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− | Tenho a honra de levar ao conhecimento de V°. Exa., que Joaquim Antonio Coelho chegou nestes dias à essa | + | Tenho a honra de levar ao conhecimento de V°. Exa., que Joaquim Antonio Coelho chegou nestes dias à essa Colonia relativamente à sua pretenção de tomar em empleito a construcção das casas de Colonos, deroubamento e caminhos entre e para os lotes de terras, que por Ordem do Governo forão medidos e demarcados no interior da margem direita do Rio Itajahy-merim pelo [[Major Rivière]]. |
− | Como estes lotes de terras ainda não tive Ordem de annexar ao | + | Como estes lotes de terras ainda não tive Ordem de annexar ao nucleo d'esta Colonia, nenhum conhecimento tenho da localidade e mais especialidade deste terreno, e o péssimo tempo tão pouco permittio de irmos inspeccionar essas localidades, exame este indispensavel para baze de uma informação sobre a despeza com a factura dos Caminhos do agresso e das comunicações entre lotes. |
− | A necessidade manifesta, a grande vantagem para essa Colonia e a supplica dos Colonos é a abertura e factura de uma boa Estrada | + | A necessidade manifesta, a grande vantagem para essa Colonia e a supplica dos Colonos é a abertura e factura de uma boa Estrada de communicação entre a Villa d'Itajahy e a Colonia, da qual não sómente essa Colonia, e os moradores de ambas as margems do Rio Itajahy-mirim, como tãobem a futura povoação do territorio para colonisação já medido e em lotes demarcado pelo [[Major Rivière]] gozarião dos mesmos beneficios. |
− | Joaquim Antonio Coelho se propõem à | + | Joaquim Antonio Coelho se propõem à Vª. Exª. para fazel-a em empleito; e como julgo, que essa Estrada para prestar os esperados beneficios, e positiva Economia, ella deve ser feita logo de uma vez com toda duradeira construção e commodidade para toda especie de transito em as dimensões nos Profilos N: 1 e 2 juntos indicadas. |
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− | A differença das alturas da Villa e o lugar chamado Poço Fundo (4 lagoas mais ou menos) é de cerca 60 palmos, donde se pode | + | A differença das alturas da Villa e o lugar chamado Poço Fundo (4 lagoas mais ou menos) é de cerca 60 palmos<ref>Aproximadamente 14 metros.</ref>, donde se pode considerar que em toda a distancia da Villa a Colonia (cerca 6 legoas<ref>Aproximadamente 29km.</ref>) exista uma differencia de altura de 90 palmos<ref>Aproximadamente 20,5 metros.</ref> ou por outra 1/20% e a estrada podia ser quasi horizontal: se não houvessem nas 2 legoas<ref>Aproximadamente 9,5km.</ref> próximas à Colonia morros entromettidos. |
− | A Estrada deve ser na margem direita do Rio | + | A [[Rodovia Antônio Heil|Estrada]] deve ser na margem direita do Rio Itajahy-Mirim, em uma total outra direccão, do que a actual picada já quasi intransitavel. Esta direccão da Estrada deverá naturalmente ser explorada e demarcada por Engenheiro. Ella terá (Profilo 1) 30 palmos<ref>Aproximadamente 6,8 metros.</ref> de largo abalada por 1.1/2 palmo<ref>Aproximadamente 34cm.</ref>, na planície com valletas de ambos os lados; fora das valetas serão de cada lado da Estrada 2 braças<ref>Aproximadamente 3,6 metros.</ref> de deroubada para passar o ar e penetrar o Sol. Em nenhum lugar mesmo quando passa fraldeando os morros (Profilo 2) o declive (aonde fôr necessario) não será nunca mais de 3%. terá a Estrada tãobem 2 braças<ref>Aproximadamente 3,6 metros.</ref> de deroubada de cada lado. A cava solida será pelo menos de 20 palmos<ref>Aproximadamente 4,5 metros.</ref>, e por conseguinte em maximum 10 palmos<ref>Aproximadamente 2,2 metros.</ref> de aterro fixado e consolidado de modo apropriado, e terá (em Profilo dos morros como N°. 2) um brando declive, que se inclina para o morro, aonde haverá uma valleta de 2 palmos<ref>Aproximadamente 45cm.</ref> de boca com igual fundura: a Estrada terá, aonde for preciso, esgottos convenientes de distancias conforme necessidade, ou subterraneos, ou na superficie, e o corte mesmo dos morros terá uma inclinacão de pelo menos 45 gráos. Os aterros e abaulamentos serão de barro bom ou de pedras (cascalho) aonde houver perto ao menos não muito longe. |
