreja. Quando… logo que fiquei mocinha. Antes de sair do gasparinho.

9) Quando criança você costumava ir a igreja? Como era vista a religião?

Ah! Só de pé. Nos andava longe… uns 10, 12 km de pé, porque nos era…. Meus pais e nos fomos criados muito católico. Na lei católica. Era obrigado. Todo Domingo tinha que ir na igreja. Não é só quem quer não, tinha que ir.

10) Como eram curadas as doenças?

Doenças… antigamente era só por meio de chás, compresas, massagem… massagiando, né … a pessoa.

11) De onde vinham os alimentos que você e sua família comiam? Como cozinhavam?

Os alimentos eram todos que a gente colhia na roça. Cozinhava em panela de ferro, fogão de lenha. Tudo o que a gente colhia , a gente

Para saber mais