Documento de 15 de setembro de 1862

De Sala Virtual Brusque
Revisão de 15h00min de 17 de janeiro de 2024 por Alicas (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

DIRECTORIA DA COLONIA BRUSQUE NO ITAJAHY-MIRIM EM 15 DE SETEMBRO DE 1862.

Exmº. e Revmº. Snr.

Em obediencia ao Despacho de Vª. Exª. de 18 de Agosto proximo passado sobre o requerimento de Maximiano, Barão von Printz, que junto devolvo, tenho de informar: que o terreno requerido é um dos lotes sob N°. II para os Colonos desta Colonia destinados e pelo Major Rivière medidos e demarcados nos fundos da margem direita do Rio d'Itajahy-merim.

O Peticionario, que serviu de Agrimensor na medição destes Lotes, é pessoa activa e intelligente, se occupa actualmente em fabricação de charutos, e manufactura neste momento grande parte de fumo producto da Colonia.

Esse fumo commeça ser procurado por sua intrinseca boa qualidade e tenras grandes folhas, e os charutos pelo modo, com que o Peticionario prepara esse fumo. Elle pretende, alem das mais lavouras, estabelecer no requerido Lote uma plantação de fumo, e fabrica de charutos em escala maior, animando assim esse genero de lavoura, que dá, consideravel interesse aos Colonos pela prompta e immediata venda a bom preço.

Tenho de submetter respeitosamente à Consideração de Vª. Exª.: que assim que Vª. Exª. terá a bondade de destinar proximadamente maior numero de Colonos para essa Colonia, pretendo povoar esse Territorio N°. II já em 21 Lotes medido e demarcado, terras magnificas e superiores, excepto 1 ou 2 Lotes que são montanhosos em parte.

O primeiro e mais curto agresso de per si só, à esse Território, e sua communicação com os mais Lotes do Territorio N°. I da Colonia já, povoados na margem esquerda do Rio d'Itajahy-merim, pede um Serviço (se bem facil e fazer) de 1300[1] braças em linha recta, a commeçar no mesmo Rio em frente do Estabelecimento de João Carlos Read no lugar chamado Limeira, isto é um Serviço de 1300 braças de factura d'um bom caminho quasi em planicie por Matto-virgem, e duas (2) legoas[2] de viagem fluvial (por ora) pelo Itajahy-merim, o que exige Canôas, por isso que a picada existente da Sede da Colonia até a Limeira não presta no seu máo estado transito sufficiente, e mesmo nenhum no tempo pluvioso, e seria de summa utilidade e grande facilitação na escolha da Direcção que deve convenientemente seguir o dito caminho de Agresso de 1300 braças quando houver Colonos e estabelecer nesse Territorio N°. II, se o Peticionario, que plenamente concorda, abrir no seu proprio interesse a sua custa para uso provisorio uma piccada desde o Rio d'Itajahy-Merim em frente de João Carlos Read até o Lotte que elle requer e que pede permissão à Vª. Exª. de poder escolher.

Deos Guarde a Vª. Exª.

Exmº. e Revmº. Snr. Conselheiro Vicente Pires da Motta
Dmº. Presidente da Provincia de S. Catharina

O Director da Colonia
Barão de Schneéburg


Casa de Brusque

  1. Aproximadamente 2.300 metros.
  2. Aproximadamente 9,5km.