Ayres Gevaerd - O pioneiro Engelbert Gevaert e seus descendentes

De Sala Virtual Brusque
Revisão de 09h03min de 26 de junho de 2019 por Alicas (discussão | contribs)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

O pioneiro Engelbert Gevaert e seus descendentes

Há muitos anos venho recolhendo subsídios para um relato históricos e composição da árvore genealógica da Família Gevaert. Mas a carência de documentos fundamentando a história pouco conhecida da "Colônia dos Belgas" no rio Itajaí-açu, à qual deveria pertencer o primeiro Gevaert a emigrar para o Brasil, impediam meu propósito.

Carlos Ficker, dedicado cultor das letras históricas de Santa Catarina, propiciou-me esta oportunidade, por intermédio de importante documentários: "Charles Van Lede e a colonização Belga em Santa Catarina".

Notáveis foram também as atividades dos amigos José Ferreira da Silva e Jean Rul, meu "patrício", que cuidaram do trabalho preliminar, permitindo acesso ao Arquivo Histórico da Bélgica.

Não pretendo, evidentemente, fazer um novo relato dos atribulados dias da "Colônia dos Belgas", largamente documentado no livro de Carlos Ficker. Quero lembrar, simplesmente, alguns acontecimentos: a origem da Colônia e a situação dos primeiros colonizadores. Em seguida adiciono notar que a tradição familiar conservou e os aspectos genealógicos mais interessantes que podem servir de orientação a outras famílias de origem belga. Procuro dar, assim, aos meus familiares, meios de conhecerem os primeiros tempos da Família aqui no Brasil.

Contam, pois, os registros, que no dia 24 de agosto de 1844 o brigue "Jean van Eyck" saía do porto de Ostende, na Bélgica, levando à bordo 109 colonos, todos das Flandres, com destino à Província de Santa Catarina.

O seu objetivo era dar cumprimento ao contrato firmado entre o governo do Império do Brasil e da Bélgica, fundando a Companhia Belgo Brasileira de Colonização: exploração comercial e mineral, assim como instalar nas margens do rio Itajaí-açu uma colônia agrícola.


Casa de Brusque