Santa Luzia

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
  • Álisson Sousa Castro, Historiador.[1]

A população em parte é de origem polonesa e, em parte, de origem italiana. O primeiro morador foi o senhor Inácio Imianowsky, que veio da Polônia, morando em S. Luzia desde 1872. Era casado com Ana Felsky e foi agrimensor por mais de 40 anos[2].

Educação

E.E.F. José Vieira Côrte[3]

A primeira Escola na Comunidade de Santa Luzia foi fundada em 1919, e funcionava na casa cedida pelo Sr. José Vechini, no mesmo local da atual Escola. O Sr. Artur Klann e o Sr. Carlos Renaux, com ajuda da comunidade, construíram uma pequena Escola em frente da atual no terreno do Sr. Artur Klann, que funcionou até 1964.

Com a participação do Estado e da comunidade foi adquirido um terreno com grande extensão, no mesmo local da atual escola e que pertencia à família Minela. Devido às dificuldades financeiras, foi vendido uma área considerável ao Sr. Abílio Casagrande, ficando a área remanescente reservada para a construção de duas salas de aula.

Nessa oportunidade, a Escola não possuía a documentação legal de proprietário do terreno, e para diminuir despesas o terreno foi passado da família Minela diretamente para o Sr. Abílio Casagrande e este conforme consta na atual documentação, no ano de 1976, fez uma doação para a escola, embora o terreno já pertencesse à escola desde 1964. No ano de 1964 foi construído o terceiro prédio da escola.

Municipalização

No ano de 1994, a escola passou a ser administrada pela Prefeitura Municipal de Brusque, recebeu uma grande reforma e ampliação de mais quatro salas de aula, secretaria e sanitários num total de 508 m2, inaugurada em 23/04/1995.

Em 1998 o educandário passa a denominar-se Escola Reunida Municipal Prof. José Vieira Côrte[4]. Logo em 2000, nova mudança: Escola de Ensino Fundamental Prof. José Vieira Côrte[5].

No final do ano 2001 foi dado início a mais uma reforma e ampliação num total de 544m², tendo sua reinauguração em 6 de dezembro de 2002.

C.E.I. Tia Norma[6]

O Centro de Educação Infantil Tia Norma é uma entidade pública municipal e está situado na Rua Augusto Klapoth, 1194, Bairro Santa Luzia, CEP 88357-101, no município de Brusque / SC. Sua fundação e criação foi com o código nº 111.201, em 27 de setembro de 1987, em um terreno doado pelo Sr. Arnoldo Luiz Amorim na administração do então prefeito Sr. José Celso Bonatelli, e do vice-prefeito Sr. Zeno Heinig, tendo como secretária de educação a Sra. Ana Maria Soprano Leal.

Em princípio denominado "Centro Comunitário Santa Luzia", o prédio abrigava o posto de saúde e a creche. Em 28 de março de 1994[7], a creche foi desvinculada do Centro Comunitário Santa Luzia, e foi denominada "Escola de Educação Infantil Tia Norma", após Norma Bógio aceitar o convite da então administração municipal para ser madrinha da mesma. A denominação "Centro de Educação Infantil Tia Norma" ocorre em dezembro de 2000[8].

Em 2011, a Unidade de Saúde que funcionava anexo ao Centro de Educação Infantil, passou a atender provisoriamente em outro local, sendo assim, o espaço foi totalmente reformado e nesse ano passou a atender as crianças da pré-escola, que até então eram atendidos na Escola de Ensino fundamental Prof. José Vieira Corte.

Ainda em 2011, tiveram início as obras de um Pró-infância com previsão de conclusão para setembro deste ano. Assim que as obras estiverem concluídas, passaremos a atender em novo espaço mais amplo, com mais salas de aula, o que nos possibilitará atender de 0 a 6 anos.

A Associação de Pais e Professores foi constituída em 12 de agosto de 1992, porém foi registrada somente em 17 de maio de 1993[9]. O primeiro presidente da Associação de Pais e Professores foi o Sr. Valcemir Dalmarco, seguidos por Célia Casagrande, Lacilde Bertoldi Silva, Valesio Lucio dos Santos e Marcio Limas e Valmiria Paza Torresani.

A atual diretora do Centro de Educação Infantil Tia Norma é a senhorita Monica Soares[10], mestre em educação e professora efetiva na educação municipal. Ocuparam o cargo de diretora do Centro de Educação infantil Tia Norma, por indicação da secretaria municipal de educação as senhoras Monica Zilar Redondo, Maria Salete Uller, Cristiane Kempt Schoroeder e Ilse Maria Chaves Cervi.

O C.E.I. Tia Norma é mantido pela Prefeitura Municipal de Brusque, por meio da Secretaria Municipal de Educação e atende a crianças de 2 a 4 anos em período integral e de 3 a 6 anos em período parcial atendendo atualmente 103 crianças.

Referências

  1. A partir de informações prestadas pelo senhor Marcos Zimmermann.
  2. KOCH, Eloy Dorvalino, scj. Catolicismo em Brusque: Recordação do Centenário. SAB: Brusque, 1 p.49
  3. Com informações iniciais fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação.
  4. Brusque. Decreto nº 4.084 de 23 de junho de 1998 que "Transforma Escolas Municipalizadas".
  5. Brusque. Decreto Nº 4.618 de 20 de novembro de 2000.
  6. Informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação.
  7. Portaria de nº 1390/94
  8. Resolução nº 03/99 do COMED/Brusque em 04 de dezembro de 2000, por meio do decreto nº 4623/2000, que altera a denominação dos estabelecimentos da Rede Municipal de Brusque.
  9. Ordem 369, na folha 39 do livro A-2
  10. Portaria Nº 6394/2009.