Página principal

De Sala Virtual Brusque
Revisão de 08h54min de 28 de maio de 2012 por Alicas (discussão | contribs)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Síntese Histórica

  • Marlus Niebuhr

De acordo com o historiador Oswaldo Rodrigues Cabral, o movimento colonizador de Santa Catarina iniciou-se no ano de 1829, dirigindo-se especialmente para a zona litorânea, com a chegada dos primeiros imigrantes alemães, que se localizaram, então, em território que constituía o Município de São José.
Estes escritos iniciam a obra: “Brusque: subsídios para a História de uma colônia nos tempos do Império”, pedra fundamental da pesquisa sobre a história de Brusque. Livro este que foi editado pela Sociedade Amigos de Brusque em comemoração ao primeiro Centenário da fundação da Colônia, em 1960.
O ano de 1829 marca a fundação da Colônia de São Pedro de Alcântara. Outras colônias alemãs podem ser enumeradas, 1837 em Vargem Grande; 1847 em Piedade; 1850 em Blumenau; Itajaí em 1860.
Voltemos a 25 de julho de 1860! Desembarcam em Itajaí, a primeira leva de 55 colonos alemães! O céu se achava nublado, quando partiram da ilha de Santa Catarina, com o vapor Belmonte, este que havia participado das operações da Guerra do Paraguai.
Sulcando o verde mar, o Belmonte tinha como destino à pequena vila de Itajaí! A bordo encontrava-se o Presidente da Província, Dr. Francisco Carlos de Araújo Brusque, que acompanhou os primeiros colonos até a barra do Itajaí-Mirim. (...)
Clique no título para continuar lendo: Síntese Histórica


10 de junho:

  • 1873 - Colocada a pedra fundamental da Igreja Evangélica.
  • 1935 - Carlos Renaux escreve carta respondendo às acusações feitas contra ele no jornal Die Rundschau, de Blumenau, em que o acusam de utilizar matéria prima inferior em sua fecularia.
  • 1995 - Brusque é ligada à Internet através do Módulo de Aplicação em Educação, durante o I Seminário de Telemática, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

Nasceram neste dia…


Faleceram neste dia…

Outros dias: 8 · 9 · 10 · 11 · 12 | ver todos…

Paes Leme
Luís Betim Paes Leme foi o quinto administrador efetivo da Colônia Itajahy(Brusque). Formado em 1871 engenheiro civil pela Universidade do Brasil, assumiu a Direção da Colônia Itajahy(Brusque). Ele nascera no Rio de Janeiro em 1847, filho de Luís Leme Betim e Mariana E. Navarro Leme e casou-se com Amélie Pellew Wilson, 12 anos mais jovem. Após a conclusão de seus estudos, aos 24 anos, fora nomeado Diretor da Colônia Itajahy (Brusque) em janeiro de 1872, entrando em exercício no dia 2 de março, ficando no cargo até a 1 de dezembro de 1875, quando pediu 3 meses de licença e não retornou a Brusque.


Wbar pink.jpg
Acervo FCB-Fundo Casa de Brusque 00434.jpg

Av. Cônsul Carlos Renaux nas proximidades das Lojas Renaux (atual Casas Bahia). Acervo FCB/Casa de Brusque
Wbar pink.jpg
link={{{escultura}}}

"A onda" de Valeriu Ciumacu, participante do Simpósio Internacional de Esculturas do Brasil.

Acervo Sala Brusque
História dos Bairros

Guarani · Jardim Maluche · São Luiz · Santa Terezinha · Santa Rita · Águas Claras · Azambuja · Bateas · Cedrinho · Centro · Cerâmica Reis · Cristalina · Dom Joaquim · Limeira · Limoeiro · Nova Itália · Paquetá · Planalto · Poço Fundo · Ponta Russa · Primeiro de Maio · Rio Branco · Santa Luzia · São João · São Pedro · Souza Cruz · Steffen · Thomaz Coelho · Volta Grande · Nova Brasília · Zantão

Como pesquisar em
Personalidades

Artistas · Políticos · Religiosos · Educadores · Pesquisadores

Grandes eventos

Bienal Internacional de Artes · Simpósio Internacional de Esculturas · Brusque 150 anos · JASC · Rock na Praça

Casa de Brusque

Revista · Fotos