Documento de 15 de setembro de 1862

De Sala Virtual Brusque
Revisão de 17h14min de 6 de fevereiro de 2021 por Alicas (discussão | contribs)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

[MATERIAL A SER REVISADO]]

DIRECTORIA DA COLONIA BRUSQUE NO ITAJAHY-MIRIM EM 15 DE SETEMBRO DE 1862.

Exmº. e Revmº. Snr.

Em obediencia ao Despacho de Vª. Exª. de 18 de Agosto proximo passado sobre o requerimento de Maximiano, Barão von Printz, que junto devolvo, tenho de informar: que o terreno requerido é um dos lotes sob N°. II para os Colonos desta Colonia destinados e pelo Major Riviere medidos e demarcados nos fundos da margem direita do Rio d'Itajahy-merim.

O Peticionario, que serviu de Agrimensor na medição destes Lotes, é pessoa activa e intelligente, se occupa actualmente em fabricação de charutos, e manufactura neste momento grande parte de fumo producto da Colonia.

Esse fumo commeça ser procurado por sua intrinseca boa qualidade e tenras grandes folhas, e os charutos pelo modo, com que o Peticionario prepara esse fumo. Elle pretende, alem das mais lavouras, estabelecer no requerido Lote uma plantação de fumo, e fabrica de charutos em escala maior, animando assim esse genero de lavoura, que dá, consideravel interesse aos Colonos pela prompta e immediata venda a bom preço.

Tenho de submetter respeitosamente à Consideração de Vª. Exª.: que assim que Vª. Exª. terá a bondade de destinar proximadamente

Deos Guarde a Vª. Exª.

Exmº. e Revmº. Snr. Conselheiro Vicente Pires da Motta
Dmº. Presidente da Provincia de S. Catharina
O Director da Colonia
Barão de Schneéburg


Casa de Brusque