Entrevista Ione Teresinha Hassmann - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Ione Teresinha Hassmann.jpg

IONE TERESINHA HASSMANN: Filha de Ivo Victor Forbice e Irma Forbice; natural de Lontras/SC, nascida aos 11.04.59; sete irmãos, sendo três homens : Ivo Victor, Paulo Antônio e Moacir e quatro mulheres: Miriam, Maria Bernadete, Irene Marli e Tatiane; cônjuge: Jair Hassmann; dois filhos: Anderson e Endrigo. Formada em Pedagogia e graduada em Didática. É Diretora na E.E.B. Feliciano Pires.

Como foi sua infância e juventude?

Tive uma infância muito sadia, com brincadeiras alegres e muita simplicidade em tudo que se fazia. Apesar da rigidez nos estudos, tudo era bem mais claro e objetivo que nos dias de hoje. A informática era distante, mesmo assim cresci com boa influência dos pais, amigos e familiares e não deixei de ter boa formação. Na juventude, ressalte-se, muito diferente dos dias de hoje. Tinha-se horário para tudo e nem por isso deixou-se de viver e construir um futuro digno e cheio de realizações.

Como conheceu o Jair?

Conheci meu esposo em Rio do Sul, cidade que na época residia. O mesmo era meu vizinho e trabalhava próximo a sua casa. Fomos apresentados e começamos a namorar. Isto há 31 anos e convivemos até hoje.

O casamento ainda é válido?

Penso não ser o papel o mais importante numa união, mas sim, a convivência, o respeito mútuo e principalmente o bem estar de cada um.

Como Diretora do Feliciano Pires?

Como Diretora da E.E.B. Feliciano Pires atingi já alguns de meus maiores objetivos. Sei que é preciso lutar constantemente para que os alunos tenham uma educação digna e de qualidade, ressaltando, na mesma missão, toda a equipe que desempenha as atribuições com méritos e muita competência e compromisso.

Objetivos atingidos?

Entre os objetivos atingidos destacaria: A construção da quadra coberta, a implantação da Unidade Escolar, a manutenção física da escola, a atualização da biblioteca e espaços pedagógicos e o compromisso constante com o ensino-aprendizagem.

Seguiu a vocação?

Hoje, com 26 anos dedicados à Educação vejo que realmente segui minha verdadeira vocação e tenho certeza que somente através de uma educação com qualidade conseguiremos diminuir a violência e a desigualdade social com que convivemos na atualidade.

Grandes educadores?

Nos anos que resido em Brusque, lembro de várias pessoas que podem ser considerados como bons educadores, servindo como exemplo: Guiomar Tensini, Darly de Amorim, Roseli Padoan, Marlene Godói, Vera Lúcia, Maria Helena, entre tantos outros bons educadores que poderiam ser citados.

Como resumiria o caminho percorrido?

Cresci numa família sempre unida, formada por quatro mulheres e três homens. Casei com Jair Hassmann, empresário no ramo de estofamento. Mãe de dois filhos: Anderson e Endrigo. Optei por educação por influência do pai (que era professor), compromissada com a qualidade do ensino.

O Brasil tem acerto?

Penso que o Brasil é o melhor país para se viver, basta apenas, termos governantes mais compromissados com a educação, pois é através dela que construiremos um país mais justo e com melhor igualdade de oportunidades a cada cidadão.

Referências

  • Jornal A Voz de Brusque. Matéria publicada na semana de 17 a 30 de dezembro de 2005.