Mudanças entre as edições de "Documento de 20 de julho de 1862"

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
 
Linha 5: Linha 5:
 
Exmº. e Revmº. Snr.
 
Exmº. e Revmº. Snr.
  
Tenho a honra de levar ao conhecimento de V°. Exa., que Joaquim Antonio Coelho chegou nestes dias à essa -Colonia relativamente à sua pretenção de tomar em empleito a construcção das casas de Colonos, deroubamento e caminhos entre e para os lotes de terras, que por Or-dem do Governo forão medidos e demarcados no interior da margem direita do Rio Itajahy-merim pelo Major Riviere.  
+
Tenho a honra de levar ao conhecimento de V°. Exa., que Joaquim Antonio Coelho chegou nestes dias à essa Colonia relativamente à sua pretenção de tomar em empleito a construcção das casas de Colonos, deroubamento e caminhos entre e para os lotes de terras, que por Ordem do Governo forão medidos e demarcados no interior da margem direita do Rio Itajahy-merim pelo [[Major Rivière]].  
  
Como estes lotes de terras ainda não tive Ordem de annexar ao nu-cleo d'esta Colonia, nenhum conhecimento tenho da localidade e mais especialidade deste terreno, e o péssimo tempo tão pouco permittio de irmos inspeccionar essas localidades, exame este indispensavel para ba-ze de uma informação sobre a despeza com a factura dos Caminhos do agresso e das comunicações entre lotes.  
+
Como estes lotes de terras ainda não tive Ordem de annexar ao nucleo d'esta Colonia, nenhum conhecimento tenho da localidade e mais especialidade deste terreno, e o péssimo tempo tão pouco permittio de irmos inspeccionar essas localidades, exame este indispensavel para baze de uma informação sobre a despeza com a factura dos Caminhos do agresso e das comunicações entre lotes.  
  
A necessidade manifesta, a grande vantagem para essa Colonia e a supplica dos Colonos é a abertura e factura de uma boa Estrada ie communicação entre a Villa d'Itajahy e a Colonia, da qual não sómente essa Colonia, e os moradores de ambas as margems do Rio Itajahy-mi-rim, como tãobem a futura povoação do territorio para colonisação já medido e em lotes demarcado pelo Major Riviere gozarião dos mes-mos beneficies.  
+
A necessidade manifesta, a grande vantagem para essa Colonia e a supplica dos Colonos é a abertura e factura de uma boa Estrada de communicação entre a Villa d'Itajahy e a Colonia, da qual não sómente essa Colonia, e os moradores de ambas as margems do Rio Itajahy-mirim, como tãobem a futura povoação do territorio para colonisação já medido e em lotes demarcado pelo [[Major Rivière]] gozarião dos mesmos beneficios.
  
Joaquim Antonio Coelho se propõem à Va. lExa. para fazel-a em em-pleito; e como julgo, que essa Estrada para prestar os esperados bene-ficios, e positiva Economia, ella deve ser feita logo de uma vez com to 'da duradeira construção e commodidade para toda especie de transito em as dimensões nos Profilos N: 1 e 2 juntos indicadas.
+
Joaquim Antonio Coelho se propõem à . Exª. para fazel-a em empleito; e como julgo, que essa Estrada para prestar os esperados beneficios, e positiva Economia, ella deve ser feita logo de uma vez com toda duradeira construção e commodidade para toda especie de transito em as dimensões nos Profilos N: 1 e 2 juntos indicadas.
70.  
 
  
A differença das alturas da Villa e o lugar chamado Poço Fundo (4 lagoas mais ou menos) é de cerca 60 palmos, donde se pode consi-derar que em toda a distancia da Villa a Colonia (cerca 6 legoas) exista uma differencia de altura de 90 palmos ou por outra 1/20% e a estra-da podia ser quasi horizontal: se não houvessem nas 2 legoas próximag à Colonia morros entromettidos.  
+
A differença das alturas da Villa e o lugar chamado Poço Fundo (4 lagoas mais ou menos) é de cerca 60 palmos<ref>Aproximadamente 14 metros.</ref>, donde se pode considerar que em toda a distancia da Villa a Colonia (cerca 6 legoas<ref>Aproximadamente 29km.</ref>) exista uma differencia de altura de 90 palmos<ref>Aproximadamente 20,5 metros.</ref> ou por outra 1/20% e a estrada podia ser quasi horizontal: se não houvessem nas 2 legoas<ref>Aproximadamente 9,5km.</ref> próximas à Colonia morros entromettidos.  
  