− | A responsabilidade do Empresario proponente será de hum anno depois de promtificacão da Estrada total. O Emprezario proponente Joaquim Antonio Coelho, não entrando as pontes, que formarão um outro contrato especial e separado, se decidio a propor um preto geral e minimo tanto em morro como na planicie por cada braça | + | A responsabilidade do Empresario proponente será de hum anno depois de promtificacão da Estrada total. O Emprezario proponente Joaquim Antonio Coelho, não entrando as pontes, que formarão um outro contrato especial e separado, se decidio a propor um preto geral e minimo tanto em morro como na planicie por cada braça itineraria da Estrada uma por outra de Rs. 4$000, de modo que cada legoa<ref>Aproximadamente 4,8km.</ref> de Estrada custaria indistintamente Rs. 12:000$000. |
− | O Emprezario se obrigará a promptificar toda a Estrada no | + | O Emprezario se obrigará a promptificar toda a Estrada no decurso de hum anno desde o dia do commeço ou naquelle prazo de tempo que melhor convier ao Governo. |
− | Elle pretende receber os pagamentos correspondentes de tres em tres mezes, devendo ser o primeiro adeantado, ou parte conveniente | + | Elle pretende receber os pagamentos correspondentes de tres em tres mezes, devendo ser o primeiro adeantado, ou parte conveniente para seus preparativos. Elle prestará fiança e deixará de cada pagamento 20% em depósito do Governo para maior segurança do Estado, até a data em que o Governo tomar conta da Estrada promptificada em conformidade do Contracto. |
− | Achando assaz moderada a proposta de Joaquim Antonio Coelho, e sendo uma tal Estrada um benefício de summa importancia para a prosperidade, e uma Obra de Gloria, ouso submetter respeituosamente, à | + | Achando assaz moderada a proposta de Joaquim Antonio Coelho, e sendo uma tal Estrada um benefício de summa importancia para a prosperidade, e uma Obra de Gloria, ouso submetter respeituosamente, à Vª. Exª, a presente proposta de Coelho, que a entregará pessoalmente à Vª. Exª., elle irá de proposito por terra, para miudamente examinar as especialidades do terreno e dos morros afim de que possa responder com acerto, à tudo, que Vª. Exª. queira talvez mais em detalhes perguntal-o. |
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Deos Guarde a Vª. Exª.<br> | Deos Guarde a Vª. Exª.<br> | ||
− | Exmº. e Revmº. Snr. Conselheiro Vicente Pires da Motta<br> | + | Exmº. e Revmº. Snr. Conselheiro [[Vicente Pires da Motta]]<br> |
Dmº. Presidente da Provincia de S. Catharina<br> | Dmº. Presidente da Provincia de S. Catharina<br> | ||
O Director da Colonia<br> | O Director da Colonia<br> | ||
− | '''Barão de Schneéburg''' | + | '''[[Maximilian von Schneeburg|Barão de Schneéburg]]''' |
*Publicado originalmente na [[Revista Notícias de Vicente Só - número 007|Revista Notícias de Vicente Só n. 07]] na páginas 70-72. Acervo da [[Sociedade Amigos de Brusque|Casa de Brusque]] | *Publicado originalmente na [[Revista Notícias de Vicente Só - número 007|Revista Notícias de Vicente Só n. 07]] na páginas 70-72. Acervo da [[Sociedade Amigos de Brusque|Casa de Brusque]] |
Edição atual tal como às 11h14min de 17 de janeiro de 2024
[DOCUMENTO A SER REVISADO]
DIRECTORIA DA COLONIA BRUSQUE EM 20 DE JULHO DE 1862.
Exmº. e Revmº. Snr.
Tenho a honra de levar ao conhecimento de V°. Exa., que Joaquim Antonio Coelho chegou nestes dias à essa Colonia relativamente à sua pretenção de tomar em empleito a construcção das casas de Colonos, deroubamento e caminhos entre e para os lotes de terras, que por Ordem do Governo forão medidos e demarcados no interior da margem direita do Rio Itajahy-merim pelo Major Rivière.
Como estes lotes de terras ainda não tive Ordem de annexar ao nucleo d'esta Colonia, nenhum conhecimento tenho da localidade e mais especialidade deste terreno, e o péssimo tempo tão pouco permittio de irmos inspeccionar essas localidades, exame este indispensavel para baze de uma informação sobre a despeza com a factura dos Caminhos do agresso e das comunicações entre lotes.
A necessidade manifesta, a grande vantagem para essa Colonia e a supplica dos Colonos é a abertura e factura de uma boa Estrada de communicação entre a Villa d'Itajahy e a Colonia, da qual não sómente essa Colonia, e os moradores de ambas as margems do Rio Itajahy-mirim, como tãobem a futura povoação do territorio para colonisação já medido e em lotes demarcado pelo Major Rivière gozarião dos mesmos beneficios.
