Mudanças entre as edições de "Documento de 9 de outubro de 1860"

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Linha 34: Linha 34:
  
 
[[Ficheiro:Casa_de_Brusque.jpg|450 px|Casa de Brusque|Casa de Brusque]]
 
[[Ficheiro:Casa_de_Brusque.jpg|450 px|Casa de Brusque|Casa de Brusque]]
[[Categoria:Notícias de Vicente Só|1]]
+
[[Categoria:Notícias de Vicente Só|1]] [[Categoria:Documentos da Administração Colonial|1860]]

Edição das 11h31min de 16 de maio de 2019

O Primeiro Relatório da Colônia

É propósito desta revista transcrever todos os documentos das Administrações da Colônia, guardados na “Casa de Brusque”.

Do período iniciado em agosto de 1860 até 1881, ano da criação do municipio, não foram encontrados os referentes aos seguintes anos: 1861, 1870, 1873, 1874, 1878, 1879 1880.

A ortografia original será respeitada assim como a ordem cronológica.


lmo. e Exmo. Snr. Presidente da Provincia de Sta. Catarina.

Tenho a honra de levar ao conhecimento de Va. Exa. que em 4 de Agosto corrente 5º. dia de viagem pelo Rio d'Itajahy-Mirim acima cheguei com a 1ª. turma de 55 colonos com bom tempo e com muito zelo conduzidos pelo contrahente Pedro Werner (vulgo: Pedro miudo) ao lugar Vicente-só, cujo proprietário Pedro José Werner os agasalhou com o melhor recebimento no seu espaçoso engenho de farinha.

Tratei logo de inspecionar o lugar da Colonia, construi 4 ranchos grandes e um armazem de mantimentos com a despeza, que se vê na tabella junta de jornaes, e algum taboado marcado na conta corrente da Caixa. As piccadas antigas das medições, estão quasi todas fechadas por capoeiras e sem novo limpamento intransitaveis, exceptuando parte da Merediana e algumas ao Oeste da mesma ultimamente limpadas.

O desembaraçamentodo Rio da Guabirúba foi feito em tempo de chuvas; agora porém com aguas baixas que são mais frequentes, é preciso limpa-lo novamente, em certos lugares tirar arvores, e mesmo cortar algumas das muitas serpentinas, que tornão a sua navegação com canôas menores, muito difficil mesmo perigoza. O terreno das coloniás quanto fertil que seja, e quanto se proporcione a estabelecimentos de machinas para diversos fims de industria, carece urgentemente ser percortado por caminhos, por onde possão os colonos ter sahidas de suas terras, menos difficultozas e mais curtas do que pelas piccadas da medicão geral por montanhas escabrosas. Na chegada do Snr. Germano Thieme, agrimensor, pessoa de muita intelligencia e assiduidade, occupei-o immediatamente na exploração das piccadas, que lhe: designei conforme o mappa mais ou menos necessarias para a distribuição e communicação das colonias, assim como na abertura em parte das subdivisões das mesmas. Em 19 de Agosto corrente chegarão a Vicente-só os 139 colonos da 2ª. turma, transportados desde a Villa d'Itajahy pelo Snr. Francisco José Alves Serpa, gente muito accomodada, que tiverão má viagem pelas frequentes chuvas, e sua separação dos mantimentos e trêm, cuja demorada tardança causou bastante inconvenientes. As 10 familias da 1ª. turma já estão entregues nas suas colonias e estão trabalhando em deroubamentos; as 31 familias da 2ª. turma poderão tomar posse dos seus terrenos do mesmo modo como os primeiros, por sorte, em mais ou menos 8 dias, se o máo tempo, que nos persegue, melhora e permitta a demarcação da direcção da nova piccada de sua passagem, que atravessará os respectivos lotes pelos Nrºs: 82, 83, 84, 61 e entre 72 e 73, cuja piccada deverão alargar os mesmos colonos.

