Notícias de CHEB - Tchecoslováquia

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Castelo Schneéburg Cheb - Capela e cemitério

Muitas foram as tentativas feitas no sentido de se conseguir maior número possivel de subsídios para a biografia de Maximiliano de Schneéburg, inclusive sua fotografia.

Padre Raulino Reitz, ha poucos anos, em seu giro pela Europa, visitou o castelo Schneéburg em Innsbruck - Austria, recolhendo dados da família e fotos do velho castelo, internas e externas. Frei Estanislau Schoette OFM, de saudosa memória, destacado na Comissão de honra do centenário, em 1960, gratidão dos brusquenses pelo muito que recolheu para nossa história, conseguiu informações do tempo em que Schneéburg, residindo em Petrópolis, foi professor do famoso Colégio Calógeras. Nas representações diplomáticas da Áustria e da Tchecoslováquia no BrasiL conseguimos os dados que se seguem:

  • Ano,Mês e Dia do Falecimenbo: 16 de setembro de 1869
  • Ano, Mês e Dia do Sepultamento: 18 de setembro de 1869
  • Nome do Sacerdote Celebrante: Johann Wenig, Decano de Eger
  • Nome e Sobrenome: Barão Maxímiliano de Schneéburg, antigo Cavaleiro, de Eger, e Capitão do Exército Imperial do Brasil
  • Local de Nascimento: Franzensbad N. C. 15
  • Religião: Católica.
  • Doença e Causa Mortis: Debilidade Física.

A possibi1idade de informações junto a um colega filatelista, Václav Krecek, residente em Praga, produziu a seguinte notícia:

18.7.1976

Caro Ayres:

Fomos a Cheb, visitar o túmulo de Maximiliano von Schneéburg. Não existe mais seu túmulo. Foi mudado o cemitério onde ele estava sepultado.

Existe agora um novo cemitério em Cheb, do qual incluo a foto.

Desculpe-me ter-lhe escrito somente agora. Ocupações o impediram.

Com os melhores votos para você e sua família.

Václav


Casa de Brusque