Bateas

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
  • Álisson Sousa Castro, Historiador.

O impulso populacional na localidade deu-se após a instalação da empresa Buettner.

Cachoeira da Associação

A represa que fica dentro da Associação Atlética Buettner é frequentada há muitos anos, tendo sido originalmente uma cachoeira com profundidade, em sua queda d'água, de 5 metros. Após um acidente na mesma, fora concretada a lateral e o chão, diminuindo a profundidade para apenas um metro e meio[1]

Religiosidade

Capela

A Capela São João Batista foi erguida aproximadamente em 1940 e em 1975 foi inaugurada a atual capela de São João Batista.

Educação

E.E.F. Pe. Theodoro Becker[2]

No ano de 1968, por ordem do governo estadual, foi edificada a Escola Isolada Padre Theodoro Becker, na Rua Pedro Fantoni, no bairro Bateas. A escola recebeu este nome em homenagem ao vigário da época, Padre Theodoro Becker, doador do terreno, defronte a Capela São João Batista.

Em setembro deste mesmo ano, foram ministrada as primeiras aulas com as professoras, Cândida de Souza, Clara Klann e Maria da Silva. Nesta época a escola contava com 70 alunos.

A dois de março de 1969, a escola foi solenemente inaugurada e contava com 125 alunos, recebendo o nome de Escola Isolada Padre Theodoro Becker de Bateas.

Após cinco anos, passou a chamar-se Escola Isolada Padre Theodoro Becker de Bateas e em seguida de Escola Multisseriada Padre Theodoro Becker.

Em novembro de 1987, foi inaugurada uma nova escola na Rua Bertholdo Todt, com 03 salas de aula, 03 banheiros, 01 dispensa, cozinha e sala de professores.

Em 8 de março de 1989, a escola, que desde 1985 pertencia ao município, teve foi denominada de Escola Reunida Municipal Padre Theodoro Becker, tendo como diretora a educadora Liamara Lauth[3].

No dia 3 de agosto de 1991, foi inaugurada a ampliação da escola com mais 03 salas, secretaria, 01 banheiro e uma área de serviço: pois a 24 de fevereiro de 1992, foi transformada em Escola Básica. Em 1996, com apoio da comunidade e parceria da prefeitura foi construído mais 02 salas.

No ano de 1995 a 1996, assumiu a direção da Escola Rosa Luciana Marchi, tendo como orientadora pedagógica Marli Paza, uma merendeira, dois serventes, 17 professores e urna secretária.

No período de 1997 a 2000, assumiu a escola o diretor Valdori Locatelli com sua equipe, tendo como secretária Andréia de Souza, Orientadora Roséti Schlindwein, bibliotecárias Noêmia Groh e Ângela Cristina Merízio. Em 2000 foi fixado o nome Escola de Ensino Fundamental Pe. Theodoro Becker[4].

No período de 2001 a 2004 assumiu a direção da Escola o Sr. Valdemiro José Fructuoso, tendo como auxiliares duas secretárias, duas orientadoras pedagógicas: a Professora Ana Marli Monarin e a Professora Artete Bruning Battisti Archer que assumiu em junho no lugar da Professora Marli Paza, ainda uma merendeira, quatro serventes e trinta professores, distribuídos conforme grade curricular, projetos e ESPIN. A escola encerrou a ano com 405 alunos. Em 2005 a escola teve como equipe diretiva Carmen de Sousa, como diretora, Ivana Moreton Régis sendo sua orientadora e como secretária Lígia Ulber.

No período de 2006 a 2008 assumiu a direção da escola Ivete Juliana Moraes Krug, tendo como orientadora Ângela Cristina Merízio e secretária Lígia Ulber.

Em 2009 , até o mês de junho esteve como diretora Mirian Felix F. Rocha e a partir desta assumiu a então diretora Maria Vanete Pieper, tendo como secretária Marlete Rangueti Dada e orientadora Carla Ulber. Em 2010 permanece esta equipe diretiva, mudança da orientadora, pois neste ano efetivou-se nesta função, Carolina Vogel.

Referências

  1. Afonso Sartori apud ANDRADE, Thiago. Bairro Batêas. In: O Município, Brusque, 19 de agosto de 2010. p. 9.
  2. Informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação.
  3. Brusque. Decreto nº 2.021 de 8 de março de 1989.
  4. Brusque. Decreto Nº 4.623/2000 de 20 de novembro de 2000. Altera identificação dos estabelecimentos de ensino da Rede Municipal de Ensino de Brusque em EEB, EEF e CEI.