A Estrada deve ser na margem direita do Rio Itajahv-Mirim, em uma total outra direccáo, do aue a actual picada iá auasi intransitavel. Esta direccão da Estrada deverá naturalmente ser explorada e demar-cada por Engenheiro. Ella terá (Profilo 1) 30 palmos de largo abalada por 1.1/2 palmo, na planície com valletas de ambos os lados; fora das valetas serão de cada lado da Estrada 2 bracas de deroubada para pas-sar o ar e penetrar o Sol. Fui nenhum lugar mesmo quando passa fraldeando os morros (Profilo 2) o declive (aonde fôr neces-sario) não será nunca mais de 3%. terá a Estrada tãobern 2 bracas de deroubada de cada lado. A cava solida será pelo menos de 20; palmos, e por conse-guinte em maximum 10 palmos de aterro fixado e consolidado de modo apropriado, e terá (em Profilo dos morros como N°. 2) um bran-do declive. aue se inclina para o morro. aonde haverá uma valleta de 2 palmos de boca com igual fundura: a Estrada terá, aonde for preciso, esgottos convenientes de distancias conforme necessidade. ou suhter-raneos. ou na superficie. e o corte mesmo dos morros terá uma incli-nacão de pelo menos 45 gráos. Os aterros e abaulamentos serão de bar-ro bom ou de pedras (cascalho) aonde houver perto ao menos não muito longe.  
+
A [[Rodovia Antônio Heil|Estrada]] deve ser na margem direita do Rio Itajahy-Mirim, em uma total outra direccão, do que a actual picada já quasi intransitavel. Esta direccão da Estrada deverá naturalmente ser explorada e demarcada por Engenheiro. Ella terá (Profilo 1) 30 palmos<ref>Aproximadamente 6,8 metros.</ref> de largo abalada por 1.1/2 palmo<ref>Aproximadamente 34cm.</ref>, na planície com valletas de ambos os lados; fora das valetas serão de cada lado da Estrada 2 braças<ref>Aproximadamente 3,6 metros.</ref> de deroubada para passar o ar e penetrar o Sol. Em nenhum lugar mesmo quando passa fraldeando os morros (Profilo 2) o declive (aonde fôr necessario) não será nunca mais de 3%. terá a Estrada tãobem 2 braças<ref>Aproximadamente 3,6 metros.</ref> de deroubada de cada lado. A cava solida será pelo menos de 20 palmos<ref>Aproximadamente 4,5 metros.</ref>, e por conseguinte em maximum 10 palmos<ref>Aproximadamente 2,2 metros.</ref> de aterro fixado e consolidado de modo apropriado, e terá (em Profilo dos morros como N°. 2) um brando declive, que se inclina para o morro, aonde haverá uma valleta de 2 palmos<ref>Aproximadamente 45cm.</ref> de boca com igual fundura: a Estrada terá, aonde for preciso, esgottos convenientes de distancias conforme necessidade, ou subterraneos, ou na superficie, e o corte mesmo dos morros terá uma inclinacão de pelo menos 45 gráos. Os aterros e abaulamentos serão de barro bom ou de pedras (cascalho) aonde houver perto ao menos não muito longe.  
  
A responsabilidade do Empresario proponente será de hum anno depois de promtificacão da Estrada total. O Emprezario proponente Joaquim Antonio Coelho, não entrando as pontes, que formarão um outro contrato especial e separado, se decidio a propor um preto geral e minimo tanto em morro como na planicie por cada braça itinerar:.3. da Estrada uma por outra de Rs. 4$G00, de modo que cada lagoa de Es-trada custaria indistintamente Rs. 12:000$000.  
+
A responsabilidade do Empresario proponente será de hum anno depois de promtificacão da Estrada total. O Emprezario proponente Joaquim Antonio Coelho, não entrando as pontes, que formarão um outro contrato especial e separado, se decidio a propor um preto geral e minimo tanto em morro como na planicie por cada braça itineraria da Estrada uma por outra de Rs. 4$000, de modo que cada legoa<ref>Aproximadamente 4,8km.</ref> de Estrada custaria indistintamente Rs. 12:000$000.  
  
