Cristalina

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
  • Álisson Sousa Castro, Historiador.

Educação

E.E.F. Edith Krieger Zabel

Escola de Ensino Fundamental "Edith Krieger Zabel" começou a funcionar no dia 10 de Março de 1932, denominada Escola Mista Estadual de Baixa Pedras Grandes e mais adiante Escola Isolada Pedras Grandes. Sua criação foi noticiada em 1930[1], sendo seu ato normativo editado em 1931[2].

Consta que os primeiros professores foram Guilherme Rein, Maria Fischer, Edith Krieger Zabel e Iêda Zabel Petermann.

Em 1998 o educandário mudou de nome passando de Escola Isolada Pedras Grandes para Escola Multisseriada Municipal Pedras Grandes[3].

Mais tarde, o Senhor Hermes Graf morador da comunidade, cedeu o seu terreno onde está localizada a escola nos dias atuais, trocando por outro que ficava ao lado, onde foi construída uma pequena sala de madeira e alguns anos mais tarde foi erguida uma escola de alvenaria onde funcionou até o ano de 2000.

No ano 2000, a Administração Municipal construiu um novo prédio, no qual a escola passou a ser denominada de Escola de Ensino Fundamental "Edith Krieger Zabel"[4], em homenagem à professora Edith Krieger Zabel, que se dedicou ao ensino nesta unidade escolar por 24 anos.

Referências

  1. O Progresso, Brusque, 13 de fevereiro de 1930. Disponível na Casa de Brusque.
  2. PIAZZA, Walter F. O Ensino Primário em Brusque. In: Álbum do Centenário de Brusque. SAB: Brusque, 1960. p. 100.
  3. Brusque. Decreto nº 4.084 de 23 de junho de 1998 que "Transforma Escolas Municipalizadas".
  4. Brusque. Decreto Nº 4.623/2000 de 20 de novembro de 2000. Altera identificação dos estabelecimentos de ensino da Rede Municipal de Ensino de Brusque em EEB, EEF e CEI.