Joaquim Antonio Coelho se propõem à Vª. Exª. para fazel-a em empleito; e como julgo, que essa Estrada para prestar os esperados beneficios, e positiva Economia, ella deve ser feita logo de uma vez com toda duradeira construção e commodidade para toda especie de transito em as dimensões nos Profilos N: 1 e 2 juntos indicadas.
A differença das alturas da Villa e o lugar chamado Poço Fundo (4 lagoas mais ou menos) é de cerca 60 palmos[1], donde se pode considerar que em toda a distancia da Villa a Colonia (cerca 6 legoas[2]) exista uma differencia de altura de 90 palmos[3] ou por outra 1/20% e a estrada podia ser quasi horizontal: se não houvessem nas 2 legoas[4] próximas à Colonia morros entromettidos.
A Estrada deve ser na margem direita do Rio Itajahy-Mirim, em uma total outra direccão, do que a actual picada já quasi intransitavel. Esta direccão da Estrada deverá naturalmente ser explorada e demarcada por Engenheiro. Ella terá (Profilo 1) 30 palmos[5] de largo abalada por 1.1/2 palmo[6], na planície com valletas de ambos os lados; fora das valetas serão de cada lado da Estrada 2 braças[7] de deroubada para passar o ar e penetrar o Sol. Em nenhum lugar mesmo quando passa fraldeando os morros (Profilo 2) o declive (aonde fôr necessario) não será nunca mais de 3%. terá a Estrada tãobem 2 braças[8] de deroubada de cada lado. A cava solida será pelo menos de 20 palmos[9], e por conseguinte em maximum 10 palmos[10] de aterro fixado e consolidado de modo apropriado, e terá (em Profilo dos morros como N°. 2) um brando declive, que se inclina para o morro, aonde haverá uma valleta de 2 palmos[11] de boca com igual fundura: a Estrada terá, aonde for preciso, esgottos convenientes de distancias conforme necessidade, ou subterraneos, ou na superficie, e o corte mesmo dos morros terá uma inclinacão de pelo menos 45 gráos. Os aterros e abaulamentos serão de barro bom ou de pedras (cascalho) aonde houver perto ao menos não muito longe.
A responsabilidade do Empresario proponente será de hum anno depois de promtificacão da Estrada total. O Emprezario proponente Joaquim Antonio Coelho, não entrando as pontes, que formarão um outro contrato especial e separado, se decidio a propor um preto geral e minimo tanto em morro como na planicie por cada braça itineraria da Estrada uma por outra de Rs. 4$000, de modo que cada legoa[12] de Estrada custaria indistintamente Rs. 12:000$000.
O Emprezario se obrigará a promptificar toda a Estrada no decurso de hum anno desde o dia do commeço ou naquelle prazo de tempo que melhor convier ao Governo.
Elle pretende receber os pagamentos correspondentes de tres em tres mezes, devendo ser o primeiro adeantado, ou parte conveniente para seus preparativos. Elle prestará fiança e deixará de cada pagamento 20% em depósito do Governo para maior segurança do Estado, até a data em que o Governo tomar conta da Estrada promptificada em conformidade do Contracto.
Achando assaz moderada a proposta de Joaquim Antonio Coelho, e sendo uma tal Estrada um benefício de summa importancia para a prosperidade, e uma Obra de Gloria, ouso submetter respeituosamente, à Vª. Exª, a presente proposta de Coelho, que a entregará pessoalmente à Vª. Exª., elle irá de proposito por terra, para miudamente examinar as especialidades do terreno e dos morros afim de que possa responder com acerto, à tudo, que Vª. Exª. queira talvez mais em detalhes perguntal-o.
Deos Guarde a Vª. Exª.
Exmº. e Revmº. Snr. Conselheiro Vicente Pires da Motta
Dmº. Presidente da Provincia de S. Catharina
O Director da Colonia
Barão de Schneéburg
- Publicado originalmente na Revista Notícias de Vicente Só n. 07 na páginas 70-72. Acervo da Casa de Brusque
- ↑ Aproximadamente 14 metros.
- ↑ Aproximadamente 29km.
- ↑ Aproximadamente 20,5 metros.
- ↑ Aproximadamente 9,5km.
- ↑ Aproximadamente 6,8 metros.
- ↑ Aproximadamente 34cm.
- ↑ Aproximadamente 3,6 metros.
- ↑ Aproximadamente 3,6 metros.
- ↑ Aproximadamente 4,5 metros.
- ↑ Aproximadamente 2,2 metros.
- ↑ Aproximadamente 45cm.
- ↑ Aproximadamente 4,8km.