O Emprezario se obrigará a promptificar toda a Estrada no decur-so de hum anno desde o dia do commeço ou naquelle prazo de tempo que melhor convier ao Governo.  
+
O Emprezario se obrigará a promptificar toda a Estrada no decurso de hum anno desde o dia do commeço ou naquelle prazo de tempo que melhor convier ao Governo.  
  
Elle pretende receber os pagamentos correspondentes de tres em tres mezes, devendo ser o primeiro adeantado, ou parte conveniente pa-ra seus preparativos. Elle prestará fiança e deixará de cada pagamento 20% em depósito do Governo para maior segurança do Estado, até a data em que o Governo tomar conta da Estrada promptificada em con-formidade do Contracto.  
+
Elle pretende receber os pagamentos correspondentes de tres em tres mezes, devendo ser o primeiro adeantado, ou parte conveniente para seus preparativos. Elle prestará fiança e deixará de cada pagamento 20% em depósito do Governo para maior segurança do Estado, até a data em que o Governo tomar conta da Estrada promptificada em conformidade do Contracto.  
  
Achando assaz moderada a proposta de Joaquim Antonio Coelho, e sendo uma tal Estrada um benefício de summa importancia para a prosperidade, e uma Obra de Gloria, ouso submetter respeituosamente, à Va. Exa, a presente proposta de Coelho, que a entregará pessoalmente à Va. Ex°., elle irá de proposito por terra, para miudamente examinar  
+
Achando assaz moderada a proposta de Joaquim Antonio Coelho, e sendo uma tal Estrada um benefício de summa importancia para a prosperidade, e uma Obra de Gloria, ouso submetter respeituosamente, à . Exª, a presente proposta de Coelho, que a entregará pessoalmente à . Exª., elle irá de proposito por terra, para miudamente examinar as especialidades do terreno e dos morros afim de que possa responder com acerto, à tudo, que . Exª. queira talvez mais em detalhes perguntal-o.
— 71 —
 
as especialidades do terreno e dos morros afim de que possa responder com acerto, à tudo, que V. Exa. queira talvez mais em detalhes pergun-tal-o .  
 
  
 
Deos Guarde a Vª. Exª.<br>
 
Deos Guarde a Vª. Exª.<br>
Linha 32: Linha 29:
 
Dmº. Presidente da Provincia de S. Catharina<br>
 
Dmº. Presidente da Provincia de S. Catharina<br>
 
O Director da Colonia<br>
 
O Director da Colonia<br>
'''Barão de Schneéburg'''
+
'''[[Maximilian von Schneeburg|Barão de Schneéburg]]'''
  
 
*Publicado originalmente na [[Revista Notícias de Vicente Só - número 007|Revista Notícias de Vicente Só n. 07]] na páginas 70-72. Acervo da [[Sociedade Amigos de Brusque|Casa de Brusque]]
 
*Publicado originalmente na [[Revista Notícias de Vicente Só - número 007|Revista Notícias de Vicente Só n. 07]] na páginas 70-72. Acervo da [[Sociedade Amigos de Brusque|Casa de Brusque]]

Edição atual tal como às 11h14min de 17 de janeiro de 2024

[DOCUMENTO A SER REVISADO]

DIRECTORIA DA COLONIA BRUSQUE EM 20 DE JULHO DE 1862.

Exmº. e Revmº. Snr.

Tenho a honra de levar ao conhecimento de V°. Exa., que Joaquim Antonio Coelho chegou nestes dias à essa Colonia relativamente à sua pretenção de tomar em empleito a construcção das casas de Colonos, deroubamento e caminhos entre e para os lotes de terras, que por Ordem do Governo forão medidos e demarcados no interior da margem direita do Rio Itajahy-merim pelo Major Rivière.

Como estes lotes de terras ainda não tive Ordem de annexar ao nucleo d'esta Colonia, nenhum conhecimento tenho da localidade e mais especialidade deste terreno, e o péssimo tempo tão pouco permittio de irmos inspeccionar essas localidades, exame este indispensavel para baze de uma informação sobre a despeza com a factura dos Caminhos do agresso e das comunicações entre lotes.

A necessidade manifesta, a grande vantagem para essa Colonia e a supplica dos Colonos é a abertura e factura de uma boa Estrada de communicação entre a Villa d'Itajahy e a Colonia, da qual não sómente essa Colonia, e os moradores de ambas as margems do Rio Itajahy-mirim, como tãobem a futura povoação do territorio para colonisação já medido e em lotes demarcado pelo Major Rivière gozarião dos mesmos beneficios.

