Ponta Russa

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Álisson Sousa Castro, Historiador.

"Punta Rossa" (ponta vermelha) é a denominação dada pelos imigrantes italianos que se estabeleceram na localidade, dando origem ao nome "Ponta Russa".

Educação

E.E.F. Ponta Russa[1]

A "Escola de Ensino Fundamental Ponta Russa" iniciou suas atividades na década de 1940, em casa alugada por Daniel Monfardini com 32 alunos matriculados nas 4 séries, tendo como primeira professora Orizilda da Silva em 1946.

Mais tarde a escola recebeu a doação de um terreno dos senhores Pedro Sbardelatti e Carlos Miguel Bertolini. Assim, em 1983, o governo do estado de Santa Catarina inaugura a denominada "Escola Isolada Ponta Russa".

Em 1996, a escola é ampliada pela Prefeitura Municipal de Brusque porém somente em 1998 passa a ser responsabilidade da Rede Municipal de Ensino, denominando-se então Escola Multisseriada Municipal Ponta Russa[2].

De acordo com a redistribuição de encargos e responsabilidade estabelecidos na Emenda Constitucional 14/96 e Lei do FUNDEF 9424/96, a escola passa a denominar-se "Escola Multisseriada Municipal Ponta Russa". Em 2000 a Prefeitura de Brusque altera a identificação dos estabelecimentos de ensino, passando a ser denominada de "Escola de Ensino Fundamental Ponta Russa"[3].

C.E.I. "Ponta Russa"[4]

O Centro de Educação Infantil “Ponta Russa” foi inaugurado em 30 de agosto de 1992, sob a denominação de Creche Ponta Russa, em prédio próprio construído em parceria com a Prefeitura de Brusque e a Associação de Moradores para esse fim.

A escola situa-se a 12 quilômetros do centro de Brusque, na estrada geral do bairro de Ponta Russa e iniciou seu atendimento no dia 8 de setembro de 1992, recebendo inicialmente cinquenta e três crianças na faixa etária de dois a seis anos. Ainda em 1992 foi fundada a Associação de Pais e Professores do educandário.

Em 1996, a escola foi ampliada com mais uma sala de aula, nos fundos da escola, que foi utilizada para atividades de recreação, educação física e para assistir TV e vídeo.

Em 2000 o educandário passa a denominar-se Centro de Educação Infantil Ponta Russa[5].

Referências

  1. Informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação
  2. Brusque. Decreto nº 4.084 de 23 de junho de 1998 que "Transforma Escolas Municipalizadas".
  3. Brusque. Decreto Nº 4.623/2000 de 20 de novembro de 2000. Altera identificação dos estabelecimentos de ensino da Rede Municipal de Ensino de Brusque em EEB, EEF e CEI.
  4. Informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação
  5. Brusque. Decreto Nº 4.623/2000 de 20 de novembro de 2000. Altera identificação dos estabelecimentos de ensino da Rede Municipal de Ensino de Brusque em EEB, EEF e CEI.