Volta Grande

De Sala Brusque Virtual

Álisson Sousa Castro, Historiador.

Tabela de conteúdo

Educação

E.E.F. Rotary Club Companheiro Ayres Gevaerd

Em 15 de maio de 1939 foi fundada a primeira escola da comunidade denominada Escola Isolada Municipal Simples de Estrada do Barracão, tendo como primeira professora a Senhora Edite Truppel Kormann. A escola funcionava em uma velha casa de madeira.

Em 1942, a escola passou a ter prédio próprio, por meio da aquisição de um terreno do Sr. Artur Colzani, comprado com renda da comunidade escolar. O nome Rotary Club passou a fazer parte da escola na década de 50, porque o clube foi parceiro na construção de um dos prédios da nova escola.

Em 1987, com a ampliação de duas salas de aula e secretaria, passou a funcionar também a primeira turma de Educação Infantil (pré-escolar), sendo inaugurada em junho de 1987.

Prestando uma bonita e reconhecida homenagem ao homem que bastante ajudou a escola e pesquisador da História de Brusque, passou a se chamar Escola Multisseriada Municipal Rotary Club Companheiro Ayres Gevaerd.

No local da antiga escola Ayres Gevaerd, hoje funciona O Centro de Educação Infantil Tia Denise.

No ano de 1992, por meio do decreto Nº 2580/92, foi transformada em Escola Reunida Municipal Rotary Club Companheiro Ayres Gevaerd, passando a ter um professor por turma. (1ª a 4ª série). Em 2000 o educandário recebe nova denominação: "Escola de Ensino Fundamental Ayres Gevaerd"[1].

Em 2001, por meio do Decreto nº 4.680/2001, foi implantado de forma gradativa o Ensino de 5ª a 8ª série, passando a ter sua atual denominação.

No ano de 2002, a Prefeitura Municipal de Brusque adquiriu o terreno, começando então a construção da nova escola, que foi entregue à comunidade no ano de 2004.

C.E.I. "Tia Denise"[2]

O atendimento iniciou com a ampliação da E.E.F. Rotary Clube Companheiro Ayres Gevaerd, no ano de 1988. Em 2005 foi criado o C.E.I. Tia Denise[3].

Em maio de 2005, foi criada a APP(Associação de Pais e Professores), que tem por finalidade participar das decisões, contribuições, organizações e montagem das atividades escolares.

Referências

  1. Brusque. Decreto Nº 4.618 de 20 de novembro de 2000.
  2. Informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação
  3. Decreto nº 5.393/05.
Ferramentas pessoais