Mandei alargar e melhorar pelos colonos o transito da piccada de Vicente-só ao Rio de Guabirúba que pelas agoas estagnadas nos lugares baixos e pela passagem do gado se achou impracticavel, assim como mandei prolungal-a, estivar, e fazer pontes provisorias pelos lotes 98 e 97. Todos os 194 colonos gozão de boa saude, menos muito poucos, que se achão bastante incommodados em consequencia da má viagem e que pela feliz presença do Snr. Eberhardt são por elle com muito cuidado soccoridos sendo elle chimico com o curso de medicina, o que levo à boa lembrança de Vª. Exª. Rogo a Vª. Exa. de mandar-me as Suas ordems a respeito das casas dos colonos nas suas colonias: se devo construi-las a custo do Governo ou se elles mesmos tem de faze-las, para o que poucos se achão providos. A fim de colocar utilmente os piquetes dos soldados, que tem de formar o cordão de defesa contra o agresso dos Bugres, julgo necessarios 10 Soldados mais, para ter, com os 15 que já existem, 25 praças disponiveis distribuidos em 5 piquetes, e peço armamento e munição para todos, pois nemhum os têm. Junto remetto à Vª. Exª. a dupplicata dos fornecimentos totaes, prestados pelos Snrs. Salentim & Haendchen até 31 de Agosto corrente. Dos viveres e mais objectos fornecidos em Desterro e que tenho de receber por intermedio do Snr. Francisco José Alves Serpa, recebi por ora só uma parte e 50 machados, 50 foices, e 50 enchadas. Os que pedi por escripto à administração da meza de rendas da Villa d'Itajahy em 23 do corrente para o mez de Setembro p. f., que mandei buscar por canôas da Colonia na mesma data, e que forão contractados pelo Snr. Joaquim Pereira Liberato, por me serem necessarias para a 1ª turma, até poder regular os pedidos geraes para todos os colonos conjunctos (quando tiver recebido toda a remessa do Desterro), não me vierão se não em diminuta parte, o que multiplica os trabalhos do armazem, causa faltas, e frustrou a viagem das canôas.

Remetto igualmente junto uma lista exacta dos colonos, uma Tabella nominal das despezas com os jornaes, assim como a conta corrente da Caixa da Colonia, e rogo a Vª. Exª. de mandar munir-me com novos dinheiros, que me permittem empregar mais forças para acellerar os trabalhos de urgencia. Não tendo tido occasião oportuna para pedir a Vª. Exª. a renovação dos suprimentos da caixa deixei por ora de ajustar a conta com o Snr. Thieme e seu ajudante da corda. A respeito à exploração e abertura da piccada do caminho entre Itapava e a Colonia no lugar Vicente-só, não me foi possivel mandar dar principio, pois julguei da 1ª. necessidade das entradas aos colonos nos seus terrenos para não demorar as deroubadas e plantações. Darei immediato commeco àquelle serviço assim que este estivaer pelo menos provisoriamente aberto. Para poder mandar buscar mensalmente ou mesmo por quinzenas para 194 colonos o pezo de 540 arrobas de mantimentos, não contando os viveres dos soldados, não chegarião 5 a 6 canoas (pª a busca por quinzena). Julgo pois conveniente de construir uma Lancha larga e chata, que carregaria seguramente em 2 viagems com menos remadores todos os mantimentos e mais objectos de necessidade, e poderá servir no transporte para os futuros colonos. O custo da dita Lancha, conforme as informações tiradas, não poderá exceder a 400$000 Rs. Neste momento chegão mais mantimentos e o resto da bagagem dos colonos enviados pelo Snr. Serpa, e pouco falta para concluir a total entrega dos mantimentos fornecidos em Desterro para a 2ª. turma. Tenho a maior satisfação em poder concluir este officio com a sincera participação a Vª. Exª. do bem estar dos colonos, do seu contentamento das suas melhores disposições para vencer as grandes difficuldades; que os esperão, e da muita animação, que lhes dá a fé e a convicção de terem no Governo Imperial e na benevolencia de Vª. Exª. columnas inabalaveis para sua prosperidade.

DEOS GUARDE A Vª. EXª.

Barão de Schneéburg

Diretor da Colonia

Documento de 9 de outubro de 1860.

Casa de Brusque