Joaquim Antonio Coelho se propõem à Vª. Exª. para fazel-a em empleito; e como julgo, que essa Estrada para prestar os esperados beneficios, e positiva Economia, ella deve ser feita logo de uma vez com toda duradeira construção e commodidade para toda especie de transito em as dimensões nos Profilos N: 1 e 2 juntos indicadas.

A differença das alturas da Villa e o lugar chamado Poço Fundo (4 lagoas mais ou menos) é de cerca 60 palmos[1], donde se pode considerar que em toda a distancia da Villa a Colonia (cerca 6 legoas[2]) exista uma differencia de altura de 90 palmos[3] ou por outra 1/20% e a estrada podia ser quasi horizontal: se não houvessem nas 2 legoas[4] próximas à Colonia morros entromettidos.

A Estrada deve ser na margem direita do Rio Itajahy-Mirim, em uma total outra direccão, do que a actual picada já quasi intransitavel. Esta direccão da Estrada deverá naturalmente ser explorada e demarcada por Engenheiro. Ella terá (Profilo 1) 30 palmos[5] de largo abalada por 1.1/2 palmo[6], na planície com valletas de ambos os lados; fora das valetas serão de cada lado da Estrada 2 braças[7] de deroubada para passar o ar e penetrar o Sol. Em nenhum lugar mesmo quando passa fraldeando os morros (Profilo 2) o declive (aonde fôr necessario) não será nunca mais de 3%. terá a Estrada tãobem 2 braças[8] de deroubada de cada lado. A cava solida será pelo menos de 20 palmos[9], e por conseguinte em maximum 10 palmos[10] de aterro fixado e consolidado de modo apropriado, e terá (em Profilo dos morros como N°. 2) um brando declive, que se inclina para o morro, aonde haverá uma valleta de 2 palmos[11] de boca com igual fundura: a Estrada terá, aonde for preciso, esgottos convenientes de distancias conforme necessidade, ou subterraneos, ou na superficie, e o corte mesmo dos morros terá uma inclinacão de pelo menos 45 gráos. Os aterros e abaulamentos serão de barro bom ou de pedras (cascalho) aonde houver perto ao menos não muito longe.

A responsabilidade do Empresario proponente será de hum anno depois de promtificacão da Estrada total. O Emprezario proponente Joaquim Antonio Coelho, não entrando as pontes, que formarão um outro contrato especial e separado, se decidio a propor um preto geral e minimo tanto em morro como na planicie por cada braça itineraria da Estrada uma por outra de Rs. 4$000, de modo que cada legoa[12] de Estrada custaria indistintamente Rs. 12:000$000.

O Emprezario se obrigará a promptificar toda a Estrada no decurso de hum anno desde o dia do commeço ou naquelle prazo de tempo que melhor convier ao Governo.

Elle pretende receber os pagamentos correspondentes de tres em tres mezes, devendo ser o primeiro adeantado, ou parte conveniente para seus preparativos. Elle prestará fiança e deixará de cada pagamento 20% em depósito do Governo para maior segurança do Estado, até a data em que o Governo tomar conta da Estrada promptificada em conformidade do Contracto.

Achando assaz moderada a proposta de Joaquim Antonio Coelho, e sendo uma tal Estrada um benefício de summa importancia para a prosperidade, e uma Obra de Gloria, ouso submetter respeituosamente, à Vª. Exª, a presente proposta de Coelho, que a entregará pessoalmente à Vª. Exª., elle irá de proposito por terra, para miudamente examinar as especialidades do terreno e dos morros afim de que possa responder com acerto, à tudo, que Vª. Exª. queira talvez mais em detalhes perguntal-o.

Deos Guarde a Vª. Exª.
Exmº. e Revmº. Snr. Conselheiro Vicente Pires da Motta
Dmº. Presidente da Provincia de S. Catharina
O Director da Colonia
Barão de Schneéburg

Casa de Brusque

  1. Aproximadamente 14 metros.
  2. Aproximadamente 29km.
  3. Aproximadamente 20,5 metros.
  4. Aproximadamente 9,5km.
  5. Aproximadamente 6,8 metros.
  6. Aproximadamente 34cm.
  7. Aproximadamente 3,6 metros.
  8. Aproximadamente 3,6 metros.
  9. Aproximadamente 4,5 metros.
  10. Aproximadamente 2,2 metros.
  11. Aproximadamente 45cm.
  12. Aproximadamente 4,8km.